Marketing Promocional

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Promoção de Vendas Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Transcrição da apresentação:

Marketing Promocional Wagner Bastos

Promoção de Vendas I Ementa A Promoção de Vendas como parte do composto de comunicação e como ferramenta do marketing. Conceito de Promoção de Vendas, mecânicas (tipos) e aplicações, eventos e calendário promocional. O Planejamento das atividades de Promoção de Vendas. Aspectos Legais.

Promoção de Vendas I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Introdução à Promoção de Vendas: •Definição de Marketing Promocional, suas ferramentas e o trabalho do especialista dessa área. • Noções de Promoção de Vendas dentro do conceito mercadológico, seu papel e objetivos como instrumento do marketing promocional.

Promoção de Vendas I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Análise das técnicas e mecânicas de Promoção de Vendas e sua adequação ao objetivo e ao público alvo ·        Brinde • Concursos ·        Vale-Brinde • Sorteios ·        Venda Conjunta • Outrras Mecânicas ·        Redução de Preços / Descontos  

Promoção de Vendas I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO  Aspectos Legais da Promoção de Vendas ·    Estudo da lei 5.768, de 20/12/1971, que regulamenta as ações promocionais. ·    Aspectos éticos da Promoção de Vendas e atuação da AMPRO (Associação de Marketing Promocional) ·   O que são as Operações Assemelhadas

Definicão de Mkt Promocional - AMPRO Atividade do marketing aplicada a produtos, serviços ou marcas, visando, por meio da interação junto ao seu público-alvo, alcançar os objetivos estratégicos de construção de marca, vendas e fidelização. A promoção de Vendas é uma das ferramentas do Marketing Promocional. Trata-se de uma atividade que busca impulsionar vendas.

Definicão de Mkt Promocional • Promoções com distribuição gratuita de prêmios, através de concursos, sorteios, vales-brindes ou operações assemelhadas; • Ações constituídas de ofertas, descontos, liquidações, trocas, coleções, amostras grátis, brindes, vendas condicionadas com quaisquer itens acoplados a produtos, prêmios; Ações de demonstrações, degustações e amostragens; • Atividades de marketing de incentivo: concursos de vendas e produtividade; Organização e implementação de feiras, exposições, convenções, seminários, reuniões, congressos, e ouytros, shows, patrocínios, copas, circuitos; • Atividades de vitrinismo, lojismo, decorações, exibições, displayagens e exibitécnica em geral; Cuponagens, material promocional de ponto-de-venda;

Definicão de Mkt Promocional • Assessoria de imprensa e relações públicas; •Marketing direto, DBM, CRM, telemarketing, call e contact center • Marketing esportivo, cultural e social; • Marketing de Relacionamento, endomarketing

Promoção de Vendas Promoções com distribuição gratuita de prêmios, através de concursos, sorteios, vales-brindes ou operações assemelhadas; Ações constituídas de ofertas, descontos, liquidações, trocas, coleções, amostras grátis, brindes, vendas condicionadas com quaisquer itens acoplados a produtos, prêmios; Ações de demonstrações, degustações e amostragens;

Promoção de Vendas Promoções ao consumidor Sorteios Concursos Vales-brindes Samplings Degustações

Promoção de Vendas Blitz Descontos Eventos Fidelização Merchandising

Mercado Até 2004 • Mercado desconhecido; • Atividades informais; • Números duvidosos.

Mercado Hoje • Movimenta cerca de 15 bilhões de reais; • Investimento próximo ao da propaganda; • Crescente a procura por profissionais especializados, principalmente no interior; • Aumento da terceirização ou diferenciação de negócios;

Comportamento do Consumidor da decisão de compra acontece no PDV Mais de 85% da decisão de compra acontece no PDV

Atuação da AMPRO www.ampro.com.br/spi

Bibliografia Básica COSTA, Antonio R. e CRESCITELLI, Edson. Marketing Promocional para Mercados Competitivos. São Paulo: Atlas, 2003. SIMONI, João. Promoção de Vendas. São Paulo: Makron Books, 1997. PARENTE, Juraci, Varejo no Brasil. São Paulo: Atlas, 2000.

Bibliografia Básica BLESSA, Regina. Merchandising no Ponto-de-venda. São Paulo: Editora Atlas 2002 TORRES, Silvana. Marketing de Incentivos, Editora Atlas COSTA, Antonio R. & TALARICO, Edison de G. Marketing promocional – descobrindo os segredos do mercado. São Paulo: Atlas, 1996.