O profissional da gestão escolar e suas implicações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Advertisements

Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
A definição de um projeto e o modelo de investimento adequados ao perfil e ao tipo de negócio das empresas Julho/2016.
Inclusão Escolar. Vivemos num momento histórico de reflexão sobre como deve ser a formação dos profissionais que atuam no campo educacional. Vivemos num.
1ª ORIENTAÇÃO TÉCNICA 08 DE ABRIL DE 2016
O SUCESSO NO ENSINAR Professora: Ivanete Lago Groh.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
Classificação dos Métodos de Ensino:
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Tendência Progressista Libertária. Freinet Francês Crítico da escola tradicional Importância da escrita – imprensa na escola Criador da escola moderna.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Significado Etimológico
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Total de Escolas: escolas
Centro Educacional Unificado
CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
FORMAÇÃO DO PROGRAMA Chão da escola 07 e 08 de junho
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
EDUCAÇÃO “Se você planeja para um ano, semeie milho.
DIDÁTICA II ERP0237 PPP VISÃO GERAL DO PROCESSO
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
UERJ – PIBID SUBPROJETO DE QUÍMICA
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Elaboração de Projetos
Projeto Político Pedagógico - PPP
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação Discussões e reflexões necessárias Profa. Elenise Maria de Araújo.
Perfil de atribuições do Psicólogo em Contexto Escolar
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
O QUE É O PEDAGOGO.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Curso: Leomaura Miranda de Andrade Soares Censo Escolar da Educação Básica Sistema Educacenso.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
O viés formativo do coordenador pedagógico
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
em Educação em Direitos Humanos
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Realizar Formação Continuada
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Estagio Supervisionado em Docência
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
Atribuições das/os Pedagogas/os Editais 37/2004 e 10/2007
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA/EAD/UAB CAMPUS ARAPIRACA Disciplina: Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem.
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
PARA REFLETIR O que é o PPP? Para que? Qual a sua utilidade? Como ele é construído? Todos os servidores conhecem o PPP e participam da (re)elaboração?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

O profissional da gestão escolar e suas implicações

1- Introdução Informar sobre a habilitações Administração Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Escolar implantadas no curso de Pedagogia pelo Parecer nº252/69. Conhecer a realidade dos profissionais que atuam nesta área nas Escolas públicas de Ensino Médio de Uruguaiana. Identificar as ações que favoreçam a construção de novas propostas de ensino na escola e na comunidade.

2-Fundamentação teórica

2.1-Contexto histórico Meados do sécxx –Pedagogia Tecnicista baseada no modelo Taylorista/Fordista Visão fragmentada do saber/fazer pedagógico Habilitações separadas para cada função.

À partir de meados do sécXX surge - Tendência emancipatória baseada nas pedagogias de Freinet e Paulo Freire. Construção do novo e da esperança em detrimento do conhecimento técnico. Democratização do ensino possibilitando a apropriação do saber pela maioria da população.

Habilitações devem ser articuladas Fortalecimento da democratização do processo pedagógico- conceito de gestão-participação de todos melhorando os resultados educacionais.

“Transformando o mundo, transformamo-nos a nós mesmos.” Paulo Freire

2.2- Papel do gestor Funções pedagógico-administrativa Supervisão Escolar- Tem função conservadora ou transformadora? Decide sobre atividades de ensino, formas e estratégias de implementação de conteúdos e diretrizes curriculares. Deve perceber a realidade contextual Redirecionar e redefinir valores

Orientador Educacional- Função de proceder ao ajustamento do aluno à sociedade. Orientar grupos de alunos Articular família com a escola Diretor O grande articulador da gestão pedagógica Deve coordenar, elaborar e executar a proposta educativa escolar.

De acordo com Wittmann (2006.pág.3) É indispensável que o gestor escolar tenha: Competência técnico-administrativa Representatividade político- comunitária Compromisso público-educativo

2.3- Práticas em gestão escolar O princípio básico é o cumprimento de funções fundamentais tanto sócio-políticas garantindo a relevância e o significado histórico-social quanto à função pedagógica garantindo à unidade e a integração de tudo o que se faz dentro dela.

As práticas em gestão escolar se faz através de: Elaboração e execução do PPP da escola A proposta pedagógica deve ser articulada Deve ser tarefa de todos na escola coordenada pela equipe gestora.

3- Metodologia Foi feito uma pesquisa qualitativa usando como instrumento um questionário aberto com respostas escritas e depoimentos dos professores participantes. Os participantes da pesquisa foram professores coordenadores pedagógicos de cinco escolas de Ensino Médio de Uruguaiana. Após caracterização, análise e interpretação dos dados buscou-se verificar se a atuação dos gestores pedagógicos correspondem as novas necessidades dos alunos, professores e comunidade escolar.

4- Resultados 4.1- Percebendo o papel do gestor escolar. De acordo com a opinião de P5 “ O gestor pedagógico tem a função de coordenar o processo pedagógico de sua escola e também estar atento a todas as mudanças que nela acontece.”

Para P4 “ O papel do gestor pedagógico é preocupar-se com a aprendizagem dos alunos, deve também promover na escola espaços para que através de estudos os alunos possam construir este conhecimento num ambiente saudável e com um bom relacionamento entre as pessoas.”

4.2- Ações na escola que são de responsabilidade dos gestores escolares. Segundo P5 “ A escola deve refletir criticamente suas ações, articular junto com os docentes a construção e reconstrução de uma prática didático- pedagógica que estimulem a aprendizagem dos alunos.

De acordo com P2, são praticas pedagógicas escolares : Organizar os espaços administrativos e pedagógicos. Elaborar, com a comunidade escolar, o PPP e o Plano de gestão. Criar e ocupar espaços de interação com a comunidade para atender suas necessidades educacionais. Avaliar com a comunidade escolar, o processo e as ações administrativo- pedagógicas.

4.3- A proposta pedagógica é desenvolvida na escola: Pedagogia é um conjunto de meios, técnicas e recursos que auxiliam o professor na tarefa de ensinar seus alunos. Ao construir seu PPP, a escola define sua proposta de trabalho e também os meios para se efetuar a aprendizagem e o processo de avaliação dos alunos.

P5 COLABORA COM A ANÁLISE QUANDO DIZ: “Todas as atividades são centradas na proposta pedagógica. Os conteúdos devem considerar o desenvolvimento de competências adequadas às características sociais, culturais e econômicas da comunidade escolar. Aprendizagem interdisciplinar, contextualizada que possibilita a construção de idéias, de conceitos e uma posição crítica e participativa.”

4.4- A Escola acompanha as mudanças na educação: Desempenho e qualidade na gestão escolar. A educação ao longo das gerações esta sempre se reinventando, em constante evolução e isto acontece na construção e (re)construção do processo pedagógico.

P4 Diz que: “ A escola faz um enorme esforço para acompanhar tais mudanças, mas ainda somos muito limitados: precisamos ser mais valorizados, ouvidos,respeitados como profissionais, visando uma boa administração escolar, mas ainda nos deparamos com vários entraves (falta de recursos humanos e financeiros), e precisamos de maior autonomia”.

Para Edgar Morin (1999), a educação para o futuro esta alicerçada no entendimento do conhecimento pertinente, contextualizado, multidimensional, interdependente, interativo e globalizado: portanto não acontece de modo fragmentado e particular.

5- Considerações finais As escolas pesquisadas foram unânimes em colocar que ainda vivem num enfoque tradicional de administração: Para tornarem-se mais democráticas precisam de: Orientação continuada Maior valorização profissional Políticas públicas para verbas Professores habilitados para o trabalho pedagógico

Segundo Wittmann ( 2006 ), urge reinventar a educação, o sonho, a alegria na construção do novo, da parceria e da emancipação. Esse processo demanda colaboração, co- responsabilidade e solidariedade, que fundam a gestão democrática.