HIGIENE DO TRABALHO. Como calcular a dose de RUÍDO CONTÍNUO NR 15.

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HIGIENE DO TRABALHO

Como calcular a dose de RUÍDO CONTÍNUO NR 15

O objetivo é determinar se a exposição do trabalhador está acima do limite de tolerância (LT) definido pela NR15. Vamos colocar uma situação hipotética em que um trabalhador é exposto a determinado ruído ao decorrer das atividades.

1º PASSO: Fórmula para o cálculo de ruído contínuo NR 15. Quando o resultado do cálculo exceder a unidade (1) A exposição estará acima do limite de tolerância NR 15. ACIMA DO LIMITE DE TOLERÂNCIA

2º PASSO: Fazer avaliação da exposição ao ruído ocupacional (medição) DECIBELÍMETRO

2º PASSO: Fazer avaliação da exposição ao ruído ocupacional (medição) No nosso caso, a avaliação apontou como o resultado as seguintes exposições: 85 dB(A) 87 dB(A) 90 dB(A) 85 dB(A)

3º PASSO: Relacionar as avaliações ambientais com a máxima exposição definida na NR 15.

4º PASSO: Preencher os dados da fórmula da NR 15, onde:

4º PASSO: Preencher os dados da fórmula da NR 15, onde: CN (C1)= Indica o tempo total em que o trabalhador está exposto ao nível de ruído. TN (T1)= Tn indica a máxima exposição diária permissível a este nível. OBSERVAÇÃO: A fórmula trás espaço para três resultados de medições (C1, C2, C3) e seus consequentes divisores (T1, T2, T3), mas, isso não impede que faça com mais de três, e por sinal, é o que faremos agora.

4º PASSO: Preencher os dados da fórmula da NR 15, onde:

5º PASSO: Dividir cada tempo de medição real pelo tempo máximo permitido pela norma. Medição número 1 – 2/8 =0,25 (2 dividido por 8 é igual a 0,25) Medição número 2 – 3/6 =0,5 Medição número 3 – 2/4 =0,5 Medição 1 – 1/8 =0,125

6º PASSO: Somar o resultado das divisões Soma – 0,25+0,5+0,5+0,125=1,375

RESULTADO Dose = 1,375 Logo, podemos dizer que está acima do limite de tolerância descrito na NR 15, afinal, ficou acima de 1 como dissemos logo no início do artigo e como a NR 15 determina.

PROFESSOR: JEAN CARLOS INFERDES