O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

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Professor: Arthur William Formação: Graduação em Administração (UNP); MBA em andamento em Gestão Empresarial (UNP); Mestrando em Ambiente, Tecnologia e.
Transcrição da apresentação:

O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO COC – 14ª. Aula – Comunicação Organizacional – Cap. 20 PLT O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO OCORRE EM MÚLTIPLOS NÍVEIS SIMULTÂNEOS: Consciente / voluntária Inconsciente /involuntária POR MEIO DE MÚLTIPLOS CANAIS: • –    Verbal •        Oral •        Escrita –  -   Não-verbal •        Gestual, o olhar, expressão corporal •        Desenhos. Sons Entonação da voz.   Modo de vestir

Elementos do Processo da Comunicação Emissor: A fonte da informação. É a parte que codifica e envia a mensagem para o receptor. Mensagem: A informação a ser passada. Pode ser verbal ou não verbal. Canal: Meio pelo qual a mensagem é enviada pelo emissor ao receptor. Receptor: A parte que recebe e decodifica a informação. Codificação: é feita pelo emissor. Ou seja, a parte que envia a mensagem escolhe um determinado código (verbal ou não verbal) para dar forma à mensagem desejada. Decodificação: é feita pelo receptor. É o ato de cruzar o código da mensagem enviada com o repertório do receptor para compreender a mensagem Ruído : Quando a mensagem é distorcida ou mal interpretada

Ruídos podem ser Decorrentes do emissor: Falta de clareza nas ideias Comunicação múltipla Problemas de codificação Bloqueio emocional Hábitos de locução Decorrentes do receptor: Audição seletiva Desinteresse Avaliação prematura Preocupação com a resposta Crenças e atitudes Preconceitos Experiências anteriores Atribuição de intenções Comportamento defensivo

Comunicação Oral na Organizações Comunicação Não-Verbal: As pessoas não se comunicam apenas por palavras. Os movimentos faciais e corporais, os gestos, os olhares, a entoação são também importantes: são os elementos não verbais da comunicação. 4

Em Discursos O ajuste dos tons emocionais e racionais dão destaque ao discurso de lideranças. “Olho no olho”. É necessário o conhecimento do tema do discurso. Postura e atitude Criatividade e poder de síntese Memória Bom vocabulário Bom jogo de palco (participação) Boa expressão corporal e entusiasmo 5

BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO EMISSOR Dificuldade de expressão Timidez, medo de expressar opinião Escolha inadequada do receptor Escolha inadequada do momento/local Escolha inadequada do meio Suposições Excesso de intermediários RECEPTOR Atitude de pouco interesse pelo outro Falta de incentivo para o outro expressar suas ideias Preocupação Distração Comportamento defensivo Competição de mensagens Atribuições de propósitos

COMO GASTAMOS NOSSO TEMPO 45% PARA ESCUTAR 30% PARA FALAR 16% PARA LER 9% PARA ESCREVER APESAR DE DEDICARMOS 45% DO NOSSO TEMPO PARA ESCUTAR, GASTAMOS APENAS 25% COM O ATO DE OUVIR.

OS PRINCÍPIOS DE UMA APRESENTAÇÃO EFICAZ A ABERTURA DA APRESENTAÇÃO CUIDADO COM O EXAGERO ENTUSIASMO COMEDIDO BREVE DESCRIÇÃO DA IDÉIA DETALHAMENTO DA IDÉIA NÃO OMITIR DETALHES IMPORTANTES COMUNICAÇÃO CLARA – LINGUAGEM ADEQUADA APOIO DE RECURSOS VISUAIS CUIDADO COM AFIRMAÇÕES VAGAS

Características do Apresentador ESPONTANIEDADE MOVIMENTAÇÃO APRESENTAÇÃO PESSOAL LIDERANÇA AUTOCONTROLE CONHECIMENTO DO ASSUNTO ENTUSIASMO

Grau de domínio do assunto; Articulação de ideias; Fluência e ritmo. Cada um de nós tem de saber usar uma boa linguagem para desempenhar o seu papel de indivíduo humano e de membro de uma sociedade humana. No processo de comunicação verbal o instrutor deve levar em conta os seguintes pontos: Grau de domínio do assunto; Articulação de ideias; Fluência e ritmo.

PROBLEMAS NA COMUNICAÇÃO DAS EMPRESAS Incapacidade verbal, oral ou escrita Falta de coerência Imprecisão vocabular Pormenores irrelevantes Excessos de toda ordem Técnicas de Elaboração/construção do texto Exatidão Coerência de ideias Clareza Concisão

TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO Qualidades necessárias para melhorar a capacidade de comunicação: Organização Criatividade Entusiasmo e atitude Conhecimentos gerais Aperfeiçoamento constante Identificar e determinar objetivos e os meios

EXPRESSÃO VERBAL TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO DICÇÃO Estes recursos são os seguintes: TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO VERBAL DICÇÃO Modo de dizer; arte de dizer, de recitar. TONALIDADE Harmonia de sons que seguem os seus encadeamentos. TIMBRE Qualidade distinta da voz no que diz respeito às alturas (Volume) e intensidade (Energia). PRONÚNCIA Maneira de articular os sons. VOLUME Grau de energia; Força da voz; Potência. ÊNFASE Entonação da voz em certos vocábulos. Relevo ou destaque de pronúncia. Costuma-se dizer também colorido.

Ferramentas da Comunicação Oral DICAS: Planeje sua fala. Evite modismos e palavras estrangeiras. Não omita letras (R e S). Olhe para a platéia. Exercite a voz (gargarejos) Esteja desprovido de contatos (caneta, papel). Use o diafragma. Não grite e não leia o slide. Tome água (hidrate-se). Dicção / articulação Ênfase Entonação Voz Projeção vocal Ressonância Respiração Altura da voz 14