Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Elisa Maria de Assis
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Afinal, o que é Planejamento?
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Avaliação Educacional
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Avaliação Educacional
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Avaliação Educacional
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Didática: organização do trabalho pedagógico
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Projeto Institucional das escolas Salesianas
SILVANA BERBEL FERNANDES
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Perguntas de Modelação
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Concepções em Educação Matemática
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Faculdade Piaget - Brasil
Transcrição da apresentação:

Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Aula 12 (24/09/2009) Profª Ms.: Solange Brito

Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

Tema: Paradigmas teóricos clássico e contemporâneos e suas influências na prática educativa Conteúdo: - M. Weber: Educação e Burocracia; - John Dewey: Educação e Vida

Referência Bibliográfica: CARVALHO, Alonso Bezerra de. Max Weber: Modernidade, Ciência e Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. p. 83-104. CUNHA, Marcus Vinícius da. John Dewey: Uma filosofia para educadores em sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 57-75

(Maximillian Carl Emil Weber) Max Weber (Maximillian Carl Emil Weber) Alemão: 1864 - 1920

Preocupou-se em compreender as ações e os valores do homem moderno Buscou o sentido, o significado e o papel que devemos cumprir em relação ao conhecimento e ao ensino; Qual o papel do professor moderno?

OBJETIVO PRINCIPAL DA EDUCAÇÃO: proporcionar aos alunos um conteúdo que incentive à reflexão; CONTEÚDO METODOLOGIA Ênfase à metodologia e a ética docente não partidária com ênfase à reflexão estudos distinguia as Ciências Naturais das Ciências Sociais;

Weber apontou que a tarefa do professor é a de servir os alunos apenas com o conhecimento e experiências e não impor-lhes suas opiniões políticas pessoais.

“A educação deve introduzir o espaço de libertação, rompendo com o determinismo inerente a qualquer situação objetiva.” Max Weber

Filósofo e pedagogo norte-americano - 1859-1952 John Dewey Filósofo e pedagogo norte-americano - 1859-1952

ESCOLA NOVA A Educação não deveria se restringir ao ensino do conhecimento como algo acabado, mas tornar próprio o saber e a habilidade adquiridos pelo estudante à vida cidadã, tornando-o verdadeiro ser humano;

Dewey afirmava que a experiência (social, cultural, tecnológica, filosófica) poderia ser usada como valor de juízo da verdade; Dewey afirmava que a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas sim, a própria vida;

Os interesses da criança deveriam ser trabalhados = significado na aprendizagem; Valor às atividades manuais, à socialização, à autonomia e à democracia;

CONSTRUÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO: - o saber é constituído por conhecimentos e vivências que se entrelaçam de forma dinâmica, distante da previsibilidade das idéias anteriores; alunos e professores detentores de experiências próprias, que são aproveitadas no processo; aprendizagem coletiva Produção do conhecimento

ESCOLA TRANSFORMADORA