Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Aula 12 (24/09/2009) Profª Ms.: Solange Brito
Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico
Tema: Paradigmas teóricos clássico e contemporâneos e suas influências na prática educativa Conteúdo: - M. Weber: Educação e Burocracia; - John Dewey: Educação e Vida
Referência Bibliográfica: CARVALHO, Alonso Bezerra de. Max Weber: Modernidade, Ciência e Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. p. 83-104. CUNHA, Marcus Vinícius da. John Dewey: Uma filosofia para educadores em sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 57-75
(Maximillian Carl Emil Weber) Max Weber (Maximillian Carl Emil Weber) Alemão: 1864 - 1920
Preocupou-se em compreender as ações e os valores do homem moderno Buscou o sentido, o significado e o papel que devemos cumprir em relação ao conhecimento e ao ensino; Qual o papel do professor moderno?
OBJETIVO PRINCIPAL DA EDUCAÇÃO: proporcionar aos alunos um conteúdo que incentive à reflexão; CONTEÚDO METODOLOGIA Ênfase à metodologia e a ética docente não partidária com ênfase à reflexão estudos distinguia as Ciências Naturais das Ciências Sociais;
Weber apontou que a tarefa do professor é a de servir os alunos apenas com o conhecimento e experiências e não impor-lhes suas opiniões políticas pessoais.
“A educação deve introduzir o espaço de libertação, rompendo com o determinismo inerente a qualquer situação objetiva.” Max Weber
Filósofo e pedagogo norte-americano - 1859-1952 John Dewey Filósofo e pedagogo norte-americano - 1859-1952
ESCOLA NOVA A Educação não deveria se restringir ao ensino do conhecimento como algo acabado, mas tornar próprio o saber e a habilidade adquiridos pelo estudante à vida cidadã, tornando-o verdadeiro ser humano;
Dewey afirmava que a experiência (social, cultural, tecnológica, filosófica) poderia ser usada como valor de juízo da verdade; Dewey afirmava que a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas sim, a própria vida;
Os interesses da criança deveriam ser trabalhados = significado na aprendizagem; Valor às atividades manuais, à socialização, à autonomia e à democracia;
CONSTRUÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO: - o saber é constituído por conhecimentos e vivências que se entrelaçam de forma dinâmica, distante da previsibilidade das idéias anteriores; alunos e professores detentores de experiências próprias, que são aproveitadas no processo; aprendizagem coletiva Produção do conhecimento
ESCOLA TRANSFORMADORA