COMUNICAçÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEOS CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR
Advertisements

COMUNICAÇÃO e FEEDBACK
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Organização, Sistemas e Métodos
DISCUSSÃO x DIÁLOGO Numa discussão cada pessoa procura conseguir que sua visão seja aceite pelo outro. Num diálogo a meta não é vencer mas conseguir que.
Assessoria Organizacional e RP
Assessoria Organizacional e RP
O que é uma estrutura ?.
Andre Ricardo Antônio Carlos Gabriel Roberto Giancarlos
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti
Capítulo 6 Organização.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
CAPÍTULO 11 Motivação.
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
Copyright 2013, by Marcos Berenguer
Comunicação Causa da comunicação
Professor: Júlio Cesar
NATUREZA DAS ORGANIZAÇÕES
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Comunicação Empresarial
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Comunicação Empresarial
O que é Comunicação?.
ESTRUTURA É o arranjo dos elementos constitutivos de uma organização, ou seja, é a forma mediante a qual estão integrados e se apresentam os elementos.
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
ESTRUTURA É o arranjo dos elementos constitutivos de uma organização, ou seja, é a forma mediante a qual estão integrados e se apresentam os elementos.
Aspectos Psicológicos Inerentes às Relações de Trabalho aula 5
O PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de comunicação A comunicação nas empresas O planejamento das tarefas O envolvimento das.
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
O processo de comunicação
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
Fundamentos da Comunicação Social 2º Ten. REP Helena 1 1.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
COMUNICAÇÃO Transferência de informação e significado de uma pessoa para outra. É necessário que o destinatário receba e compreenda a informação. Comunicar.
ELEMENTOS E TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO COM O MERCADO
Comunicação.
Estruturas Organizacionais
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
Estrutura organizacional e os serviços de enfermagem
CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
Tema 16 – Comunicação O homem é um homo loquens, ou seja, um homem da linguagem. Ele constrói o seu mundo, suas relações, seu espaço por meio da linguagem.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Leitura e interpretação de texto
Comunicação.
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
Comunicação e Redação Empresarial
Professora: Janine Fernandes
O processo de comunicação
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
Comunicação Organizacional
COMUNICAÇÃO Prof. Liciane Cechetto.
Socialização Processo, no qual o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos,suas normas e regras básicas de relacionamento,apropriando-se.
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional
Comportamento Organizacional
Introdução à Administração
Comportamento Organizacional
COMUNICAÇÃO Processo Emissor transmite uma mensagem a um receptor por meio de um canal. - Emissor:. Experimenta a necessidade de comunicar algo. Elabora.
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
A COMUNICAÇÃO FRENTE AOS DESAFIOS DA NEGOCIAÇÃO. MODELO UNIDIRECIONAL CONSIDERA QUE O PAPEL PRINCIPAL DA COMUNICAÇÃO É A TRANSMISSÃO DE MENSAGENS GERA.
Abril/2007 Material Elaborado por Vanessa Barros Fontes: Elementos do comportamento Organizacional – Bowdich & Buono – Ed. Pioneira, 1992 Fundamentos de.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 6 Organização.
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
Transcrição da apresentação:

COMUNICAçÃO

Comunicação como campo de conhecimento Comunicação inter e intrapessoal Jornalismo Marketing, propaganda e publicidade Prática de análise de discursos Relações públicas Teoria da informação Telecomunicações

Comunicação com ato Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa"partilhar, participar algo, tornar comum". Através da comunicação, os seres partilham informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida.

A questão dos elementos básicos da comunicação O processo comunicacional é, desse modo, reduzido a uma questão de transporte, no qual as mensagens e significados são tratados como meros sinais a serem identificados e decodificados por um receptor.

João - Receptor Luis - Emissor Ar e voz - canais Língua Portuguesa - código “Quais são suas expectativas?” - Mensagem

Exemplos de códigos – línguas, gestos, sinais, escrita, desenhos, imagens, etc. Exemplos de canais – livros, periódicos, ar, voz, meios de comunicação , internet, etc.

Problemas desta forma de analisar a comunicação Os agentes comunicacionais são minimizados em suas capacidades cognitivas, vistos redutoramente na condição de codificadores e/ou de sinais. A própria relação entre os agentes comunicacionais, na complexidade e pluralidade de seus interesses e concepções, é desconsiderada, assim também como é negligenciada a discussão acerca do contexto em que se verifica a comunicação.   As diferenças de compreensão são, segundo o autor, repelidas como erro quando podem ser atribuídas a incapacidades, acasos ou acontecimentos não propositais.

O CONTEXTO NO ATO DA COMUNICAÇÃO Ira ocorrer uma crise desnecessaria!

Segundo as perspectivas mais atuais em comunicação, esta estrutura é: Reducionista - desconsideram a natureza do emissor e receptor, em suas capacidades cognitivas, necessidades, sentimentos e interesses, assim como minimizam as influências econômicas, sociais, políticas e culturais  nos processos de comunicação Generalizante - eles operam com um modelo de sinais válido para todos os meios de comunicação Condena supostas falhas - A questão da compreensão na comunicação é concebida como mera decodificação de mensagens e as diferenças de interpretação qualificadas sempre como algo problemático Não interacionista - A comunicação é vista, finalmente, como um processo dirigido de um emissor. A para um receptor B e não como interação entre instâncias comunicativas simétricas e ativas.

Principais problemas de transformação da comunicação OMISSÃO DISTORÇÃO SOBRECARGA TEXTO CHIAVENATO P. 431

COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES Segundo Scott e Mitchell, a comunicação tem 4 funções numa organização: 1 – CONTROLE DO COMPORTAMENTO (hierarquias, orientações, instruções, controle informal) 2 – MOTIVAÇÃO (dados sobre o desempenho, feedback, recompensa) 3 – EXPRESSÃO EMOCIONAL (interação social, satisfação ou insatisfação) 4 – INFORMAÇÃO (dados para tomada de decisões, planejamento)

Direções da comunicação na organização: vertical ou horizontal Comunicação vertical: Entre níveis hierárquicos

A comunicação vertical pode ser Descendente Principais assuntos da comunicação descendente: Texto Chiavenato p. 432 Ascendente Principais assuntos da comunicação ascendente: Texto Chiavenato p. 432

A comunicação horizontal ou lateral Entre pessoas do mesmo nível, cargo ou grupo Principais assuntos da comunicação horizontal: Texto Chiavenato p. 433

Rede de rumores Canal informal da comunicação organizacional. Não tem o controle dos dirigentes É considerada confiável e mais procurada É usada para atingir interesses pessoais Surgem quando a comunicação formal é ambígua, obscura ou ausente

COMO TORNAR A COMUNICAÇÃO EFICAZ EM UMA ORGANIZAÇÃO?

Logos – em grego, palavra

COMUNICAR NA ORGANIZAÇÃO Informações precisas. Fazer uso de diversos canais e códigos de comunicação. Estudar, analisar e investigar a cultura organizacional para estabelecer um plano de comunicação eficaz. Ter clareza a respeito dos procedimentos, processos, níveis hierárquicos, departamentalização, ou seja, toda a estrutura da organização. Identificar as principais barreiras do processo comunicacional existente

Bibliografia e indicações Filmes: “Amor sem escalas” – Jason Reitman “Tudo pelo poder” – George Clooney Leitura: ROBBINS, Stephen. Comportamento organizacional. Pearson: São Paulo, 2011. PARTE 3 – CAPÍTULO 11: COMUNICAÇÃO