Formas de Expressão Expressão Oral

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Preparar-me para um teste
Advertisements

Resumo e Síntese.
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
DISSERTAÇÃO Como concluir???????.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
DA ARTE À REFLEXÃO ANA SOARES ANABELA ROSMANINHO.
Artigo de opiniao É comum encontrar circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes,
A ENTREVISTA NO PROCESSO DE SELECÇÃO
Sérgio Elias Vieira Cury
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
Prof.a Andréia Chagas Pereira
Como elaborar um texto Argumentativo
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
As regras de um debate Quando participamos num debate há aspectos e regras que não podemos esquecer.
Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas
PLANIFICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO.
Atualidades Entrevista de emprego.
Escola Profissional da Mealhada ClC7 Formadora: Teresa Augusto
Como atender bem o público
O DEBATE.
Como preparar um seminário?
1. Sugestões para o trabalho individual
Dissertação.
Métodos Massais Emilio Strack Filipe Netto Gabriela Guimarães
Comunicar em Público António Abernú.
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Texto argumentativo  Oficina de escrita.
A aula expositiva Objetivo: Preparar plano de aula expositiva
Dicas para Apresentações
Relatório de Proposta de Projeto
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
Gêneros Orais A fala é uma atividade muito mais central do que a escrita, nas atividades diárias da maioria das pessoas . Certos gêneros, em sua constituição.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Artigo Científico Funções Básicas:
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
Interpretação Consecutiva
Área - Componente Curricular Ensino Médio, Série 2° Ano Estruturas e funções de gêneros orais.
Produção de texto: Texto de opinião Definição Planificação Estrutura
Instrumentos de Levantamento de Informação
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
NOÇÕES DE METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Como fazer um trabalho de pesquisa
Como Falar Bem em Público
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
A ENTREVISTA FORMA PRIVILEGIADA DE COMUNICAR. A ENTREVISTA Entrevista individual – Um entrevistador e um entrevistado. Entrevista individual – Um entrevistador.
Dissertação e Critérios de Correção
A dissertação: esmiuçando o gênero
As Etapas da Pesquisa - TCC
111 NOVOS PROGRAMAS DO E.B. Horta, 18 e 19 de Fevereiro - 1 e 2 de Março 2010.
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Dicas Para Apresentação dos Temas Com Data Show
Teoria do Iceberg. Teoria do Iceberg ASSUNTOS DA AULA: 1- PALAVRAS DE TRANSIÇÃO 2- RECURSOS LINGUÍSTICOS 3- A COESÃO POR CONEXÃO.
Acto ou efeito de entrevistar; declarações que um jornalista obtém de alguém, e depois faz publicar. Conhecimento mais profundo de alguém ou de algum.
Como redigir um bom texto?
 A Filosofia é fundamentalmente uma disciplina onde argumentas e debates ideias…..  Como participar num debate?
A Liderança transformacional
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
Resumo e Síntese.
A Exposição Oral 1. Postura 2. Exposição Oral e Gestão do discurso 3. Linguagem usada.
A escrita científica / académica A escrita técnica
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 deSertã 1 O QUE DEVO SABER PARA ELABORAR E ESTRUTURAR UM TRABALHO COM CORRECÇÃO 3º CICLO.
OBJECTIVOS  Identificar atitudes correctas a adoptar numa entrevista  Conhecer algumas perguntas que ocorrem mais frequentemente em entrevistas  Conhecer.
Como fazer uma apresentação oral? Maria Eugénia Cunha,"Que fazer na biblioteca da escola",(adaptado)
Diálogos – Português, 7.º ano
Como se faz um debate? In Fábrica de Texto (adaptado) Mediateca Escolar - Guia Prático.
PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016.
Transcrição da apresentação:

Formas de Expressão Expressão Oral Língua Portuguesa Formas de Expressão Expressão Oral

Especificidades do modo oral Instantâneo Improvisado “Pontuação” oral (voz, respiração, pausas, entoação, ritmo) Vocabulário e construção frásica (“bengalas”, repetições, hesitações, frases mais curtas

Técnicas da oralidade Voz: Colocação da voz Volume Articulação Débito (velocidade) Pausas Acentuação/entoação

Técnicas da oralidade Olhar: Troca de olhares Estabelecer contacto visual Gestos : Transmitem mensagens Repetem informação e apoiam discurso Traduzem emoções

Práticas da oralidade Entrevista Colher opiniões ou declarações de alguém É uma conversação prevista de antemão com uma ou várias pessoas, para obter informações sobre um determinado tema. Pressupõe um suporte escrito (guião)

Práticas da oralidade Entrevista Preparação da entrevista: Enunciação do tema Definição dos objectivos a alcançar Recolha de informações sobre o entrevistado e sobre o tema/assunto

Práticas da oralidade Entrevista Guião da entrevista: Determinar o número e a sequência lógica dos tópicos de conversa Antecipar observações para manter vivo e activo o diálogo Elaborar as questões e proceder à testagem Prever a reformulação das questões, para o caso de ser necessário

Práticas da oralidade Entrevista Como comportar-se numa entrevista de emprego: Ser pontual Aspecto físico cuidado Apresentar-se, saudando quem o recebe Esperar que o convidem a sentar-se Manter uma postura correcta, quando sentado Mostrar-se atento e interessado

Práticas da oralidade Entrevista Como comportar-se numa entrevista de emprego: Olhar de frente o entrevistador Responder com firmeza às questões Solicitar, gentilmente, esclarecimentos, quando tiver dúvidas Ser prudente, reservado quanto baste, se forem abordados aspectos da sua vida pessoal

Práticas da oralidade Entrevista Não deve: Cortar a palavra ao entrevistador Movimentar-se constantemente na cadeira Ser arrogante Fazer auto-elogios Insistir muito na remuneração Mascar pastilha elástica Mendigar trabalho

Práticas da oralidade Entrevista Assuntos que podem ser aprofundados numa entrevista de emprego: Experiência profissional e funções referidas no currículo Motivos da situação de desemprego Razões da candidatura Motivação para a função e para o trabalho na empresa Tempos livres Remuneração

Práticas da oralidade Apresentar um trabalho/Expor Exige uma preparação prévia, tanto no que se refere à pesquisa como no que respeita à apresentação ao público A exposição oral deve ser preparada, seguindo as fases de: Pesquisa (recolha de informações) Apresentação (conteúdo a ser exposto) Atitude em público (ensaio da postura perante o público)

Práticas da oralidade Apresentar um trabalho/Expor Pesquisa: Definição do tema Recolha de informação (bibliotecas, internet, câmaras municipais, fazer entrevistas, inquéritos…) Selecção da informação (sublinhar e anotar o que, de facto, é importante e interessante) Plano da exposição (partes e subpartes; inventariar o material auxiliar para a apresentação)

Práticas da oralidade Apresentar um trabalho/Expor Apresentação: Indicação clara do tema Desenvolvimento do tema escolhido, usando o material de apoio Registo das ideias principais num suporte adequado Distribuição, ao público, do sumário com as ideias principais

Práticas da oralidade Apresentar um trabalho/Expor Atitude em público: Mostrar interesse pelo seu próprio trabalho Adaptar-se ao tipo de público Usar um tom firme, mas agradável Articular as palavras com correcção e clareza Ser fluente no discurso Variar o vocabulário

Práticas da oralidade Apresentar um trabalho/Expor Atitude em público: Usar um volume de voz adequado Captar a atenção do público, através da exploração oportuna dos materiais de apoio Não exagerar nos gestos, nem fixar esta ou aquela pessoa do auditório Terminar, colocando-se ao dispor para responder a alguma pergunta

Práticas da oralidade Debate Principal objectivo: confrontar perspectivas, ideias, opiniões, subentendendo-se a pretensão de persuadir os interlocutores e o público Essencial possuir bom poder de argumentação para ser capaz de convencer os intervenientes e audiência

Práticas da oralidade Debate Moderador Secretário participantes

Práticas da oralidade Debate Função do moderador: expor, resumidamente, o assunto a debater Apresentar os participantes Declarar aberto o debate e dar a palavra a quem pretende intervir Estabelecer relações entre as opiniões expressas Questionar, quando oportuno Mostrar-se imparcial Apresentar conclusões

Práticas da oralidade Debate Função do secretário: Inscrever quem pede a palavra Controlar o tempo de cada intervenção e o tempo do debate Redigir os aspectos importantes da discussão

Práticas da oralidade Debate Função dos participantes: preparar-se convenientemente para manifestar opiniões coerentes e fundamentadas Expressar-se com clareza Ouvir com atenção as intervenções dos interlocutores Respeitar as regras, seguindo as instruções do moderador

Práticas da oralidade Debate Intervir no debate: Explicar (significa isto que, quer isto dizer que, isto é, por outras palavras) Insistir/reafirmar (estou certo, em nosso entender, penso que, creio que) Concordar/provar (efectivamente, com efeito, na verdade, é evidente) Refutar/opor-se (porém, contudo, todavia, no entanto, por outro lado, com a ressalva de, pelo contrário, apesar de)

Práticas da oralidade Debate Intervir no debate: Exemplificar (é o caso de, como se pode ver, por exemplo) Concluir (em suma, finalmente, para terminar, enfim, concluindo) Estabelecer relações temporais (a principio, por fim, então, após, depois, anteriormente, em seguida) Ordenar (em primeiro lugar, primeiramente, em seguida, antes de mais, por último)

Práticas da oralidade Debate Intervir no debate: Estabelecer relações de consequência (tanto que, por isso, e tal modo que, de forma que, em consequência) Indicar condição, hipótese (a não ser que, desde que, se, a menos que, supondo que, admitindo que, se por acaso) Estabelecer relações de fim (com o fim de, a fim de que, com o intuito de) Exprimir semelhança, comparação (assim como, igualmente, pelo mesmo motivo, do mesmo modo