Instrumentos de Avaliação: EXEMPLOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Ciclos de Escolarização
Advertisements

II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
Elaborado por: Prof. Julien Ariani de Souza Laudelino
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
CURRÍCULO: TEMPOS E ESPAÇOS
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Jogos desportivos coletivos:
Regras de ouro da Educação Física
Espírito desportivo.
Construção do Jogo. O papel da professora situou-se nos planos de: 1.Orientadora 1.Orientadora na intervenção activa do aluno 2.Interventora 2.Interventora.
2º encontro – Professores Maio de 2012
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
um desafio contemporâneo
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Instrumento de apoio ao ensino, aprendizagem e avaliação disponível na Internet Maria Helena Silva Projecto Matemática Ensino Universidade de Aveiro.
Auto-estima X Individualismo
Currículo /Educação Física
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
Parâmetros Curriculares Nacionais
A produção do fracasso escolar
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
Jogos em grupo na Educação Infantil
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
Sandra Escovedo Selles Fac. de Educação da UFF – SBEnBio
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Avaliação Educacional
II Orientação Técnica PCAGP.
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
A aula expositiva Objetivo: Preparar plano de aula expositiva
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
JOGO DO TESOURO 1a. Pista a ser lida pelo Evangelizador: Eu tenho …… para aceitar o que Deus acha que é melhor para mim.
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
Família Espaço de Reflexão e partilha… Semana da família – JI e E.B.1 da Azenha.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
NAVEGAR NA NET SEM MEDOS uma questão de incentivo à cultura de segurança Fernando Carrapiço
Sala de Recursos Multifuncionais
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
O Papel do Escotista Curso Preliminar II Escoteiro e sênior Palestrante: Patrícia.
Trabalhos realizados pelos alunos do Pré I
OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Planejamento Estratégico FACOM – etapa de levantamento de informações Caros colegas, a partir da proposta de metodologia desenvolvida pelas professoras.
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
O aluno tem que… E para que isso suceda, devemos… Para que a aprendizagem cooperativa resulte… QUERER FORMAR GRUPOS HETEROGÉNEOS PROMOVER UMA PARTICIPAÇÃO.
Solução de problemas na oficina de jogos
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
A Importância do Lúdico na Aprendizagem com o auxílio dos jogos
O computador como Meio e como Fim...
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL
CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ESTUDO DE CASO. Nome Data de nascimento - 13/01/2007 Idade_7 anos - Série – 2 ºsérie Deficiência –
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Sexta Pesquisa de Satisfação do Colaborador Alta Engenharia de Consultoria.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Aprendizagem da matemática
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Instrumentos de Avaliação: EXEMPLOS Ministério do Esporte

Aspectos a serem observados EXEMPLO DE PLANILHA PARA AVALIAÇÃO DO ALUNO PELO PROFESSOR Nome do aluno: __________________________________________________ Núcleo: ___________________________ Idade: __________ Grupo: _______ Aspectos a serem observados N PV AV MV S Identifica e verbaliza sua ação motora Compreende a razão do êxito/não-êxito de sua ação motora Verbaliza a antecipação de sua ação motora Compreende o conteúdo proposto Contribui com outras possibilidades motoras para atendimento aos problemas propostos Colabora na elaboração e reelaboração das regras Argumenta e defende suas sugestões pessoais Enfrenta desafios Respeita seus colegas independentemente dos aspectos físicos, sociais, culturais ou de gênero Compreende as propostas sugeridas pelo professor/grupo Aceita as sugestões formuladas Reconhece a importância do conteúdo estudado N – nunca / PV – poucas vezes / AV – algumas vezes / MV – muitas vezes / S - sempre

Aspectos a serem observados EXEMPLO DE PLANILHA PARA A AUTO-AVALIAÇÃO DO ALUNO PARA UM DETERMINADO CONTEÚDO - VOLEIBOL Nome do aluno: ____________________________________________ Núcleo: ___________________ Idade: __________ Grupo: _________ Aspectos a serem observados N PV AV MV S Identifico as regras do jogo Sei aplicar as principais regras do jogo Cumpro as regras do jogo Contribuo na reelaboração das regras do jogo/esporte Utilizo adequadamente a manchete Utilizo oportunamente o passe Utilizo adequadamente o espaço de jogo Executo bem o saque Aceito as decisões do árbitro Aceito os erros dos meus colegas Desenvolvo o espírito de grupo Coloco-me em condições de ajudar os colegas Sou capaz de admitir os meus erros Integro-me bem no grupo Aceito o resultado do jogo N – nunca / PV – poucas vezes / AV – algumas vezes / MV – muitas vezes / S - sempre