A DMINISTRAÇÃO DE R ECURSOS M ATERIAIS Grupo 6 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação.

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PERGUNTAS 1 - O que é o ECR? 2 - Quais são as ferramentas que dão suporte à visão global do ECR e às estratégias? 3 - De acordo com o ECR, como deve ser.
Transcrição da apresentação:

A DMINISTRAÇÃO DE R ECURSOS M ATERIAIS Grupo 6 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação (FACE)

C ADEIA L OGÍSTICA I NTEGRADA Mudança de foco: de redução de perdas para agregar maior valor ao cliente. Supply Chain (ou cadeia de logística integrada) é todo o esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final. O desempenho do supply chain depende de: Capacidade de resposta às demandas dos clientes Qualidade de produtos e serviços; Velocidade, qualidade e timing da inovação; Efetividade dos custos de produção e entregas e utilização de capital.

E FFICIENT C ONSUMER R ESPONSE Valor ao consumidor é criado por meio de melhores produtos, preços baixos, maior variedade e conveniência, melhor disposição e produtos mais frescos; Estratégias responsáveis pelo ECR: Efficient Product Introduction; Efficient Store Assortment; Efficient Promotion; Efficient Replenishment. Ferramentas que dão suporte à visão global do ECR e às estratégias: Gerenciamento de categoria; Reposição contínua; Custeio baseado em atividade; Benchmark das melhores práticas; Pedido acompanhado por computador.

E STRATÉGIAS DO E FFICIENT C ONSUMER R ESPONSE Introdução Eficiente do Produto O método proposto segue cinco etapas: distribuidor e fornecedor concordam quanto ao produto a ser testado para a introdução; preparação do teste; implementação do teste; avaliação; decisão. Sortimento eficiente da loja Objetivo de determinar o nível de oferta ótimo de um produto; Idéia de fazer com que tanto o fornecedor quanto o canal conheçam o perfil de seus clientes, cruzando as informações dos produtos em forma de matriz.

E STRATÉGIAS DO E FFICIENT C ONSUMER R ESPONSE Promoção eficiente Visa simplificar os acordos promocionais entre os integrante da cadeia de distribuição e negociar um preço. Significa repartir os ganhos derivados da simplificação e da redução de gestão das promoções de ambos os lados, além dos ganhos nas demais áreas. Reposição eficiente Nessa estratégia, todo processo de recebimento de mercadoria é informatizado por meio de softwares que estejam interligados com os fornecedores.

A integração da cadeia logística concentra-se em alinhar os processos- chaves do negócio. Mercadoria e produtos das fontes supridoras e vão em direção aos consumidores. As informações e os recursos correm em direções oposta, saem dos consumidores e vão até as fontes supridoras. O que forma o universo da cadeia de logística integrada? Por esse sistema, o processo inicia-se pelo fornecedor, que empurra o máximo possível de mercadorias ao canal de distribuição, utilizando promoções, descontos sobre volume, vendas casadas, etc, tenta empurrar adiante as mercadorias aos consumidores. Em que consiste o sistema push ? O consumidor final dá inicio à cadeia de distribuição no momento em que suas mercadorias passam pelo check-out. As informações relativas a essa compra são então compartilhadas com todos os componentes da cadeia em tempo real. Quando o estoque é baixado por leitores de códigos de barra, o atacadista começa o processo de ressuprimento do forncedor e o fornecedor inicia o processo de produção. Em que consiste o sistema pull ?

A consequência disso é a redução dos níveis de estoques em toda a cadeia de distribuição, a redução dos custos financeiros exigidos para a manutenção dos estoques, produtos mais frescos e de melhor qualidade e repasse dos ganhos nos preços para o consumidor. Quais as consequências da implantação do ECR? Falta de comprometimento da cúpula das empresas em estimular mudanças nas práticas de negócios; Falta de conhecimento dos parceiros e integrantes em potencial a respeito de oportunidades, benefícios e princípios do ECR; Necessidade de investimento de tempo e recursos para levar casa novo parceiro à curva de aprendizado; Tempo e custos altos para desenvolver e/ou adaptar versões de sistemas de informação; Falta de gente com especialização técnica; Sistemas de contabilidade e custos utilizados nas empresas que não medem os benefícios das práticas ECR. Quais impedimentos à implantação rápida das práticas de ECR?