Treinamento de Pessoas

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Treinamento.
Transcrição da apresentação:

Treinamento de Pessoas José Manuel de Sacadura Rocha jsacadura@ultrarapida.com.br

Treinamento Preparar as pessoas para desempenharem com excelência as funções do cargo que ocupam “Processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizada, através da qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos” (Chiavenato)

Importância Desenvolver competências para que se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuírem melhor para os objetivos organizacionais Agrega valor tangível e intangível para as pessoas, organização e clientes Competências e habilidades agregadas se transformam em conhecimentos tácitos pessoais

No atual estágio de competitividade globalizada os grandes diferenciais são as pessoas com suas habilidades e competências tácitas Estas habilidades e competências extrapolam cargos e funções restritas e são melhores aproveitadas em ambientes multifuncionais A sinergia, a liderança e competitividade depende da performance de seu Capital Intelectual (CI)

Processos de Aprendizagem Treinamento: voltado para exercer funções e competências imediatas; ações de curto prazo - Geralmente interno através de especialistas do RH Desenvolvimento: voltado para exercer e aprimorar habilidades e competências futuras, para cargos e posições futuras (carreira) - Geralmente externo através de cursos e seminários de especialistas ad-hoc

As Mudanças pelo Treinamento AUMENTAR CONHECIMENTO Transmissão de Informações Informar sobre empresa, produtos e serviços, políticas e diretrizes, regras e regulamentos, cultura e sobre os clientes TREINAMENTO MELHORAR HABILIDADES Desenvolvimento de Habilidades Habilitar para a execução operacional e tarefas, manejo de equipamentos, máquinas, ferramentas DESENVOLVER/MUDAR COMPORTAMENTOS Desenvolvimento de Atitudes Atitudes negativas para favoráveis, relações inter-pessoais com clientes internos e externos ELEVAR ABSTRAÇÃO Desenvolvimento de Conceitos Desenvolver idéias e conceitos para as pessoas pensarem de forma ampla e global

Etapas do Processo de Treinamento DIAGNÓSTICO Necessidades de treinamento DESENHO Qual o programa de treinamento AVALIAÇÃO Avaliar os resultados de treinamento IMPLEMENTAÇÃO Aplicação do programa de treinamento

Atividades do Processo de Treinamento DIAGNÓSTICO -Objetivos da Empresa Competências necessárias Problemas de pessoal Resultados de avaliação de desempenho DESENHO -Programa: . Quem treinar . Como treinar . Em que treinar . Onde treinar . Quando treinar IMPLEMENTAÇÃO -Aplicação do programa através de: . Gerente de linha . Assessoria de RH . Por ambos . Por terceiros AVALIAÇÃO Monitorar o processo Medição de resultados Comparar situação atual com anterior Análise de custo/benefício

Tipos de Treinamento em Organizações Americanas Habilidades gerenciais Habilidades supervisão Habilidades técnicas Habilidades comunicação Relações c/ clientes Desenvolvimento executivos Novos métodos trabalho Habilidades vendas Habilidades burocráticas Desenvolvimento pessoal Habilidades computadores Relações empregados Prevenção acidentes Educação consumidor Prevenção de erros % Freqüência 74,3 73,4 72,7 66,8 63,8 56,8 56,5 54,1 52,9 51,9 48,2 44,9 38,9 35,7 18,0