AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA? Antonio Carlos.
Advertisements

  - é o produto final da relação do corpo – espaço e às qualidades do movimento. Onde são trabalhados tanto a individualidade quanto a coletividade.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Espaço Colaborativo do Conselho Editorial do Ministério da Saúde - Coned.
IDENTIFICAÇÃO EMEB. PROFESSORA SUELI CONTINI MARQUES EQUIPE GESTORA Direção: Fernanda Moreno Peres Coordenação Pedagógica: Adriana Mozeti Lemes Pedagoga:
APOIO: Lab. Ciências/IEMCI/UFPA Expositores: Janderrier vasques¹, Amanda Barbosa² (PIBID/UFPA/IEMCI) Orientador: Prof. Dr.º Jesus Cardoso Brabo³ (UFPA/IEMCI)
A Avaliação da aprendizagem no Formação pela Escola Concepção, metodologia e instrumentos.
Do texto à obra – uma proposta de experimentação musical Marisa T. de Oliveira Fonterrada.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
Texto dissertativo-argumentativo O desenvolvimento
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO
Um ótimo dia para todos! Sejam Bem-vindos!.
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Seminário Seminário é uma técnica de estudos que inclui pesquisa, discussão e debate; sua finalidade é pesquisar e ensinar a pesquisar. Na preparação do.
Comportamento Humano nas Organizações
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
Avaliação Algumas questões para pensar
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
Avaliação da aprendizagem
Leitura na escola e na comunidade
AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas.
Plano de Aula de Substituição
COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
ESTRATÉGIAS ou MÉTODOS DE ENSINO
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
MISSÃO Valorizar as pessoas, despertando talentos por meio de uma aprendizagem diferente para desenvolver hoje o ser humano para o amanhã.
Ressignificando o trabalho com pesquisa na escola
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
A PSICOLOGIA E A GESTÃO DE PESSOAS G E S T A O DE P
30anos CENPEC.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA I Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
Aula 3.2.
Avaliar desempenho de servidores
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
Metodologia da Pesquisa
Organização do trabalho
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
Estilos de Ensino Espectro dos estilos de ensino, Moston (1966);
Avaliar desempenho de servidores
Contextualização: escola e alunos
Calouro Web.
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
GESTÃO E PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
MAPA CONCEITUAL Mapas conceituais e avaliação formativa: tecendo aproximações Nadia Aparecida de Souza e Evely Boruchovitch.
Aula S7 Lição de Casa da Aula S6
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Projeto Integrado - Gestão Financeira -
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
Construindo a intervenção psicossocial
Comunicação e Trabalho em Grupo RAD TARDE
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Aula 4 Prof.: Lucia Helena Porto

Instrumentos de Avaliação Os instrumentos e as técnicas de avaliação só devem ser utilizadas se estiverem atreladas às atividades, objetivos e adequados ao conteúdo, ao nível de aprendizagem de alunos. Também os recursos materiais a serem utilizados devem estar disponíveis ao professor e alunos.

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO - O que observar  Antes da elaboração de um roteiro é importante que o professor determine que tipo de atividade será objeto da observação, em que horário ela acontecerá, que atitudes farão parte da ficha de registro, que critérios serão utilizados para registro da avaliação .

Registro do comportamento dos alunos em um trabalho de grupo: 1- colaboração ao trazer material necessário 2- cuidado ao manusear os materiais 3- cooperação com os colegas 4- participação nas discussões 5- arrumação do local de trabalho. 6- uso adequado do tempo.

Com um instrumento de avaliação como o roteiro de observação, o professor terá condições de analisar comportamentos: do domínios cognitivo – eles reconhecem os tipos de folhas? do domínio afetivo – colaboram uns com os outros ? do domínio psicomotor : recortar, colar, distribuir, no espaço do cartaz, as folhas.

DINÂMICAS DE GRUPO - O uso de dinâmicas de grupo favorece, principalmente, interação entre professor e alunos, entre alunos e alunos; troca de conhecimentos; ampliação de conhecimentos, a discussão de novos temas; incentiva a criatividade, entre outros tipos de comportamentos, atitudes , habilidades.

Apresentação considerando a cultura local Qual o objetivo desta dinâmica ? Valorizar os símbolos ao longo do encontro. Que conteúdo pode ser explorado ? A cultura da comunidade onde está inserida a escola. Quais os critérios de avaliação ? Estabelecer o tipo de participação de cada grupo, quantos participantes falarão, quantos objetos poderão ser trazidos e apresentados.  

O que pode ser avaliado ? - a abrangência do conteúdo sobre a cultura da região - a motivação para pesquisar um objeto regional - a elaboração de um texto para apresentar o objeto trazido - a cooperação na divisão de tarefas - a apresentação oral ; a criatividade

DEBATES / DISCUSSÕES podem ser utilizadas de vários formatos : fóruns, seminários, júri simulado,etc. podem servir como elementos de organização do estudo de determinado tema ou texto. Podem ser usados como espaços de socialização e fortalecimento de relações sociais

O que pode ser avaliado com esta atividade ? - participação nos grupos - interesse pela pesquisa - capacidade de ouvir o outro - conhecimento do assunto - criatividade nas perguntas e respostas - uso de conhecimentos transversais

PAINEL INTEGRADO É uma das técnicas mais utilizadas pois é de fácil execução . permite a integração de conceitos, ideias. é útil porque introduz um assunto novo, integra o grupo, propicia a participação de todos. familiariza os participantes com um assunto, para que haja um aprofundamento .

A técnica deve ser usada quando quisermos obter uma visão do assunto sob vários ângulos; diluir o formalismo do grupo; elevar o nível de participação e comunicação. O que pode ser avaliado ? - a participação do aluno nas discussões - a análise do tema apresentado - a integração em diferentes grupos - a pertinência das ideias apresentadas

PORTFÓLIO É um instrumento que dá espaço à criatividade, à construção e que registra o percurso desse processo de construção do saber. O portfólio é o instrumento que reflete a trajetória desse saber construído. Também possibilita aos alunos e professores uma compreensão maior do que está sendo ensinado.

O portfólio é definido como uma coleção de itens que revelam, conforme o processo se desenvolve, a reflexão sobre os diferentes aspectos do crescimento e do desenvolvimento de cada aluno, ou de cada grupo de alunos. A avaliação baseada em portfólios concentra a atenção de alunos num processo que estimula o questionamento, a discussão, a análise e a reflexão.

O aluno deverá registrar as aprendizagens mais significativas , evidenciando reflexões sobre a sua construção, isto é, o que aprendeu, se ampliou seu conhecimento, seja por meio das aulas, textos, pesquisas, palestras, seminários, reportagens, vídeos, trabalhos de extensão à comunidade.

O aluno é orientado para ser claro e objetivo ao revelar, analisar e discutir sua própria aprendizagem e desenvolvimento durante o processo, por meio de comentários pessoais integrados em cada momento da produção do portfólio. Esses comentários constituem um importante instrumento de avaliação e de auto- avaliação.

JOGOS DIDÁTICOS / EDUCATIVOS Jogo = competição = desafio A ideia de jogo tem as conotações de aprendizagem, conhecimento, mas também divertimento, atividade prazerosa. avalia-se a competitividade, a colaboração, o envolvimento, a obediência às regras , as relações interpessoais, a aquisição de novos conhecimentos,

O professor se coloca como o personagem principal na condução das regras . Ele vai mediar todo o comportamento dos alunos , estimulando boas práticas e reprimindo outras não condizentes à atividade proposta. jogos são um recurso didático que envolve ensinar, aprimorar relações interpessoais e, ainda, causar sensações de prazer, de alegria, de motivação.

Eles atendem ao desenvolvimento dos domínios cognitivo, afetivo e psicomotor, mas nem todos ao mesmo tempo ou no mesmo jogo. Cabe ao professor decidir o que usar, como, quando, porque, onde , com que tipo de aluno. Cabe ao professor decidir o que usar, como, quando, porque, onde , com que tipo de aluno.

Um jogo é efetivamente educativo quando, além de promover alegria, desenvolver atributos conceituais , mentais, como : . estimular a memória; . promover a sociabilidade; . desenvolver diferentes linguagens; . exercitar níveis diferenciados de atenção; . explorar a criatividade.

Nota aprovação mediação fracasso Recuperação realidade sociedade alternativas construção AVALIAÇÃO emancipação classificação objetivos diferenças comparação amorosa pesquisa medida testes exames transformação reprovação prova

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Atividade Profª Lucia Helena Porto

Escolha uma atividade de sala de aula e elabore um procedimento de avaliação que possa ser utilizada pelos alunos. Considere a participação, a colaboração dos alunos e , também, a pesquisa feita por eles.