Mini Curso: A PEDAGOGIA DO TREINO Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013.

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Transcrição da apresentação:

Mini Curso: A PEDAGOGIA DO TREINO Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013

Encontro 1 - Apresentação Processo complexo e multifacetado Variáveis físicas, psicológicas e sociais Competências didático-metodológicas Planejamento/periodização/atividades em equipe/atividades individuais Fundamentos pedagógicos da competição Relações possíveis com o adversário, com a aprendizagem, com os pares

Encontro 2 - Etapas de preparação Preparação prévia: experiências anteriores Especialização inicial Aperfeiçoamento profundo Longevidade (adaptado de Matveiev, 1981, O processo de treino desportivo)

Encontros 3 e 4 - O papel da competição Responsabilidade direta = Treinador Encarar desafios Auto-afirmação e Auto-superação Conviver com vitórias e derrotas Dominar habilidades para poder apresentá-las Motivação intrínseca e extrínseca Evitar o stress competitivo

A organização de competições para crianças e jovens (1) Utilizar sistemas que não conduzem à eliminação Premiar todos os participantes Atribuir tarefas a todos Realizar jogos de pequena duração

A organização de competições para crianças e jovens (2) Tática como compreensão do jogar e Técnica como acúmulo do repertório motor, ambas as dimensões em harmonia Conhecimento declarativo e conhecimento condicional treinados Progressão, refinamento e aplicação de treinos específicos

A organização de competições para crianças e jovens (3) Jogo e produção não devem ser vistos como sobrecarga até os 12 anos de idade Contração e relaxamento se combinam Cobrança e exigência de superação devem ser momentos especiais, realizados, de preferência, fora da copmpetição.

Encontro 5 - Competências para dirigir treinos e competições Dominar e integrar conceitos Utilizar a comunicação como elo recíproco de construção democrática Respeitar para ser respeitado (todos: árbitros, jogadores, pais, outros treinadores) Conceber, aplicar e modificar intervenções técnicas, táticas e de preparação física

Gestão do treino Regras cotidianas e normas de conduta Controle das atividades Tempo do treino Apresentar, observar, corrigir, avaliar Análise, decisão e aplicação de modificações no decorrer das atividades

Encontro 6 – Sobre a técnica esportiva Tarefas práticas pós jogo para categorias de 7/8; 9/10 e 11/12 Exercícios sistemáticos para demais categorias Coordenação geral e fina de movimentos Sequencia didática de gestos técnicos A percepção da técnica dentro do jogo A construção de exercícios específicos

Encontro 7 – Sobre esquemas táticos e desenvolvimento de inteligências Jogos com crescentes dificuldades Criação de um sistema de passes entre os jogadores Repetição de jogadas A percepção da tática dentro do jogo O plano B

VOLUME E INTENSIDADE DO ATAQUE Quanto tempo dura cada ação de ataque? Qual é o tempo médio de posse de bola de cada equipe? Quanto tempo dura uma ação de contra- ataque? Quantos contra-ataques ocorreram na partida? Quantas finalizações cada equipe teve?

VOLUME E INTENSIDADE DA DEFESA Mais lenta/passiva para os níveis 1 e 2 Transição entre o nível 2 e 3 Dinâmica/agressiva para os níveis 2, 3 e 4 Sistema básico ou Defesa 6 x 0 (caracterizar) Coletivo individual e Indivíduo coletivo Brasileiros não gostam de defender?

Prática (1) Aquecimento, jogos de aquecimento, alongamento e motivação inicial Primeiro jogo: consolidando o processo de aquecimento Primeira parada: observando o potencial dos jogadores

Prática (2) Segundo jogo: qualificando o treino por meio de registro Segunda parada: devolvendo informações e trocando experiências Primeiro bloco de técnicas: apresentação de tarefas simples e, depois, complexas Terceiro jogo: entrando na parte final do treino

Prática (3) Segundo bloco de técnicas: exigindo resultados e corrigindo erros Preparação física Alongamento final Avaliação

Prática de Voleibol Técnicas Táticas Jogos Arbitragem Avaliação

Prática de Handebol Técnicas Táticas Jogos Arbitragem Avaliação

Prática de Basquetebol Técnicas Táticas Jogos Arbitragem Avaliação

Prática de Futsal Técnicas Táticas Jogos Arbitragem Avaliação

Encontro Final e produção de texto - Esporte de rendimento e Esporte educacional/escolar Eu amo a exigência e a dificuldade e é com elas que entendo o sentido educativo, humano e civilizacional do desporto. Aprendi na vida que é da gravidade que se faz o salto, da dor, o riso, do choro, o canto Jorge Olímpio Bento