Interdisciplinaridade No Brasil: o conceito chega no final de 1960 Influência na LDB de 1971 e na LDB nº 9394/96 e nos PCN’s.
Parâmetros Curriculares Nacionais concepção que questiona a segmentação entre as diferentes áreas do saber Defende a inter-relação e a influência entre os diversos campos do conhecimento ou disciplinas.
Projeto interdisciplinar Associa-se ensino e pesquisa Desenvolvimento de habilidades e competências expressas em diversas linguagens e interpretações
Caracterização de um projeto didático interdisciplinar Parte-se de uma situação ou tema problema negociado com os alunos envolvendo diversos campos do saber
Inicia-se um processo de pesquisa ou um percurso de busca O percurso é o trabalho de uma comunidade de investigação onde é valorizada a cooperação e o professor Discutem-se e selecionam-se estratégias de busca e diferentes fontes e tipos de informação
Desenvolve-se as atividades de busca planejadas, dividindo-se as tarefas entre o grupo Examina-se e discute-se as informações coletadas Representa-se o processo de elaboração do conhecimento Levantam-se outras questões...
Para Paulo Freire, ao trabalhar com projetos interdisciplinares, “tanto educadores quanto educandos envoltos numa pesquisa, não serão mais os mesmos. Os resultados devem implicar em mais qualidade de vida, devem ser indicativos de mais cidadania, de mais participação nas decisões da vida cotidiana e da vida social. Devem, enfim, alimentar o sonho possível e a utopia necessária para uma nova lógica de vida”.