Interdisciplinaridade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
Advertisements

Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Que EJA temos e queremos?
Elisa Maria de Assis
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
CONCEPÇÕES DE GESTÃO: CLÁSSICA OU TRADICIONAL: relações pessoais e intuitiva, sem preocupação de se ter um plano de trabalho. RACIONAL BUROCRÁTICA: regras.
Caracterização de um projeto didático
Adequações/Adptações Curriculares
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
@       cada disciplina ou atividade tratará das suas questões sem que a organização do ambiente procurará responder as mesmas rotinas preparadas para.
Sistema Seriado de Avaliação SSA
Profa. Aline Alves de Andrade
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Gestão Competente da Escola Pública
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Parâmetros Curriculares Nacionais
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
Planejamento - Professor
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Portfólio de Estágio Supervisionado
Prof.ª Camila Belarmino
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Decisões.
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Interdisciplinaridade, currículo, pesquisa e a formação docente. 2014
Projeto Institucional das escolas Salesianas
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
SILVANA BERBEL FERNANDES
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Ensino Fundamental Objetivos definidos pelos PCNs
“A BORDAGEM TEMÁTICA : U MA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR ” Oficineiras: Camilla Rosa, Graciela Constante, Jeneffer Castro.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA OS INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO SERÃO: 1)Freqüência, assiduidade e participação nas atividades discentes. 2)Relatório.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
ESTUDO DO MEIO.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
HUMANAS.  Apresentação das matrizes curriculares, cartas e cronogramas de ciências humanas (estratégia, um relato breve, conteúdo e lição de casa); 
Foco de estudo: Caderno 3.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
Projetos e Sequências Didáticas
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Interdisciplinaridade No Brasil: o conceito chega no final de 1960 Influência na LDB de 1971 e na LDB nº 9394/96 e nos PCN’s.

Parâmetros Curriculares Nacionais concepção que questiona a segmentação entre as diferentes áreas do saber Defende a inter-relação e a influência entre os diversos campos do conhecimento ou disciplinas.

Projeto interdisciplinar Associa-se ensino e pesquisa Desenvolvimento de habilidades e competências expressas em diversas linguagens e interpretações

Caracterização de um projeto didático interdisciplinar Parte-se de uma situação ou tema problema negociado com os alunos envolvendo diversos campos do saber

Inicia-se um processo de pesquisa ou um percurso de busca O percurso é o trabalho de uma comunidade de investigação onde é valorizada a cooperação e o professor Discutem-se e selecionam-se estratégias de busca e diferentes fontes e tipos de informação

Desenvolve-se as atividades de busca planejadas, dividindo-se as tarefas entre o grupo Examina-se e discute-se as informações coletadas Representa-se o processo de elaboração do conhecimento Levantam-se outras questões...

 Para Paulo Freire, ao trabalhar com projetos interdisciplinares, “tanto educadores quanto educandos envoltos numa pesquisa, não serão mais os mesmos. Os resultados devem implicar em mais qualidade de vida, devem ser indicativos de mais cidadania, de mais participação nas decisões da vida cotidiana e da vida social. Devem, enfim, alimentar o sonho possível e a utopia necessária para uma nova lógica de vida”.