NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC NBR ISO/IEC
Advertisements

Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Validação e Verificação do APPCC
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Administração e segurança de redes
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E CONTROLE BPF
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Sistemas de Gestão Integrada
EXPERIÊNCIA DO HEMOCENTRO/UNICAMP NA AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Pois é desta maneira que tem sido realizada as aquisições de insumos, principalmente.
Sistemas de gestão da segurança alimentar- NBR ISO 22000
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Instrutor: Objetivos:.
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Alexandre G. Lages Cristiano C. A. Soares Thiago C. Nascimento
Auditoria da Qualidade
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Seminário Internacional sobre Sistema da Qualidade em Laboratórios SP - Setembro 2003 NBR ISO/IEC.
Projeto: Capacitação em GP
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
Gerenciamento de Integração.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
5. Abordagem como um sistema de gestão
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Prof. Valéria Ota de Amorim Ne
Instrutor: Objetivos:.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
Introdução à Norma ISO 9001:2000.
Instrutor: Objetivos:.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Amostragem NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
A Certificação ISO 9001 : 2000 como Efetiva Ferramenta para a Competitividade © Todos os direitos reservados - ATSG S/C Ltda de 22 Rogério Campos.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Instrutor: Objetivos:.
Sistemas de Gestão da Qualidade
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Auditoria da Qualidade.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Formação de Auditores Internos da Qualidade
Certificação e Auditoria
Sistemas de gestão da segurança alimentar- NBR ISO 22000
SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO IEC 17025
Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Termos Utilizados Ação Corretiva – Ação implementada para eliminar as causas de uma não-conformidade, de um defeito ou de outra situação indesejável existente,
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Correspondência entre as normas ISO9001:2000 e ISO – Realização do Produto Disciplina: Qualidade de Software Professor: Alexandre Vasconcelos Grupo:
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
ISO 9001: Sistemas de Gestão da Qualidade Carlos R. S. Júnior
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MANUAIS DA QUALIDADE
ANATOMIA DA ISO 9000.
MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade
Sistemas de Gestão da Qualidade
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO AO NBR ISO IEC ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA NBR ISO/IEC.
4.4 Implementação e Operação
ABNT NBR 16001:2012 José Salvador da Silva Filho.
SISTEMAS DE GESTÃO DE ENERGIA
CURSO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO. ISO/IEC 17025: Controle de Equipamentos de Medidas.
REQUISITOS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

NBR ISO 10005 - Diretrizes para planos de qualidade MBR ISO 10005 Gestão da qualidade NBR ISO 10005 - Diretrizes para planos de qualidade Adriano Bortoli Franco

INTRODUÇÃO - Um plano da qualidade pode ser usado em uma organização, afim de assegurar que as exigências específicas para a qualidade estão sendo adequadamente planejadas e direcionadas a determinados produtos durante a produção. - Um plano da qualidade pode ser aplicado a qualquer uma das categorias genéricas de produto (materiais e equipamentos, informações, materiais processados e serviços).

INTRODUÇÃO - Um plano de qualidade pode ser utilizado para indicar a aplicação específica de um sistema para um projeto de desenvolvimento, tanto para produto como para instalação. - Um plano de qualidade também pode ser utilizado pelo fornecedor em uma situação contratual, para demonstrar ao cliente como as exigências específicas para a qualidade serão atendidas.

OBJETIVO Esta norma oferece diretrizes para auxiliar os fornecedores na preparação, análise crítica, aprovação e revisão de planos da qualidade. Pode ser utilizada em duas situações: - Como guia no atendimento aos requisitos da norma NBR ISO 9001, relativos a preparação de um plano de qualidade. - Como guia para uma organização fornecedora, na preparação de um plano de qualidade, quando esta não possui um sistema de qualidade.

PREPARAÇÃO Ao preparar um plano de qualidade, convém que as atividades aplicáveis à situação sejam definidas e documentadas. Convém que o plano da qualidade indique, diretamente ou através de referência a procedimentos documentados apropriados ou outros documentos, como as atividades devem ser conduzidas.

ANÁLISE CRÍTICA E APROVAÇÃO - O plano da qualidade deve ser analisado criticamente quanto à sua adequação e aprovado formalmente por um grupo autorizado que inclua representantes de todas as partes interessadas da organização fornecedora. - Em situações contratuais, um plano da qualidade pode ser submetido ao cliente pelo fornecedor, para análise critica e aprovação, tanto como parte do processo de licitação pré-contratual, quanto após a realização do contrato.

REVISÃO Quando necessário, convém que o fornecedor revise o plano, para refletir as modificações que tenham sido feitas no produto, empreendimento ou contrato; modificações em relação a maneira como o produto é produzido ou o serviço é fornecido, ou modificações práticas de garantia da qualidade.

CONTEÚDO DO PLANO DA QUALIDADE Um plano da qualidade deve conter: - Estrutura baseada na norma ISO 10005 baseado na norma ISO 10005 - Objetivo do produto ou empreendimento que será aplicado, do contrato ao qual ele será aplicado, as condições de sua validade - Responsabilidade da administração Assegurar que as atividades do contrato foram planejadas, implementadas e controladas e seu progresso monitorado, comunicação de departamentos envolvidos, analise critica e controle de ações corretivas.

CONTEÚDO DO PLANO DA QUALIDADE Análise critica de contrato Como, quando e por quem os requisitos devem ser analisados Controle de projeto Controle do processo, verificação e validação de projetos Controle de documentos e dados Documentos aplicáveis ao produto, como serão identificados, como obter acessos, como serão analisados e aprovados. Aquisição quais produtos deverão ser adquiridos, métodos de seleção e avaliação.

CONTEÚDO DO PLANO DA QUALIDADE - Controle de produto fornecido pelo cliente identificação e controle de produtos(materiais, ferramentas,dados serviços), verificar se atendem aos requisitos, tratamento de não conforme - Identificação e rastreabilidade do produto Como os requisitos de rastreabilidade são identificados e incorporados ao trabalho, como serão gerados, controlados e distribuídos - Controle de processo Procedimentos, métodos a serem utilizados para atender aos requisitos, critérios de aprovação, processos, equipamentos e pessoal qualificados

CONTEÚDO DO PLANO DA QUALIDADE - Inspeção e ensaios Identificação de equipamentos, método de calibração, planos de inspeção e ensaio pertinentes, onde esta localizado cada ponto de inspeção e ensaio, quais as características de cada ponto, onde o cliente estabeleceu pontos a testemunhados. - Controle de processo não conforme Como são identificados e controlados, como e em quais circunstâncias o fornecedor solicitaria uma concessão para um produto que não atenda os requisitos, quem tem a responsabilidade de requerer, como será feita, quais informações devem ser fornecidas, de quem é a responsabilidade para aceitar e rejeitar concessões. - Ação Corretiva e Preventiva Indicar quais as ações corretivas e preventivas para evitar ocorrência ou repetição de não-conformidade, Indicar responsáveis pelo inicio e aprovação das ações.

CONTEÚDO DO PLANO DA QUALIDADE - Manuseio, armazenamento, embalagem, preservação de entrega Como os requisitos específicos de manuseio, armazenamento, embalagem, preservação e entrega serão atendidos - Controle de registros da qualidade Quais registros devem ser mantidos, quais os requisitos legais, como são definidos e atendidos, quais os métodos para assegurar que estarão disponíveis quando requeridos, quais devem ser fornecidos ao cliente, - Auditorias da qualidade Auditorias internas conduzidas pelo fornecedor, auditoria do cliente no fornecedor, auditoria de terceira parte ou de autoridades legais. - Treinamento Treinamento de novos funcionários, treinamento de operações novas ou revisadas

CONTEÚDO DO PLANO DA QUALIDADE - Serviços associados Requisitos legais e regulamentares, práticas e códigos da indústria, acordos sobre o nível de serviço, treinamento de pessoal do cliente - Técnicas estatísticas Onde são requeridas, convêm que elas sejam indicadas no plano da qualidade.