Cenários - Componentes do Ambiente Operacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MATRIZ DE IMPORTÂNCIA X DESEMPENHO
Advertisements

Estudo de Mercados.
Estratégias da Produção
Planejamento Estratégico de Marketing
Análise das cinco forças de Porter
O ambiente organizacional
O PROCESSO ESTRATÉGICO
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
Empreendedorismo AULA 4
Sistema Prisional Brasileiro
Administração Estratégica
Análise SWOT Strength (Força) Weakness (Fraqueza)
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Análise do ambiente de marketing
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
DIFERENÇA ENTRE CLIENTE/ CONSUMIDOR
Planejamento Estratégico
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Aula 2 Ambiente de Marketing.
HISTÓRIA Fundada em 1928 pelo casal de imigrantes Anna e David Kopenhagen Primeiramente instalada no bairro do Itaim Bibi, sendo a primeira fábrica instalada.
Novos Modelos de Empresas
EA B CD F G H. Justificativas CLIENTELA (A) –Para o setor de transportes, quanto maior a clientela, maior o impacto, mas o grau de incerteza não é afetado.
ANÁLISE DE DECISÃO Profª: Elizabete Nunes.
Danilo Fábio Ivan Keila Renato
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Análise SWOT Forças Fraquezas Oportunidades Ameaças
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Danilo Fábio Ivan Keila Renato
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
Danilo Fábio Ivan Keila Renato
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
GLOSSÁRIO BÁSICO DO ADMINISTRADOR
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
Marketing de Negócios – 8º Período – Aula 01
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Planejamento Estratégico
ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
NME – Novos Modelos de Empresas
Planejamento Organizacional Integrado
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
MATRIZ BCG.
Novos Modelos de Empresa
Planejamento Estratégico
O AMBIENTE DE MARKETING
AMBIENTES ORGANIZACIONAIS
O Ambiente de Marketing
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Novos Modelos de Empresa Aula 4 Cenários: Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente Prof. Luiz C. Di Serio Agosto 2009 Prof. Leopoldo A.Oliveira Neto
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
AMBIENTES DE MARKETING
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
TURISMO AULA 03. Adotar um planejamento significa que os idealizadores de uma determinada atividade pensam antecipadamente seus objetivos, e que suas.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Marketing de Relacionamento
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG ENTRETENIMENTO CAIO GABRIELA KAREN PAULO WILLIAM.
CAPÍTULO 6 A INSERÇÃO DA PEQUENA EMPRESA NO MERCADO ECONÔMICO.
ANÁLISE AMBIENTAL - ANÁLISE EXTERNA
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
O Macroambiente de Marketing é formado por forças que estão fora do controle da empresa, e que interferem na sua capacidade de desenvolver e manter bons.
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Transcrição da apresentação:

Cenários - Componentes do Ambiente Operacional K. Albrecht CLIENTELA Identidade, desejos, necessidades, comportamentos, hábitos, valores e situações de vida daqueles com quem fazemos negócios. AMBIENTE SOCIAL Padrões culturais, valore, crenças, tendências, estilos, preferências, heróis e vilões que formam o sistema de referencia do comportamento das pessoas AMBIENTE TECNOLÓGICO Gama de acontecimentos tecnológicos, tendências e soluções que podem aprimorar a capacidade da empresa para a geração de valor. Como afetam seus clientes gerando novas ameaças e oportunidades. AMBIENTE JURÍDICO Padrão e elaboração de leis e os litígios que podem afetar o sucesso da empresa CONCORRÊNCIA Identidade, motivos, forças, fraquezas, comportamento atual e potencial das empresas que competem pelos recursos de seus clientes. AMBIENTE ECONÔMICO A dinâmica dos mercados, capitais, recursos críticos, custos, preços, moeda, situação da economia nacional e do comércio internacional, fatores que podem afetar o poder de compra de seus clientes. AMBIENTE POLÍTICO Processos de governo nacional, estadual e local, grupos de poder que podem afetar as regras para se fazer negócios. AMBIENTE FÍSICO Fatores que influem em seu funcionamento, ecossistema, recursos naturais, disponibilidade de insumos.

Estrutura das apresentações SETORES Quais são os fatores-chave realmente relevantes para o sucesso da empresa no futuro? Quais são as características e tendências dos componentes do ambiente operacional Ao final da apresentação de cada grupo deverá ter plotado no gráfico Impacto x grau de Incerteza TODOS os fatores-chave relevantes para o sucesso da empresa no futuro menor impacto maior menor grau de incerteza maior

Classificação dos fatores-chaves por impacto e grau de incerteza. Raciocínio básico: 1.       Para componentes de alto impacto e baixo grau de incerteza as empresas do segmento devem avaliar o desempenho atual e, se necessário, planejar e implementar mudanças. 2.       Para componentes de alto impacto e alto grau de incerteza as empresas do segmento devem avaliar suas capacidades de serem bem sucedidas em cenários distintos (isto requer Velocidade e Flexibilidade). Isto exige duas coisas: 1.       Monitorar o ambiente para antever mudanças – para qual cenário este fator- chave está se direcionando e 2.       Conhecimento, velocidade e flexibilidade para  de ser bem sucedida em cenários distintos – O exemplo do teatro. menor impacto maior menor grau de incerteza maior

Quais são os fatores-chave realmente relevantes para o sucesso da empresa no futuro? Quais são as características e tendências dos componentes do ambiente operacional? a. CLIENTELA-------------------------- ( ) b. AMBIENTE SOCIAL--------------- ( ) c. AMBIENTE TECNOLÓGICO---- ( ) d. AMBIENTE JURÍDICO------------ ( ) e. CONCORRÊNCIA------------------ ( ) f. AMBIENTE ECONÔMICO-------- ( ) g. AMBIENTE POLÍTICO------------ ( ) h. AMBIENTE FÍSICO---------------- ( )

Matriz de Impacto x Grau de Incerteza Empresa de Energia H E menor impacto maior a. CLIENTELA b. AMBIENTE SOCIAL c. AMBIENTE TECNOLÓGICO d. AMBIENTE JURÍDICO e. CONCORRÊNCIA f. AMBIENTE ECONÔMICO g. AMBIENTE POLÍTICO h. AMBIENTE FÍSICO G F A C D B menor grau de incerteza maior