Cenários - Componentes do Ambiente Operacional K. Albrecht CLIENTELA Identidade, desejos, necessidades, comportamentos, hábitos, valores e situações de vida daqueles com quem fazemos negócios. AMBIENTE SOCIAL Padrões culturais, valore, crenças, tendências, estilos, preferências, heróis e vilões que formam o sistema de referencia do comportamento das pessoas AMBIENTE TECNOLÓGICO Gama de acontecimentos tecnológicos, tendências e soluções que podem aprimorar a capacidade da empresa para a geração de valor. Como afetam seus clientes gerando novas ameaças e oportunidades. AMBIENTE JURÍDICO Padrão e elaboração de leis e os litígios que podem afetar o sucesso da empresa CONCORRÊNCIA Identidade, motivos, forças, fraquezas, comportamento atual e potencial das empresas que competem pelos recursos de seus clientes. AMBIENTE ECONÔMICO A dinâmica dos mercados, capitais, recursos críticos, custos, preços, moeda, situação da economia nacional e do comércio internacional, fatores que podem afetar o poder de compra de seus clientes. AMBIENTE POLÍTICO Processos de governo nacional, estadual e local, grupos de poder que podem afetar as regras para se fazer negócios. AMBIENTE FÍSICO Fatores que influem em seu funcionamento, ecossistema, recursos naturais, disponibilidade de insumos.
Estrutura das apresentações SETORES Quais são os fatores-chave realmente relevantes para o sucesso da empresa no futuro? Quais são as características e tendências dos componentes do ambiente operacional Ao final da apresentação de cada grupo deverá ter plotado no gráfico Impacto x grau de Incerteza TODOS os fatores-chave relevantes para o sucesso da empresa no futuro menor impacto maior menor grau de incerteza maior
Classificação dos fatores-chaves por impacto e grau de incerteza. Raciocínio básico: 1. Para componentes de alto impacto e baixo grau de incerteza as empresas do segmento devem avaliar o desempenho atual e, se necessário, planejar e implementar mudanças. 2. Para componentes de alto impacto e alto grau de incerteza as empresas do segmento devem avaliar suas capacidades de serem bem sucedidas em cenários distintos (isto requer Velocidade e Flexibilidade). Isto exige duas coisas: 1. Monitorar o ambiente para antever mudanças – para qual cenário este fator- chave está se direcionando e 2. Conhecimento, velocidade e flexibilidade para de ser bem sucedida em cenários distintos – O exemplo do teatro. menor impacto maior menor grau de incerteza maior
Quais são os fatores-chave realmente relevantes para o sucesso da empresa no futuro? Quais são as características e tendências dos componentes do ambiente operacional? a. CLIENTELA-------------------------- ( ) b. AMBIENTE SOCIAL--------------- ( ) c. AMBIENTE TECNOLÓGICO---- ( ) d. AMBIENTE JURÍDICO------------ ( ) e. CONCORRÊNCIA------------------ ( ) f. AMBIENTE ECONÔMICO-------- ( ) g. AMBIENTE POLÍTICO------------ ( ) h. AMBIENTE FÍSICO---------------- ( )
Matriz de Impacto x Grau de Incerteza Empresa de Energia H E menor impacto maior a. CLIENTELA b. AMBIENTE SOCIAL c. AMBIENTE TECNOLÓGICO d. AMBIENTE JURÍDICO e. CONCORRÊNCIA f. AMBIENTE ECONÔMICO g. AMBIENTE POLÍTICO h. AMBIENTE FÍSICO G F A C D B menor grau de incerteza maior