(Primeira ação de planejamento para a área fim do MP)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
MINISTÉRIO PÚBLICO.
Objeto e legitimação ativa
Políticas de Segurança Pública
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Justiça juvenil sob o marco da doutrina da proteção integral Desafios político-institucionais para a garantia do pleno desenvolvimento.
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
Dr. AGUINALDO FENELON Promotor de Justiça de PE
O PAPEL INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO NAS NEGOCIAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO II FÓRUM DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA CENTRAL CONSULT Material.
Sheila Pitombeira Apresentação ao Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais.
ÁREA SOCIAL Grupo 1.
Fabiano André Vergani
Diálogo Público 2005 Qualidade dos gastos públicos: contribuições dosQualidade dos gastos públicos: contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Importância do Papel da Rede de Articulação nas Políticas Públicas
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
CORREGEDORIA-GERAL Órgão da Administração Superior do MP, orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta de membros do Ministério.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ 1 O que é o Ministério Público? A Constituição Federal, que é a lei mais importante do País, define o Ministério Público.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Sistema de Atendimento e Garantia dos Direitos da Criança e Adolescentes com Miriam Santos.
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Psicologia e Segurança Pública
Governo do Estado do Ceará Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas-CEPOD I ENCONTRO DE GESTORES.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA
ESMP – MAIO/2008 Curso de adaptação para estagiários do Ministério Público – 14º Concurso de Credenciamento Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Atuação dos agentes de Controle Social
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
ÁREA SOCIAL Grupo. 1) Emprego e renda 1. Implantar um Centro de Apoio as famílias para a geração de emprego e renda (qualificação, inserção no mercado.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Histórico do SS no MPPR A CF/88, deu nova conformação ao Ministério Público definindo-o em seu artigo 127 como: “uma instituição permanente, essencial.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
Ministério Público do Estado de Minas Gerais BH-dezembro/ 2006 Élida Rezende de Freitas Promotora de Justiça Coordenadora CAOPPDI CENTRO DE APOIO OPERACIONAL.
REUNIÕES REGIONAIS.
Audiência Pública: Projeto de Lei n /2014 Paulo Cesar Marques da Silva 25 de agosto de 2015.
Ciência Política e Teoria Geral do Estado Prof. Marcelo Thimoti 1.
Atribuições e funcionamento do Conselho Tutelar
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
Atuação e função do MPF A fiscalização e o estímulo à regular aplicação do dinheiro público federal.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Rede de relacionamentos voltada à melhoria da administração pública, defesa da probidade administrativa, proteção do patrimônio público e maximização.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA.
Ministério Público A atuação do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos da criança e do adolescente com deficiência, transtornos ou altas.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
Transcrição da apresentação:

(Primeira ação de planejamento para a área fim do MP) MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ PLANO GERAL DE ATUAÇÃO – PGA (Primeira ação de planejamento para a área fim do MP) TERMO DE REFERÊNCIA

PLANO GERAL DE ATUAÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ (PGA) O PLANO GERAL DE ATUAÇÃO PRETENDE DEFINIR AS ÁREAS PRIORITÁRIAS E AS ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ, TENDO EM CONTA AS PRINCIPAIS DEMANDAS DA SOCIEDADE.

BASE ESTRATÉGICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ BASE ESTRATÉGICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO MISSÃO “Defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ FUNÇÕES INSTITUCIONAIS DO MP (Art. 129/CF) I – promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei; II- zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados na CF, promovendo as medidas necessárias a sua garantia; III- promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; IV – promover a ação de inconstitucionalidade ou representação para fins de intervenção da União e dos Estados, nos casos previstos na CF; V – defender judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas; VI – expedir notificações nos procedimentos administrativos de sua competência, requisitando informações e documentos para instruí-lo; VII – exercer o controle externo da atividade policial; VIII – requisitar diligências investigatórias e a instauração de inquérito policial,indicados os fundamentos jurídicos de suas manifestações processuais; IX – exercer outras funções que lhe forem conferidas, desde que compatíveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas.

OBJETIVO INSTITUCIONAL MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ OBJETIVO INSTITUCIONAL Contribuir, a partir de sua missão, para a consolidação do Estado Democrático de Direito pela garantia da defesa da sociedade em todo o território do Estado, avançando na construção da paz e da justiça social.

PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS ● Planejamento participativo ● Transparência e controle social ● Gestão compartilhada e cooperada ● Regionalização da atuação institucional ● Aprimoramento da capacidade de atuação ● Integração à comunidade ● Fomento e apoio à participação popular ● Ampliação de parcerias

ESTRATÉGIAS INSTITUCIONAIS MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ ESTRATÉGIAS INSTITUCIONAIS Planejamento participativo Fortalecer os órgãos de administração  Regionalização  Aperfeiçoamento profissional dos integrantes do MP  Controle das atividades públicas Ampliar parcerias do Ministério Público  Acesso da população às informações   Priorizar a produção, organização e acesso à informação   Participação da comunidade no processo das políticas públicas

O CONTEXTO DA ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ O CONTEXTO DA ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

a) Articulação Interinstitucional MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ CONTEXTO NACIONAL Olhar Para Dentro a) Articulação Interinstitucional ● Deficiência na articulação entre os MP’s; ● Ausência de informação digital entre os MP’s; ● Início de ações conjuntas com o MP do Trabalho e o MP Federal; ● Baixa articulação com órgãos federais e estaduais.

b) Gestão da Informação ● Metas e resultados institucionais MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ CONTEXTO NACIONAL Olhar Para Dentro b) Gestão da Informação ● Metas e resultados institucionais ● Indicadores confiáveis ● Marketing institucional c) Atuação Institucional ● Atuação pontual sem procedimentos uniformes • Relacionamento com órgãos de imprensa • Atuação do MP na Atenção Saúde Básica

CONTEXTO NACIONAL Problemas sociais MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ CONTEXTO NACIONAL Olhar Para Fora Problemas sociais ● Sistema de Justiça Criminal precário ● Violência ● Desrespeito aos direitos dos consumidores ● Tráfico de pessoas ● Corrupção e improbidade ● Implementação deficitária de políticas públicas ● Crimes ambientais

●Vinculação ao Poder Judiciário MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ CONTEXTO ESTADUAL Olhar Para Dentro Área Fim ● Capacitação profissional ● Cooperação técnica ● Comprometimento com a missão institucional ● Padronização dos órgãos de execução ● Promotorias de Justiça especializadas ● Procuradoria de Justiça recursal. ● Procuradorias de Justiça ●Vinculação ao Poder Judiciário ● Fiscalização da atividade externa da Polícia ● Promotor para atuar na coletivização do conflito ● Promotor parecerista-burocrata ● Função estratégica na defesa do interesse público ● Avaliação do Promotor de Justiça

b) Área Organizacional MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ CONTEXTO ESTADUAL Olhar Para Dentro b) Área Organizacional ● Estrutura organizacional ● Recursos materiais ● Promotores de Justiça por Promotorias ● Servidores de apoio nas Promotorias ● Apoio técnico e jurídico nos órgãos de execução ● Rigor formal e burocrático ● Novas tecnologias de informática ● Acesso a internet ● Pessoal e equipamentos ● Política de Recursos humanos ● Atribuições dos cargos dos Membros ● Programas de capacitação nos pólos ● Compartilhamento da produção científica

Área ambiental rural e urbana MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ CONTEXTO ESTADUAL Olhar Para Fora Área ambiental rural e urbana ● Conflitos agrários, fundiários e ambientais ● Tratamento inadequado do Lixo ● Exploração irregular das florestas ● Crescimento urbano desordenado ● Ausência do Plano Diretor nos municípios

b) Área da Segurança Pública ● Políticas públicas na área de segurança MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ b) Área da Segurança Pública ● Políticas públicas na área de segurança ● Aumento da criminalidade ● Rede de proteção contra a violência doméstica ● Sistema de Justiça Criminal precário

c) Área dos direitos constitucionais MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ c) Área dos direitos constitucionais ● Garantias constitucionais ● Recursos públicos ● Direitos dos idosos ● Direito dos consumidores ● População imigrante e/ou em situação de rua • Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ● Políticas públicas direcionadas à Família

d) Área da saúde MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ ● Atenção Básica nos municípios ● Serviços e ações do SUS: ▪ Número de leitos ▪ Oferta de especialidades médicas ▪ Doentes mentais e dependentes químicos

e) Área da educação MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO PARÁ ● Planos municipais de educação ● Educação básica ● Evasão escolar ● Cobertura do sistema de educação ● Oferta de creches e pré-escolas ● Qualificação dos professores ● Estrutura para educação especial ● Transporte escolar na zona rural ● Educação para a cidadania

f) Área da infância e juventude MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ f) Área da infância e juventude ● Prostituição, violência sexual e trabalho infantil ● Regionalização das Unidades Sócio-Educativas ● Programas municipais de medidas sócio-educativas ● Rede de atendimento à criança e ao adolescente ● Conselhos Municipais, Conselhos Tutelares e Fundos da Infância

g) Área institucional MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ ● Arrecadação do Estado e Renúncia Fiscal ● Articulação entre o MP, MPs Federais e outros órgãos • Indicadores de outros órgãos • Despesas de pessoal X LRF • Escolha do PGJ ● Ações no Poder Judiciário ● Instrumentos de planejamento: PPA, LDO e LOA • Controle social dos Fundos pelos Conselhos • Implementação das políticas públicas • Comunicação entre o MP e a sociedade • Sobrecarga dos Promotores de Justiça

IDENTIFICAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE PROBLEMAS MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ IDENTIFICAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE PROBLEMAS

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ 1 – Meio Ambiente: agressão ao meio ambiente, regularização urbana e aterros sanitários. 2 – Educação: oferta insuficiente em quantidade e em qualidade. 3 – Violência: Violência rural e urbana, trabalho escravo; drogas e crime organizado. 4 –Direitos Humanos: área de segurança pública (sistema carcerário); direitos constitucionais a grupos hipossuficientes. 5 – Saúde: precário atendimento da saúde pública. 6 – Infância e Juventude: prostituição , trabalho infantil, ações preventivas para situação de risco. 7 – Improbidade Administrativa: uso dos recursos públicos.