Público Escola.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental
Advertisements

CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Programa de Ética e Cidadania
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A Trajetória da Educação Ambiental no Brasil e no Mundo
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
ÉTICA MORAL ETHICA (Latim) ETHOS (Grego)
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
DESENVOLVIMENTO HUMANO
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Aprender ao Longo da Vida
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A Escola e as Mudanças Sociais
PROJETO “reinventando o ensino médio”
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
Conhecendo a Carta da Terra
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
Como podemos educar para a cidadania planetária? Moacir Gadotti.
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
Tecnologia e Educação.
INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE INTERLOCUTORES AMBIENTAIS:
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
ÉTICA, RESPONSABILIDADE E MEIO AMBIENTE Profº André Maia
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
“Por um mundo melhor” é o tema do ano escolhido pelo Expoente. Ele tem por objetivo provocar uma mudança de comportamento em relação ao nosso papel.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
EDUCAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL
“Pensar Globalmente... Agir localmente”
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Educação Ambiental e Contextualização Curricular
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Fortalecimento dos Programas de Educação Fiscal na America Latina PNEF – EUROsociAL – USP-SP Gefe-SP + SME - Diretoria de Orientação Técnica – DOT-G “Seminário.
Ensino Fundamental Objetivos definidos pelos PCNs
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Projeto Meio Ambiente Colégio Sorocaba.
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
Teorias Educacionais.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Política Nacional de Educação Ambiental José Garcia Alves de Lima.
twitter.com/funasa.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Público Escola

Acordos de Convivência Desligar celulares; Participação de todos; Trabalho em equipe; Cumprimento da agenda.

Apresentação da Consultoria / Objetivos do Programa Agenda 1º Dia Abertura; Apresentação da Consultoria / Objetivos do Programa Sensibilizar Sensibilização para a Temática Ambiental Conhecer Princípios da Noção de Educação Ambiental Intervalo Ver e Sentir Apresentação de Vídeo Sobre Impactos Ambientais Sistêmicos Almoço

Agenda 1º Dia Metodologia Ser Integral / Escada da Aprendizagem Temáticas Ambientais Parte 1 Impactos Atmosféricos Coffee Break Temáticas Ambientais Parte 2 Geração e Destinação adequada de resíduos Recursos Hídricos Consumo consciente Atitudes Ecológicas Avaliação do Processo Encerramento

Agenda 2º Dia Pontos que marcaram o dia anterior Vídeo / Análise e Discussão A Educação Ambiental e a Língua Portuguesa/Literaturas Coffee Break Prática de Ensino Paradigmática Almoço Grupos de Prática de Ensino Avaliação do Processo Considerações Finais Avaliação de Reação

Momento de Avaliação - Roda Ambiental

Programa Atitude Ambiental O que é? Um programa de educação ambiental para empregados, contratados e comunidades vizinhas à Vale. Objetivos? Provocar atitudes que ajudem a construir um sistema social mais justo, ambientalmente equilibrado e economicamente próspero, gerando resultados ambientais positivos em nosso dia a dia. Como? Através de treinamentos presenciais e atividades variadas que permitam que todos identifiquem os desafios ambientais existentes dentro e fora da empresa e que compartilhem desses valores e experiências.

Módulo 1 - Conhecer VAMOS CONHECER O QUÊ?

Princípios da Noção de Educação Ambiental Buscando o Conceito Segundo a Lei nº 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando e seu preparo para o exercício da cidadania. No mesmo sentido, os Parâmetros Curriculares Nacionais/MEC definem como um dos objetivos do Ensino Fundamental, que os educandos sejam capazes de se perceber integrantes, dependentes e agentes transformadores do ambiente, identificando seus elementos e as interações existentes entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.

Panorama de Educação Ambiental Concepção de Meio Ambiente   A concepção de Meio Ambiente e de Educação Ambiental adotada neste projeto segue os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Nesta perspectiva, o ser humano, as comunidades e a sociedade são partes integrantes do meio ambiente. A relação com o ambiente, sua proteção, preservação e conservação estão sempre articuladas e vinculadas aos contextos socioculturais.

Contextualização da Educação Ambiental A educação ambiental - conjunto dos processos pedagógicos destinados à difusão de conhecimentos sobre o Meio Ambiente, para a sensibilização e formação de uma consciência que contribua para mudar o estado de espírito, as atitudes, e as ações humanas na construção de um mundo melhor para se viver, agora e no futuro. Pressupõe o envolvimento e o comprometimento de todos em buscar, elaborar e implementar soluções para os problemas ambientais que afetam a vida, o local e a Terra. Concepção interpretada pelo PIEA – Programa Internacional de Educação Ambiental –criado no contexto das conferências realizadas em Belgrado (1975) e Tbilisi (1977), ambas promovidas pela ONU a partir das deliberações emanadas em 1972, da Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente Humano.   No Brasil, as perspectivas sistêmica e holística fundamentam-se a partir do advento da ECO 92, voltadas para o envolvimento da sociedade na construção da sustentabilidade.    

Filme Jornal Nacional 35 anos

Programa Atitude Ambiental Módulo 3: Conviver Munido de conhecimentos e competências, no terceiro módulo o indivíduo compartilha o que aprendeu e é reconhecido pelo seu desempenho, engajando outras pessoas na escalada ambiental. Módulo 2: Ser/Fazer No segundo módulo o objetivo é transformar o conhecimento adquirido em valor, expresso em comportamentos e atitudes que se tornam padrões de desempenho. Módulo 1: Conhecer No primeiro módulo, o indivíduo é apresentado a novos conhecimentos, sendo provocado a refletir sobre eles e compreender a problemática ambiental, associando os conceitos aprendidos à realidade diária. 14

Temáticas Ambientais Impactos Atmosféricos Geração e Destinação adequada de Resíduos Recursos Hídricos Consumo Consciente Atitudes Ecológicas / Sustentáveis

Um Novo Paradigma Viver de forma sustentável - em equilíbrio com o meio ambiente - não é uma questão de estilo, mas de sobrevivência. Sustentabilidade é, portanto, uma palavra-chave na busca de um novo sistema de valores, um novo paradigma civilizatório. TRIGUEIRO, André. Mundo sustentável. São Paulo: Editora Globo, 2005.

O que você aprendeu nesta parte de nosso treinamento? Aprendizados O que você aprendeu nesta parte de nosso treinamento? Como pode aplicar o aprendizado no dia a dia? Como pode continuar se desenvolvendo no assunto?

Momento de Avaliação 18

Obrigado! Desejamos a você e a todos da sua equipe bons frutos do treinamento do Módulo 1 do Programa Atitude Ambiental