Investimentos em Profissionalização e Indicadores de Gestão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Estudando com ProfªSimony
Estudando com Profª Simony
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
A Gestão da Qualidade gerando mudanças
Administração Estratégica
Empresa Privada – Grandes empresas
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Área de Negócios de Exploração e Produção
COMO SER PREFEITO.
PROGRAMA DEC SINDUSFARMA
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Avaliação de vendedores
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Cléo de Lima Tribunal de Contas do Paraná.
Ênfase em Indicadores Março / 2009
COACHING Danielle Dias Fernanda Campos Marcella Carvalho Samilly Diniz.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS Profª. Sônia Veiga.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Formação Profissional IV
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Estratégia Organizacional
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
1 APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL MACEIÓ MISSÃO Atuar nos processos de transferência de Conhecimento Gerencial atualizados e inovadores, visando à.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Seu Agente de Mudança..
Capítulo 1 A administração hoje.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Desenvolvimento de Lideranças
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
SETOR PRIVADO Alavancar a competitividade das Organizações e respectivas Cadeias de Valor SETOR PRIVADO Alavancar a competitividade das Organizações e.
Programa Soluções Tecnológicas
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
‘Objetivo' Desenvolver líderes diferenciados, afinados com todas as técnicas e competências necessárias aos líderes modernos, oferecendo a eles a oportunidade.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
Transcrição da apresentação:

Investimentos em Profissionalização e Indicadores de Gestão Case: Investimentos em Profissionalização e Indicadores de Gestão

Unimed Apucarana Fundação: agosto/1988 (23 anos)

Área de Ação 375 mil habitantes dentro da área de ação

Unimed Apucarana em números 156 médicos cooperados 9 aspirantes a cooperado 15 300 clientes 48 colaboradores 76 recursos credenciados

Estrutura Física Fisioterapia Saúde Ocupacional Área de Mercado Sede

Investimentos em profissionalização e aperfeiçoamento da gestão

2003 Implantação do Programa de Cargos e Salários: Objetivos: Remunerar cada cargo de forma justa e compatível com suas atribuições e responsabilidade e com o mercado, sem causar desequilíbrio interno; Manter os cargos rigorosamente atualizados e avaliados. Metodologia utilizada: PDH – Processo de decisões hierárquicas.

2005 Missão: Planejamento Estratégico: Possibilitar o exercício da profissão médica, de forma liberal, para nossos cooperados, com remuneração digna, oferecendo serviços de saúde de qualidade, gerando tranqüilidade e segurança para nossos clientes.

Visão Ser uma empresa com: Resultados financeiros que garantam sua sustentabilidade no longo prazo; Cooperados conscientes da ação cooperativa e comprometidos enquanto donos do negócio, tendo fidelidade para com a cooperativa, com remuneração digna, prestando serviços de saúde com qualidade; Posicionamento líder de mercado; Clientes satisfeitos e fiéis, utilizando a medicina preventiva, co-gestores dos custos; Parcerias sólidas com os prestadores de serviços; Equipe capacitada e atualizada permanentemente para administração e operação; Compromisso socialmente responsável pedante a comunidade.

Valores: 1. Ajuda mútua e responsabilidade 2. Democracia 3. Igualdade 4. Solidariedade 5. Honestidade 6. Transparência 7. Responsabilidade Social

2006 Implantação do Programa de Gestão por Competências; Início do Programa de Relacionamento com Cooperados; Projeto 5S: Base para os projetos futuros de qualidade; Processo de organização do local de trabalho para mantê-lo limpo e arrumado, bem como manter condições de saúde, higiene e auto disciplina necessária para se realizar um trabalho com qualidade.

2008 Mapeamento de Processos: Mapeamento do Macro Processo: Identificação e mapeamento de processos críticos:

Competências Essenciais Reformulação do Programa de Gestão por competências: Identificação das competências essenciais do negócio: O que a Unimed Apucarana faz de melhor (diferencial). Retenção do cooperado; Relacionamento com clientes (latente); Prevenção em saúde e Qualidade de vida (latente). Competências Essenciais

Competências humanas: Relacionadas ao perfil pessoal e comportamental; Requisito mínimo para adaptação à cultura e aos valores organizacionais; Presente em todos os níveis da organização; Manifestadas através de diferentes evidências comportamentais. Competências Humanas Espírito de Equipe Flexibilidade Proatividade

Competências Funcionais: Relacionadas ao perfil profissional dos cargos; Conceituadas conforme nível de responsabilidades e complexidade; Necessária ao cumprimento de atribuições Manifestada através de diferentes evidências comportamentais. Competências Funcionais Cargos gerenciais: Visão Sistêmica Liderança Tomada de Decisão Foco do Cliente Coordenadores/Encarregados: Análise e Planejamento Liderança Foco do Cliente

PDG – Programa de Desenvolvimento Gerencial: Programa dirigido às reais demandas das lideranças nos diversos níveis da cooperativa para que os objetivos estratégicos fossem alcançados. Objetivos : Aprimorar competências para provocar e liderar mudanças na estrutura organizacional; Desenvolver atitudes e comportamentos que influenciam o desenvolvimento e a gestão da equipe, e como utilizá-las para melhor atingir os resultados operacionais; Conhecer e exercitar ferramentas eficazes de Liderança e Gestão de Pessoas; Formar um perfil de líder, alinhado às necessidades e cultura da organização, com o desenvolvimento de diferenciais que se reflitam nos resultados.

2008/2009 Desenvolvimento e implantação do Programa de Educação Continuada: Criação de trilha de desenvolvimento para todos os públicos (cooperados, colaboradores, prestadores, secretárias e representantes comerciais). Exemplos de ações desenvolvidas com os cooperados: MBA Gestão Empresarial para Diretores e Conselheiros; Encontros de Soluções Corporativas: Reuniões conjuntas dos conselhos estatutários da cooperativa (Administração, Técnico e Fiscal) com equipe de gestores e diretoria.

2009 Reforma Estatutária e do Regimento Interno Criação da figura do aspirante a cooperado PFA – Programa de Formação do Aspirante

2010 Pesquisa de Mercado: Objetivo: Planejamento e execução de pesquisa quantitativa – junto a clientes potenciais, pessoa física e pessoa jurídica – para avaliar o potencial de mercado para planos de saúde, nas principais cidades da área de ação que são: Apucarana, Jandaia do Sul, Ivaiporã e Faxinal. As informações obtidas por meio das pesquisas possibilitaram detectar e analisar tendências, riscos e oportunidades que contribuiram para o embasamento estratégico das ações de marketing e comunicação da Unimed Apucarana.

Revisão do Planejamento Estratégico: Pesquisa inicial com todos os cooperados; Reuniões com Diretoria e Conselhos; Reuniões de trabalho com líderes de setores; Workshop com todos os colaboradores.

Revisão do Planejamento Estratégico - Etapas: Sensibilização e treinamento para Estratégia e BSC (Colaboradores e Cooperados); Diagnóstico Corporativo; Análise de Ambiente; Identidade Organizacional e Diretrizes Estratégicas (Missão, Visão e Valores); Construção do BSC (temas e objetivos estratégicos); Criação do novo mapa estratégico (Definição de Objetivos, Metas e Indicadores). Desdobramento dos objetivos estratégicos.

Missão Cooperar para fornecer com excelência soluções em saúde, de forma ética, inovadora e sustentável.

Visão Ser referência nacional na gestão da cadeia de suprimentos de serviços em saúde.

Valores 1. Ajuda mútua e responsabilidade 2. Democracia 3. Igualdade 4. Solidariedade 5. Honestidade 6. Transparência 7. Responsabilidade Social

– Revisão do Programa de Carreiras Cargos e Salários e Readequação da Estrutura Organizacional: O Plano de Carreira, Cargos e Salários da Unimed Apucarana foi revisto e reformulado. Os cargos da organização foram identificados, avaliados e classificados e definida a estruturação de carreira com cargos de acordo com a natureza das atividades e agrupados em quatro eixos: i) Auxílio: auxiliares em geral (tarefas de menor complexidade); ii) Sistematização e organização: assistentes (organização e sistematização dos processos operacionais; iii) Análise: analistas e técnicos; iv) Gestão: líderes, coordenadores e gerentes.

ORGANOGRAMA UNIMED APUCARANA MAIO/2008

ORGANOGRAMA UNIMED APUCARANA - ATUAL

Prêmio Performance de Gestão do Estado do PR: Unimed Apucarana é premiada como a singular Performance Geral durante o SUESPAR 2010 A premiação é concedida pela Federação das Unimeds do Paraná, desde 2006, em reconhecimento aos esforços e avanços em gestão alcançados pelas singulares do Estado. Performance Geral (Apenas 1 singular independente do porte): Índice de crescimento; Gestão de custos com responsabilidade social e; Índice de repasse aos médicos cooperados. Índice de liquidez corrente, em dezembro de 2009; Sobras sem receitas financeiras do exercício de 2009.

Indicadores de Gestão

Evolução da Carteira

Crescimento da Carteira de clientes

Remuneração do Cooperado

Remuneração do Cooperado

Remuneração do Cooperado

Distribuição dos Custos

Distribuição dos Custos (%)

Sinistralidade ao longo dos anos 2010 – Sinistralidade impactada pela constituição adicional da Peona com recursos da Reversão da Provisão de Risco e impactos da adaptação à IN 32 (reconhecimento dos eventos no ato da apresentação)

Indice de Liquidez

Evolução das Sobras

Sobras Distribuidas Aos Cooperados

Dr. José Eduardo Rupolo Presidente diretoria@unimedapucarana.com.br (43) 3420 8500