Pesquisas de Mercado e a Imagem da Administração Pública 2o Encontro Nacional de Assessores de Comunicação de Prefeituras São Paulo – Agosto de 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
O QUE É PROJETO? Conjunto de informações sistemáticas e racionalmente orientadas que nos permite estimar custos e benefícios de um determinado investimento,
Proposta da Rede Nacional Primeira Infância
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Estratégicos de Líderes Educação FEBRABAN Quatro Escolas Financeira
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
SÉCULO XX.
dos serviços/processos
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Modelo Genérico do Comportamento de Compra
COMP HUM NAS ORG - Aula 01 (2008)
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Fase 2: Diagnóstico dos Públicos
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
Campanhas eleitorais abril 2012.
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
Gestão por resultados orientada por princípios de Direitos Humanos
CORRUPÇÃO NA POLÍTICA: ELEITOR VÍTIMA OU CÚMPLICE?
Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012.
Pesquisa CEBDS - Market Analysis sobre Desafíos Urbanos e as Mudanças Climáticas.
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Talentos para Inovação
Pesquisa de Mercado A mais poderosa ferramenta de marketing.
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
Formação Profissional IV
IBOPE Opinião Como Avaliar a Administração Pública ou o que uma boa informação pode fazer pelo seu município Silvia Cervellini.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESTUDOS DE CasO ILUSTRAndo O UsO DOS MÉTODOS MISTOS
Aula 2 – Elementos necessários para a Avaliação Econômica
ENCONTRO DE GESTORES ESCOLARES
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
FMU PROFESSORA: SANDRA MARA TENCHENA FERRAMENTAS DE MARKETING
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Política Educacional Brasileira
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
PESQUISA DE MARKETING Prof.Ms. Gilberto Zardo.
Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MERCADO.
Processos Administrativos Aula 1
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo I História.
PESQUISA DE MARKETING – Edição Compacta 1 Professor Pesquisa de Mercado – Pós e Graduação Administração Estratégica - Graduação Mídias Digitais – Pós-graduação.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
A Construção do Plano de Negócio
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
MARKETING SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DE MARKETING 1.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
ANÁLISE SWOT 1.
P rograma de Educação Fiscal “Se por ventura um dia ouvirem falar de mim, tenham a certeza de que não será em vão. A Educação perpassa as fronteiras de.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Administração Conceito:
ESTRATÉGIA DE EMPRESAS NEC BRASIL fev/2005 Prof. Ms. Delmário
Transcrição da apresentação:

Pesquisas de Mercado e a Imagem da Administração Pública 2o Encontro Nacional de Assessores de Comunicação de Prefeituras São Paulo – Agosto de 2008

Pesquisa e Marketing

Coletar, descrever e interpretar dados gerando informações e conhecimento Aplicação de técnicas e procedimentos científicos para estudar o ser humano enquanto consumidor e cidadão Para facilitar o processo de tomada de decisões, reduzir riscos e antecipar o futuro O que é Pesquisa de Mercado?

“A Pesquisa de Mercado é a função que liga o Consumidor ao Marketing através da Informação. Informação usada para identificar e definir problemas e oportunidades: gerar, refinar e avaliar as Atividades de Marketing, monitorar o desempenho e aperfeiçoar o entendimento de Marketing como um processo. A Pesquisa de Mercado especifica a Informação necessária para a Solução dos problemas de Marketing, projeta o Método, gerencia e implementa o Processo de Coleta de Dados, analisa os resultados, comunica os achados e suas implicações” A Pesquisa de Mercado especifica a Informação necessária para a Solução dos problemas de Marketing, projeta o Método, gerencia e implementa o Processo de Coleta de Dados, analisa os resultados, comunica os achados e suas implicações” Fonte : American Marketing Association (transcrito da palestra de Magali Freire para ABA) Pesquisa e Marketing O que é Pesquisa de Mercado?

DIAGNÓSTICO AVALIATIVO VALIDAÇÃO DIAGNÓSTICO + ESTRATÉGICO - TÁTICO + TÁTICO - ESTRATÉGICO - ESTRATÉGICO + ESTRATÉGICO - TÁTICO ANALISEDASITUAÇÃO PRODUTOCOMUNICAÇÃO MONITORAMENTO PERFORMANCE SISTEMA DE APOIO DE DECISÕES DE MARKETING CONCEITOCATEGORIA Pesquisa e Marketing

O QUE PRECISA: Conceito de Comunicação Caminhos criativos Execução do filme (preferencialmente na fase não finalizada) METODOLOGIAS/TÉCNICAS: Pesquisas qualitativas Pesquisas qualitativas Discussões em Grupo Discussões em Grupo Entrevistas exploratórias Entrevistas exploratórias Pesquisas quantitativas Pesquisas quantitativas AdDeveloper AdDeveloper LINK Test (MB), NEXT TV- IPSOS-ASI, AdVantage- GFK,etc LINK Test (MB), NEXT TV- IPSOS-ASI, AdVantage- GFK,etc Pesquisas de Comunicação Pesquisa e Marketing

O QUE PRECISA: Tracking de Comunicação e marcas Efeitos da comunicação e demais atividades de marketing Imagem e posicionamento Equity das marcas Comportamento do consumidor- Consumo efetivo da marca no lar e no varejo SWOT analysis METODOLOGIAS/TÉCNICAS: Trackings e Monitoramentos Contínuos e em ondas – ATP (MB), Market Mind (GFK), IPSAM, etc Pesquisas de Hábitos atitudes e imagem (U&A) Pesquisa de Equity – BrandDynamics (MB), Perceptor (Ipsos), Equity Engine (RI), etc Desk Research Paineis de consumo e varejo (LatinPanel e Nielsen) Monitoramento de Performance Pesquisa e Marketing

Pesquisa e Democracia

Exercício da democracia é essencialmente uma via de mão dupla, onde a opinião pública informa/forma os representantes e também é informada/formada por eles. Pesquisas de opinião são poderoso instrumento para ajudar esse processo a fluir. Pesquisa e Democracia

O que é Opinião Pública? Conceito abrangente “Opinião Pública como a expressão de modos de pensar de determinados grupos sociais ou da sociedade como um todo (que pode ser delimitada em municípios, estados, regiões ou países) a respeito de assuntos de interesse comum em um dado momento.” (1) In Figueiredo e Cervellini, O que é Opinião Pública Pesquisa e Democracia (1)In Figueiredo, Rubens e Cervellini, Silvia; O que é Opinião Pública, Coleção Primeiros Passos, Editora Brasiliense.

Lippman e Key: teóricos da Opinião Pública Representante Pesquisa! Pesquisa e Democracia

Em 2006, ano eleitoral “pós-Mensalão”, IBOPE Opinião realizou o estudo “Corrupção Política: eleitor vítima ou cúmplice?”, com as seguintes conclusões: 1.Julgamento dos eleitores brasileiros sobre a conduta ética dos políticos é pior do que sobre a população em geral e muito pior do que o que dizem sobre si mesmos (Third person effect). 2.Sete em cada dez eleitores brasileiros declaram cometer algum tipo de prática antiética na sua vida cotidiana (13 itens testados). 3.Três em cada quatro eleitores brasileiros declaram que cometeriam pelo menos um tipo de corrupção política (13 itens testados) se tivessem a oportunidade. Pesquisa e Democracia Bobbio: “(…) o que torna moralmente ilícita toda forma de corrupção política (deixando de lado o ilícito jurídico) é a fundamentadíssima presunção de que o homem político que se deixa corromper colocou o interesse individual à frente do interesse coletivo…E assim fazendo, faltou ao dever de quem se dedica ao exercício da atividade política.”

Pesquisa e Imagem da Administração Pública

Avaliação: Acesso e Satisfação com Serviços Públicos, Manutenção dos Espaços Públicos, Informação ao Cidadão  Aspectos Tangíveis = Experiência = “Produto” AVALIAÇÃO + PERCEPÇÃO TANGÍVEL + INTANGÍVEL Imagem da Administração Pública: dois aspectos Percepção: Afinidade com propostas/linhas de atuação/prioridades, Postura e Relação com o Cidadão, Comunicação Institucional  Aspectos Intangíveis = “Marca”

Indicadores da Cidade de São Paulo (Resumo - Médias) Base: A cidade como um todo Serviços essenciais Serviços de limpeza Locomoção Urbanização e meio ambiente Inclusão e Cidadania Atividade econômica/ emprego, carreira Numa escala de 1 a 10, em que 1 significa que o(a) sr(a) está totalmente INSATISFEITO(A), e 10 significa que o(a) sr(a) está totalmente SATISFEITO(A), que nota o(a) sr(a) daria para: Atividades culturais e de lazer

Serviços Essenciais Educação Pública % Base: Escola pública Creche pública Transporte escolar público Média % Tem próximo de casa 10 1 Totalmente satisfeitoTotalmente insatisfeito Base: ,9 < Serviço de Educação pública

Serviços Essenciais Educação Pública Gostaria de saber se o(a) sr(a) ou pessoas de sua família utilizaram nos últimos 12 meses: Creches Educação Infantil Ensino fundamental Ensino Médio Ensino de jovens e adultos Educação especial % 56% utilizaram pessoalmente ou alguém da família utilizou algum serviço de Educação Pública

% Média 8,4 > 7,3 > 7,0 > 6,9 > 6,6 > Serviços Essenciais Educação Pública 10 1 Totalmente satisfeitoTotalmente insatisfeito QUALIDADE DO SERVIÇO (Somente para quem usou pessoalmente ou alguém da família utilizou o serviço nos últimos 12 meses) Ensino Fundamental Educação infantil Ensino Médio Ensino de Jovens e Adultos Educação especial Creches

Pesquisa e Imagem da Administração Pública Marca da Administração Pública Se perguntarmos para qualquer cidadão brasileiro, de norte a sul do país: “Combate à fome e à miséria.” “Redução de desigualdade social.” Qual é a marca do Governo Lula? Raro uma administração pública conseguir tal clareza  relevância + “produto” + informação + comunicação Proximidade com “o povo”

Relevância: Deskresearch e Benchmarking (dados secundários), Agenda atual (quantitativa) e latente (qualitativa), Hábitos e Atitudes (quali e/ou quanti). Produto: Levantamentos Sócio-Econômicos (mensurando demanda), Testes de Conceito, Satisfação com Serviços, Avaliação de programas. Informação: Hábitos de mídia e fontes de informação para o tema específico, Pré-teste de formato e conteúdo, Usabilidade de Sites, Pós-testes/avaliação de recall e retenção. Comunicação: Hábitos de mídia e afinidade com meios/ programas, Diagnóstico de Imagem, Teste de Conceito, Pré-teste de formato e conteúdo, Monitoramento de Imagem e de impacto da comunicação. Pesquisa e Imagem da Administração Pública Como a Pesquisa ajuda?

MAS NADA DISSO ADIANTA, SE NÃO HÁ A MATERIA PRIMA DE UMA BOA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Pesquisa e Imagem da Administração Pública VISÃO DE FUTURO, LIDERANÇA CONVICÇÃO SOBRE PORQUE, ESSENCIALMENTE, SE ESTÁ ALI NAQUELA POSIÇÃO

Obrigada! Silvia Cervellini