GESTÃO E EMPREENDEDORISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Comercial
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Planejamento Estratégico de Marketing
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
Por que constituir uma organização de terceiro setor?
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Sistema de Informação Global
Prof. Antonio Carlos Guil
Cronograma de Trabalho Orgalent-e
GESTÃO ESTRATÉGICA Vitor AugustoKoch.
ANÁLISE SWOT Análise Interna Análise Externa
Processo Administrativo
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico AULA 4 Fevereiro/2011
Planejamento de Campanha – A2
Planejamento de comunicação.
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
Planejamento Estratégico 2 1 PE 01 ESTRATÉGIA OPERACIONAL: definindo a direção Prof. Luciel Henrique de Oliveira
PLANEJAMENTO M I METODOLOGIA: S Ã O RESULTADOS AMBIENTE EXTERNO
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Plano de Desenvolvimento da Escola
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Diagnóstico e Planejamento como Instrumental Normativo
FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI
PROGRAMA DE EXCELÊNCIA
Software de Gestão Estratégica
PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
ESTRUTURA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento estratégico.
ESTRATÉGICO, TÁTICO e OPERACIONAL
Planejamento estratégico de carreiras
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna
Introdução Partindo-se do pressuposto que existem diversas metologias que podem ser seguidas na elaboração e implementação do planejamento estratégico,
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - EAD
PLANEJAMENTO DE MARKETING.
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico
O PLANO DE MARKETING.
Profª. Selma Maria da Silva
Professora: Vanessa de Cássia
O QUE É PLANEJAR? “Processo gerencial de formulação de objetivos para a seleção de programas de ação para execução; Levar em conta as condições internas.
Prof. Dra Anna Cristina Barbosa Disciplina: Teoria do Planejamento e Controle Processo Estratégico ANÁLISE DO AMBIENTE Macroambiente.
Função Planejamento GUI I
Aula 7 Processos Administrativos
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento de Marketing
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA
Auto-Diagnóstico da Gestão do Design
PLANEJAMENTO Prof. Alessandro.
PROFESSOR RUBENS DE FRANÇA
Planejamento e Estratégia
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 3 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Gestão Estratégica de Negócios
ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM
Planejamento Organizacional : A complexidade e a instabilidade observadas na sociedade contemporânea exigem das empresas a busca da excelência em seus.
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial Ênfase em Marketing Disciplina: Marketing.
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.
PLANO DE NEGÓCIOS Plano de Marketing.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO E EMPREENDEDORISMO Atividade extra- sala: leitura-reforço dos módulos 1 e 2 da apostila correspondente a assuntos que foram e/ou deveriam ser abordados em aulas anteriores.

GESTÃO E EMPREENDEDORISMO UNIDADE II Módulo 3. Planejamento – página 11

UNIDADE II Módulo 3. Planejamento Três tipos de decisão: Definir o objetivo Definir um ou mais cursos de ação Definir meios de execução

UNIDADE II Módulo 3. Planejamento Três tipos de decisão: Definir o objetivo O que pretendemos realizar? Diferenciar Objetivo de Meta: Meta: requer quantificação e prazo

UNIDADE II Módulo 3. Planejamento Três tipos de decisão: 2. Definir um ou mais cursos de ação Quais passos deveremos programar para chegar ao que pretendemos realizar? Estabelecer CRONOGRAMA com determinação de responsáveis, metas , prazos e previsão de checagem.

UNIDADE II Módulo 3. Planejamento Três tipos de decisão: 3. Definir meios de execução Definir os processos e as ferramentas que serão utilizadas .

UNIDADE II Módulo 3. Planejamento Considerar os planos: Operacional ( rotinas) Tático ( previsões de curto prazo) Estratégico ( médio/longo prazo) Comparação com planos de um time de vôlei: Rotinas de treinamento Detalhar a tática para vencer determinado jogo Traçar as estratégias para vencer o campeonato

UNIDADE II Módulo 3. Planejamento O Planejamento irá definir qual a direção que a empresa adotará e a forma de competir com outras empresas no mercado D = Direção: Para onde vamos? U = Unidade: Vamos juntos? C = Consistência: Vamos juntos sempre?

UNIDADE II Módulo 3. Planejamento Planejar para competir Duas leis de All Ries Lei da Liderança: Planeje a sua empresa não apenas para ser a melhor; planeje-a para ser a 1ª. Lei da Categoria: Se sua empresa não for a primeira no mercado, crie uma categoria em que ela seja a primeira.

UNIDADE II Módulo 3. Planejamento Processo de elaboração de um plano estratégico: Análise da Missão Análise externa: oportunidade e ameaças Análise interna: pontos fortes e pontos fracos

UNIDADE II Módulo 3. Planejamento Processo de elaboração de um plano estratégico: MISSÃO: para que existimos? VISÃO: que diferença queremos causar? VALORES: do que não estamos dispostos a abrir mão para chegar lá? ESTRÁTÉGIA: para onde deveremos ir e o que vamos fazer para chegar lá?

UNIDADE II Módulo 3. Planejamento ANÁLISE SWOT ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO

UNIDADE II Módulo 3. Planejamento Vivemos em uma realidade onde estamos afogados em INFORMAÇÃO, mas continuamos a ter sede de CONHECIMENTO.