Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Recursos Humanos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

Conceitos e objetivos da Gestão de Pessoas
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
ARH como processo, Políticas e Objetivos
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
HISTÓRICO DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS.
GESTÃO COM PESSOAS Profa. Msc. Fátima Frayha.
Empresa Privada – Grandes empresas
“A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo”
H I S T Ó R I C O Lei Eloy Chaves (origem do sistema previdenciário e de assistência médica no Brasil - Caixa de Aposentadoria e Pensão -Estrada.
Desempenho das pessoas sendo fundamental para os resultados do negócio
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
SAÚDE ENFª Esp. Mª das Mercês A. Mota.
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Projeto de Gestão de Crise
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Gestão da Qualidade – Motivação
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
As Três Eras da Administração do Século XX Era Clássica 1900 – 1950
Repensando a Logística
MUNDO DO TRABALHO.
Introdução à Teoria Geral da Administração
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Administração de Recursos Humanos II
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
V ENFOC UNINTER Profª Ana Maria Olivo Prof. Luiz Boschilia
Sociologia: Professor Tiago Amorim
FAC SÃO ROQUE Curso:. Administração Turma:. Adm 5 - A Ano/semestre:
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
REFORMA SANITÁRIA.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Seu Agente de Mudança..
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SUSTENTÁVEL
A Evolução Histórica do RH nas Organizações
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
Gestão Com Pessoas.
REGIME DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Resistências a Mudanças
As mudanças e transformações na função de RH
Universidade Corporativa Procenge
Gestão de Pessoas: atuais e futuras demandas
Créditos: Profª Sônia Portes.  O que significa?
Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Módulo I – A Evolução Conceitual do Marketing
Cidadania. Cidadania Civil: liberdades individuais (liberdade de ir e vir, liberdade de imprensa, direito à propriedade, direito à justiça). Instituição.
GESTÃO EMPRESARIAL.
Políticas de Saúde no Brasil
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL UM BREVE HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO SUS NO BRASIL.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Santana do Livramento. A Evolução do Pensamento em Administração 2.1 – Teorias em administração 2.2 – Organizar e administrar como práticas seculares.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE PESSOAS
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Recursos Humanos em contexto de mudanças” Apresentação: Diva Aoki Ass. Técn. Planej. de Ações de Saúde Rita Kietis Diretor Técnico de RH

Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Recursos Humanos - Apresentação das palestrantes - Apresentação do grupo - Apresentação do cronograma 2009 e da proposta de hoje - Objetivos

Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Recursos Humanos Marcos históricos da Saúde no Brasil: 1923 - Lei Eloy Chaves: a criação de Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs) nas empresas ferroviárias Entre 1934 e 1945 surgiram os Institutos de Aposentadorias e Pensões de diversas categorias (marítimos, bancários, da estiva, comerciários, industriários e dos transportadores de carga), os IAPs garantiam também a prestação de assistência médica p/ seus filiados e dependentes. 1953 – Criação do Ministério da Saúde 1960 - Lei Orgânica da Previdência Social – criada para diminuir a disparidade existente entre as categorias profissionais e a unificação da previdência, uniformizou as contribuições e os planos de benefícios dos diversos institutos. 1966 – Criação do INPS que reuniu em uma mesma estrutura seis Institutos de Aposentadorias e Pensões até então existentes. 1977 - Sistema Nacional de Previdência e Assist. Social – SINPAS. Criaram-se duas autarquias: INAMPS e IAPAS. O INAMPS passou a prestar assistência médica aos servidores civis da União, aos trabalhadores urbanos e aos trabalhadores rurais. 1979 – Realização do I Simpósio sobre Política Nacional de Saúde. 1986 – Realização da 8ª Conferência Nacional de Saúde (aberta ao público)

Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Recursos Humanos 1987 - Criado o Programa de Desenvolvimento de Sistemas Unificados e Descentralizados de Saúde dos Estados – SUDS que visava a consolidação e o desenvolvimento qualitativo das ações integradas de saúde, descentralizando as atividades do INAMPS. 1988 - Promulgada a nova Constituição, dá-se origem ao conceito de Seguridade Social. 1990 – Criação do Instituto Nacional de Seguro Social – INSS, autarquia federal, mediante a fusão do INPS e do IAPAS, e o deslocamento do INAMPS para o Ministério da Saúde. A Lei Orgânica da Saúde (Lei 8080/90) que criou o Sistema único de Saúde – SUS. 1992 - Lei Complementar nº 674 que Institui Plano de Cargos, Vencimentos e Salários para a Secretaria da Saúde de SP e Autarquias a ela vinculadas e institui o Sistema de Gratificações da Saúde. 1993 - Lei Complementar nº 712 que Institui Plano Geral de Cargos, Vencimentos e Salários para os servidores de SP das classes administrativas. 2007 – Lei Complementar nº 1010 que cria a São Paulo Previdência - SPPREV, entidade gestora do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos - RPPS e do Regime Próprio de Previdência dos Militares do Estado de São Paulo – RPPM. 2008 - Lei Complementar nº 1080 que institui Plano Geral de Cargos, Vencimentos e Salários para os servidores das classes administrativas de SP. 2009 – temos cadastrados no banco de dados 662 mil servidores estaduais em São Paulo com 860 regras diferentes para calcular salários e descontos. São 69.000 na Secretaria de Estado da Saúde.

Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Recursos Humanos Mudança de paradigmas À medida em que a sociedade vai evoluindo com novas descobertas científicas e adoção de novas filosofias, as verdades absolutas vão deixando de se tornarem irrefutáveis no nosso intelecto. A esta mudança chama-se “Mudança de Paradigma”, a qual nos permite conceber novas hipóteses de vida.

Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Recursos Humanos O que é Trabalho? O trabalho é, desse modo, o esforço realizado, e também a capacidade de reflexão, criação e coordenação. Nas sociedades européias, depois da Idade Média, a idéia do trabalho regular se impõe aos poucos. É o início do Capitalismo. Essa nova concepção vai além da atividade agrícola marcada pelos ciclos da natureza. À medida que se aprofundam as relações típicas da sociedade capitalista, ocorre a valorização do capital, com a transformação de insumos em produtos, em mercadorias e em lucros. A palavra trabalho deriva do latim tripalium, objeto de três paus aguçados utilizado como instrumento de tortura e na agricultura. Da idéia de “sofrer” passou-se à de “esforçar-se”, “lutar” e, enfim, a transformação da natureza em produtos ou serviços, portanto em elementos de cultura.

Revolução Industrial (século XVII) Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Recursos Humanos Revolução Industrial (século XVII) Os donos do capital se apropriam dos meios de produção, o que significa que eles compram, com salários, a força de trabalho. As longas jornadas são definidas pelo capital e perdem a relação natural com o movimento da Terra, com as estações do ano ou clima. As pequenas oficinas onde se produziam os artefatos vão perdendo espaço para o surgimento das fábricas. As guildas ou as corporações de ofício, que reuniam mestres e artesãos, começam a tomar a forma dos primeiros sindicatos. Fábrica é o lugar onde os trabalhadores eram reunidos para executar diferentes tarefas para produzir uma mercadoria. Das oficinas às fábricas chega-se à manufatura, e logo aos sistemas de máquinas, à automação, às grandes fábricas capazes de produzir algo complexo do seu início até a operação final sob o comando do capitalista, representado pelo capataz ou feitor.

Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Recursos Humanos Quem é o trabalhador?

Refletindo sobre o Mundo do Trabalho Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Recursos Humanos Refletindo sobre o Mundo do Trabalho Quebra de barreiras culturais: globalização Reestruturação produtiva: sofisticação do mercado (Re) significação do sentido do trabalho na sociedade Incorporação de novos modelos de organização, novas formas de gestão e novas tecnologias Ampliam-se os conhecimentos, são introduzidas outras habilidades e é estabelecida uma maior exigência de interação social e enriquecimento técnico.

Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Recursos Humanos Gestão de pessoas Evolução Competência – de 1998 até hoje Foco no desenvolvimento de competências como estratégia Estratégica – de 1985 até 1998 Aumenta o envolvimento dos colaboradores e integra sistemas de suporte Administrativa – de 1965 a 1985 Foco nos indivíduos e nas suas relações (Sindicatos e sociedade) Tecnicista – de 1950 a 1965 Recrutamento, Seleção, Treinamento, Cargos e Salários, Higiene e Segurança do Trabalho Legal – de 1930 a 1950 Leis trabalhistas Contábil – Antes de 1930 Mão de obra comprada, enfoque contábil Administração de RH

Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Recursos Humanos De fato, ao longo das últimas décadas, o RH tem aumentado as suas contribuições para os “negócios”.... Anos 70 80 90 2000+ Relações Industriais Pessoal Parceiro de Negócios Estratégicos Foco nos Sindicatos Negociadores agressivos na linha de frente Aumento das leis de emprego Motivação para incorporar políticas e procedimentos Aumento da globalização do negócio Boom do comércio eletrônico Foco na eficiência do RH e profissionalização Linguagem de RH “privada” Agenda de negócios dinâmica – “Negócios como não usual” Pessoas como discriminadores competitivos Efeito no RH “Consultores” de RH para os negócios “Estratégicos”, “Competência” Força e popularidade Burocratas

Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Recursos Humanos As três principais tendências do ambiente de trabalho Mudanças nos centros de atividade econômica Companhias crescendo em escala e alcance Companhias estão crescendo em escala e buscam alcançar novas fontes de valor além dos seus mercados domésticos Nova classe de consumidores emergentes Mais de 1 bilhão de novos consumidores entrarão no mercado global Oferta e demanda de talentos volátil Oferta e demanda de talentos globais está cada vez mais volátil, novas fontes de talento emergentes Mudanças demográficas (queda na natalidade, aumento da expectativa de vida) estreitando a pirâmide de jovens talentos Geração Y Demografia do mundo ocidental levando ao surgimento da “Geração Y” O valor do capital humano e social está aumentando com o crescimento do conhecimento dos trabalhadores e sua renda O trabalhador do conhecimento Empregados de alta habilidade são o recurso mais escasso Tecnologia como um modo de vida Tecnologia transformando como vivemos e trabalhamos – trazendo novos tipos de empregados com novos tipos de demandas “Perspectivas sobre o papel de RH face às tendências do ambiente de trabalho - Apresentação McKinsey - São Paulo em 05/03/2008.”

Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Recursos Humanos Contexto da sociedade industrial para a sociedade do conhecimento O mundo está mudando.... Revolução Tecnológica A reinvenção do Estado Fortalecimento da democracia Globalização

O Estado precisa se modernizar... Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Recursos Humanos O Estado precisa se modernizar... A principal função do Estado é PROPORCIONAR AOS SEUS CIDADÃOS AS MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA POSSÍVEIS SEM QUALQUER DISTINÇÃO. Para compelir o Estado a CUMPRIR SUA FUNÇÃO é preciso, no caso brasileiro, REESTRUTURAR e MODERNIZAR o próprio ESTADO, a começar pela restrição, ao estritamente essencial, de sua interferência nas áreas da produção, do trabalho e do mercado, e pela expansão, ao limite da competência, de seu apoio à livre iniciativa, sempre buscando eliminar da administração pública a burocracia desnecessária, que é encarecedora de custos, protelatória de resultados e estimuladora de corrupção.

Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Recursos Humanos

Mérito e flexibilidade Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Recursos Humanos Mérito e flexibilidade É prioritária a necessidade da profissionalização do serviço público visando combater a “administração patrimonial” e o nepotismo. Dessa forma, mérito e flexibilidade seriam chaves do desenho institucional dos sistemas de recursos humanos das instituições públicas. É necessário a análise dos processos de trabalho e a adoção de procedimentos flexíveis para que haja facilitação do funcionamento das organizações públicas. A flexibilidade exigiria a incorporação de um conjunto das maneiras de agir diferentemente do paradigma burocrático. Como exemplos, na área de recursos humanos: o banco de talentos, a avaliação de desempenho e a premiação, além do uso de cargos polivalentes. [Francisco Longo (consultor do BID e diretor do Instituto de Direccion y Gestión Pública – Barcelona – Espanha)].

Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Recursos Humanos Resgate da auto-estima do servidor

Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Recursos Humanos Mensagem final “Assim meu erro de amanhã será menor. Não existe prever o futuro sem conhecer o passado. Mudar o passado não dá. Tento mudar o presente, que amanhã já é passado. Porém, há um novo dado na previsão do meu futuro, que aponta na direção do que eu acho certo hoje.” [André Ramos]

Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Recursos Humanos

Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Recursos Humanos Desesperar Jamais Ivan Lins Composição: Ivan Lins / Vitor Martins Desesperar jamais Aprendemos muito nesses anos Afinal de contas não tem cabimento Entregar o jogo no primeiro tempo Nada de correr da raia Nada de morrer na praia Nada! Nada! Nada de esquecer No balanço de perdas e danos Já tivemos muitos desenganos Já tivemos muito que chorar Mas agora, acho que chegou a hora De fazer Valer o dito popular Desesperar jamais Cutucou por baixo, o de cima cai Desesperar jamais Cutucou com jeito, não levanta mais