Análise administrativa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fernando Augusto Silva Marins
Advertisements

ESTUDO E ANÁLISE DO TRABALHO
Consultoria Empresarial
Gestão de Recursos I– Parte 2 Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
FASES DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL.
Metodologia Científica
Sérgio Elias Vieira Cury
O, S & M, O QUE É ? ORGANIZAÇÃO ANALISTA DE O, S & M SISTEMAS MÉTODOS.
Adélia Barros Requisitos Adélia Barros
ANÁLISE ADMINISTRATIVA
ANÁLISE ADMINISTRATIVA
Implementação de Sistemas
CONSULTORIA EMPRESARIAL
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 14
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 11
Como Desenvolver Sistemas de Informação
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Coordenador de Curso Profa. Márcia Nome: Alexandre Violin Garcia
Helpdesk-3 A partir deste ponto você conhecerá os inovadores conceitos de nossa solução. Tecle Enter para Avançar ou Esc para Sair.
Agentes de Desenvolvimento Cooperativo
Auditoria da Qualidade
A Importância da Educação Continuada
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Semana 11 – Planejamento Estratégico em RH
Qualidade de Produto de Software
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Diagnóstico Empresarial
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Levantamentos de dados Desenho do Projeto
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Organização, Sistemas e Métodos
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
ANÁLISE ADMINISTRATIVA
Planejamento Estratégico
Fluxograma Prof. Ariana Barra.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Coordenação de Pessoal Técnico-Administrativo A UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE E O DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO.
Unidade III Fluxogramas
PROCESSOS DE TREINAMENTO
Instrumentos de Levantamento de Informação
Unidade III Técnicas de Investigação
ANÁLISE ADMINISTRATIVA PROFESSORA BETH. ANÁLISE ADMINISTRATIVA É um processo de trabalho dinâmico e permanente, que tem como objetivo efetuar diagnósticos.
Unidade VI Técnicas de Documentação: Manuais Administrativos
Disciplina O&M / Professora Beth
Capítulo 1 A administração hoje.
FERRAMENTAS DE MARKETING
Formulários OSM II – UFF – 2010
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
OSM Organização, Sistemas e Métodos
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Organizações, Sistemas e Métodos (OSM)
Elaboração e Análise de Projetos
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
Certificação e Auditoria
Tribunal de Contas do Estado da Bahia DIÁLOGO PÚBLICO: FISCALIZAÇÃO DE DESPESAS COM PESSOAL PAINEL: DISSEMINANDO BOAS PRÁTICAS DA ÁREA DE FISCALIZAÇÃO.
Formulários.
Aula 11/10 – ANÁLISE ADMINISTRATIVA
Organização, Sistemas e Métodos
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Controle da Qualidade Total
VISÃO TRADICIONAL E POR PROCESSOS
Principais atribuições de um Analista da Qualidade

Estágio Supervisionado II Curso de Administração 2ª/2010
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Transcrição da apresentação:

Análise administrativa Ariel Uff 2010 OSMII - Itaperuna

Análise administrativa Conceito Processo de trabalho Efetuar diagnósticos situacionais das causas e estudar soluções integradas para problemas administrativos. Momentos Diagnóstico Intervenção

Quadro pg 286 cury

Condições ótimas Apoio da administração estratégica Diretrizes gerais, escopo e limitações Perspectiva global da empresa Integração dos objetivos organizacionais e das necessidades individuais Considerar a organização um sistema aberto

Aplicações da análise Aprovar uma estrutura organizacional Permitir uma reorganização da estrutura – funcional. Desenvolver equipes; identificação das políticas organizacionais etc. Identificar conflitos organizacionais e planejar soluções. Avaliar pesquisas organizacionais- retroalimentação

Aplicações da análise Implantar novas técnicas gerenciais e operacionais. Levantar necessidades de treinamento. Contribuir na implantação de práticas administrativas aperfeiçoadas, para criação de: planos de organização; instruções de trabalho; manuais etc. Simplificação e racionalização do trabalho. Alocação de recursos; layout; formulários. Realizar análise profissiográfica

Responsbilidades do analista Promover uma metodologia contínua que possa ser seguida na realização do estudo. Tipificar os estudos e suas dificuldades.

Superando as dificuldades Contatos iniciais Informar o público alvo Estruturar o processo de diagnóstico e posterior iintervenção de forma a obter cooperação e comprometimento. Emitir relatórios periódicos sobre a evolução. Tornar o processo rápido. Atingir a cultura organizacional.

Programa de trabalho Fase I – Diagnóstico situacional das causas Levantamento Crítica do levantamento Fase II – Estudo da solução dos problemas Plnejamento da solução Crítica do planejamento. Fase III – implementação das mudanças Implemntação Controle dos resultados

Levantamento Revisão bibliográfica Questionário Entrevistas Instrumentos escritos internos e externos. Questionário Tempo escasso; tratamento estatístico das informações; grande distância geográfica para entrevistas. Entrevistas Memória organizacional; conhecer as competências. Observação Pessoal Comparação das informações obtidas com a realidade dos fatos sob análise. Permite a proposição de novos estudos a partir de necessidades auditadas e ou percebidas.

Estratégia de levantamento Iniciar pelas rotinas mais importantes. A revisão das rotinas importantes afetará as secundárias Sempre definir o objetivo ou finalidade da rotina. Iniciar a análise por gráficos – fluxogramas. Trabalhar somente com casos reais. Trabalhar com realtórios e todos os formulários que integram as rotinas. Passar por todos os postos de trabalho e ouvir cada operador separadamente.

Estratégia de levantamento Verifique cada execução de trabalho minusciosamente incllusive quanto aos arquivos e documentação pertinente. Concentre-se na rotina obsevada sem deixar de examinar as providências relativas a casos especiais. Procure estabelecer umambiente amistoso, profissional,simpático e impessoal. Durante a conversa de cada operador, pergunte: De quem ele recebe o trabalho? Como ele recebe o trabalho? O que faz exatamente? Como ele passa o trabalho? Para quem ele passa o trabalho? Anote caso surjam idéias durante as entrevistas Elabore um fluxograma da rotina existente

Crítica do levantamento Fornece base para exame e discussão Faz uso das boas idéias e práticas existentes Reduz a possibilidade de ignorar atividades essenciais. Auxiliará na redação de mauais e procedimentos. Se não permitir a solução dos problemas devido a falhas ou omissões – refazer.

Planejamento da solução projeto lógico Planejamento das modificações necessárias Compatibilização da solução Avaliar os reflexos da mudança Concientização da necessidade das alterações. Institucionalização dos mecanismos de auto- sustentação da mudança. Relatório

Só um gênio consegue este milagre

funcionamento