"Só a participação cidadã é capaz de mudar o país!"

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundos Municipais de Saúde
Advertisements

Implantação do Sistema de Custos na Prefeitura do Rio de Janeiro
O Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. PORTAL DA TRANSPARÊNCIA.
O Programa: Plano Estadual de Fomento à Transparência Municipal.
Senarc: atribuições institucionais
Levantamento, construção e diagnóstico
Presidente da Comissão de Direito Sanitário da OAB/MG
‘Curso Parlamento Brasileiro: ontem, hoje e amanhã’
Ministério Público do Estado do Paraná
Retirada dos gastos com saúde da lei de responsabilidade fiscal
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
METODOLOGIA DA MOBILIZAÇÃO
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
Uso dos Indicadores do SIOPS
Prof.Dr.Áquilas Mendes Áquilas Mendes Doutor em Economia pela Unicamp; professor de Economia da PUC-SP, da FSP/USP e da FAAP/SP; presidente da Associação.
FINANCIAMENTO ESTADUAL SAÚDE
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE SERVIDORES DE CÂMARAS MUNICIPAIS
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ FUNDO ROTATIVO
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
Subsecretaria do Tesouro Estadual Gerência de Contabilidade
ORÇAMENTO NOÇÕES BÁSICAS
2010 REGIME ADIANTAMENTO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA Edna S. Matos
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
Seminário de Atualização do SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS PARTE II
"Só a participação cidadã é capaz de mudar o país!"
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
GT PROCURADORES Possibilidade de inserção das desonerações tributárias conferidas aos medicamentos na base de calculo para fins de apuração do percentual.
Recte Rempublicam Gerere
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA SÉRIE HISTÓRICA 1998 a 2001 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SUBCHEFIA ESPECIAL DE ASSUNTOS TÉCNICOS ASSESSORIA DE ORÇAMENTO.
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
Ministério Público do Estado do Paraná. Transparência Pública A transparência pública decorre diretamente do princípio da publicidade dos atos da administração.
MISSÃO DO DENASUS EXERCER AÇÕES DE AUDITORIA NO ÂMBITO DO SUS, CONTRIBUINDO PARA A QUALIDADE DA ATENÇÃO À SAÚDE E PARA A CIDADANIA.
Seminário de Atualização do SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS - IV PARTE II abril/2004.
República Federativa do Brasil Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Projeto de Lei Orçamentária /Agosto/2007.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2006 Brasília, 15/abril/2005 Ministro Paulo Bernardo.
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
AUDIÊNCIA PÚBLICA EXERCÍCIO DE 2013
Apoio: "Só a participação cidadã é capaz de mudar o país!"
SEGURIDADE SOCIAL - SAÚDE
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças e.
Impacto nos Municípios
Financiamento e Gasto do SUS na região metropolitana de
Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde  (SUBPAV) Superintendência.
Finanças dos Municípios do Brasil Painel sobre finanças até 2010
Março de Objetivos Informar sobre a cidade Incentivar comunicação entre todos atores Melhorar governança Aprimorar qualidade de vida Informação.
Orçamento Público Análises do Orçamento
Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação
II CONGRESSO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE Manaus, 15 de abril de SIOPS/2014 SIOPS, CERTIFICAÇÃO DIGITAL E LEGISLAÇÃO.
AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DO FPM. FPM Apesar da recuperação que a economia brasileira tem apresentado no pós- crise, o comportamento do FPM, desde o.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Orçamento Público Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde.
Orçamento Público Pró-Reitoria de Planejamento e Tecnologia da Informação.
FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE FUNDO NACIONAL DE SAÚDE CONCEITOS, OBJETIVOS E FUNÇÕES Órgão responsável pela gerência dos recursos orçamentários e financeiros.
XXV SEMINÁRIO NACIONAL DOS NEASIOPS
Audiência Pública Audiência Pública 2º Quadrimestre 2015.
Recursos Financeiros SUS – Gastos à Luz da Legislação Vigente Antonio Carlos Rosa de Oliveira Junior Diretor Executivo Fundo Nacional de Saúde/MS São Luiz.
Recursos Financeiros SUS – Gastos à Luz da Legislação Vigente Por: Antonio Carlos Rosa de Oliveira Junior Diretor Executivo FNS Ilhéus - BA Setembro de.
Município de Jahu Secretaria de Economia e Finanças.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ICHU. Lei de Responsabilidade Fiscal: “Art. 9º (...) § 4o Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo.
Prefeitura do Município de Jahu Secretaria de Economia e Finanças.
Apresentação da Proposta de Projeto de Lei de Iniciativa Popular.
1 PRESTAÇÃO DE CONTAS Prefeitura Municipal de Anchieta.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
AUDIÊNCIA PÚBLICA PRESTAÇÃO DE CONTAS 1º, 2º e 3º trimestres 2006 Janeiro a Setembro de 2006 FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE Departamento de Gerenciamento dos.
Transcrição da apresentação:

"Só a participação cidadã é capaz de mudar o país!" Apoio:

Saúde no Município do Rio de Janeiro

Função Saúde Gráfico 1* Em 2005, os Hospitais de Ipanema, Lagoa, Andaraí e Cardoso Fontes não apresentaram liquidação. Tiveram suas dotações iniciais reduzidas para 2.000 reais. A queda na previsão da Função em 2006 se concentrou no Gabinete do Secretário da SMS. A previsão para as Coordenadorias de Saúde e para os Hospitais, em geral, aumentaram. *Todos os valores monetários desta pesquisa foram corrigidos pelo Índice IPCA Jun./2011 Fonte: Prestações de Contas 2002 – 2010 e FINCON Jul. 2011.

Gráfico 2 Fonte: Prestações de Contas 2002 – 2010. O Orçamento da Seguridade Social contempla Saúde, Previdência Social e Assistência Social. A Função teve uma queda de 22% em 2006. Fonte: Prestações de Contas 2002 – 2010.

Dados populacionais Gasto per capita em 2010 de R$ 383,56. Total de leitos: 10.189 → 621 pessoas por leito. Total de mamógrafos: 279 → 12.050 mulheres por mamógrafo. Despesa da Função Sáude em 2010: R$ 2.425.256.234,31. População do município do Rio de Janeiro: 6.323.037. Total de mulheres no município do Rio de Janeiro: 3.362.083 Fonte: FINCON dez./2010 e IBGE.

Limite Constitucional Estabelecido pela Emenda n° 29/2000. Os municípios devem aplicar,em Ações e Serviços de Saúde, no mínimo 15% de receita proveniente de impostos e transferências constitucionais.

Gráfico 3 Fonte: Tribunal de Contas do Município de 2002 – 2010. O gráfico 1, onde a linha em vermelha representa o limite mínimo de 15% da Receita de impostos e Transferências constitucionais para gastos com serviços de saúde. A coluna vinho representa a Receita Total e a verde o Total de Aplicação. A linha azul apresenta o percentual aplicado. Como se pode ver, em nenhum dos exercícios analisados os limites aplicados não ficaram abaixo do mínimo estabelecido. É valido ressaltar que o limite mínimo nos anos 2000 a 2003 , foi acrescido anualmente, à razão de um quinto da receita, para chegar ao patamar de 15% em 2004. pode-se observar que o mínimo em 12% em 2002 e em 2003 era de 13%. Nós analisamos o Parecer do Tribunal de Contas de 2002 a 2009, verificamos Fraude na contabilidade. Em 2003 ocorreu o erro mais expressivo de contabilização do percentual, pois a Prefeitura considerou as “Despesas de Exercícios Anteriores”, para efeito de cálculo do percentual mínimo, no valor de R$53 milhões. Com a exclusão dessa despesa o percentual foi modificado de 18% para 14%. Fonte: Tribunal de Contas do Município de 2002 – 2010.

Gráfico 4 Analisando as despesas com Saúde pela sua natureza, observa-se que os maiores dispêndios ocorreram com Despesas Pessoal e Encargos e Despesas com Manutenção, sem muito impacto no valor das despesas com Investimento. Ao longo destes 7 anos a despesa que mais sobressaiu foi a de Pessoal e Encargos Social. Os gastos com Investimento sobressaíram nos anos de 2002 e 2003. Destaque para o ano de 2003 para 2004, a redução dos gastos com despesas com manutenção em 73% ocasionou uma queda da despesa aplicada em 33%. Além disto, houve a exclusão das despesas de exercício anterior no ano de 2003, refletiu na queda das despesas aplicadas em 2004. Já de 2007 para 2008, houve um aumento dos gastos com saúde em R$192 milhões, refletido no aumento dos gastos de despesas com manutenção. Esta variação refletiu no crescimento do percentual aplicado. Fonte: Prestações de Contas 2002 – 2010 e Fincon Julho/ 2011.

Quem financia? A saúde no município do Rio de Janeiro é financiada por recursos próprios do Tesouro Municipal, do Fundo Nacional de Saúde, do Fundo Estadual de Saúde e de Convênios, todos devidamente contemplados no Orçamento da Seguridade Social.

Fundo Municipal de Saúde O Fundo Municipal de Saúde é um instrumento de suporte financeiro. Tem por objetivo o desenvolvimento de ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil.

Gráfico 5 Fonte: Prestações de Contas 2002 – 2010

Despesas sem Prévio Empenho O procedimento de se realizar despesas sem prévio empenho é vedado pelo artigo 60 da Lei nº 4.320 de 17/03/1964 e vem ocorrendo no município desde o exercício de 2000. *Valor fornecido pela SMSDC. **Valor inspecionado pela CAD. Fonte: Parecer Prévio TCM 2004 – 2010

Site: www.corecon-rj.org.br/fporj_principal.asp OBRIGADO! Site: www.corecon-rj.org.br/fporj_principal.asp Email: fporiodejaneiro@gmail.com Tel.: (21) 2103 - 0120 / 0121