SISTEMATIZAÇÃO do Sistema Homem X Tarefa X Máquina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Gerenciamento Pelas Diretrizes
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
ergonomia prof. mauro pinheiro intervenção ergonomizadora
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Análise e Projeto de Sistemas I
Administração Estratégica
Engenharia de Software
Análise Ergonômica do Trabalho (AET)
Avaliação de Tecnologias para Incorporação de equipamentos na área de Saúde Prof. Dr. Saide Jorge Calil Centro de Eng Biomédica Departamento de Eng. Biomédica.
Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Mecânica
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Processo Administrativo
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 11
Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 3 Fernanda Campos
Gestão de Ergonomia e Qualidade de Vida
A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
Escola Superior de Guerra
Conceitos e Perfil do Profissional
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Segurança e auditoria de sistemas
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS E A GERAÇÃO DE INFORMAÇÕES DECISORIAIS Prof. Luiz da Guia.
Revisão 2 b.
ANALISE ERGONOMICA DO TRABALHO
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
Fundação de Pesquisa de Ferrovias CENTRO DE INTELIGÊNCIA DE FERROVIAS TECNOLOGIAS FERROVIÁRIAS Inovações Tecnológicas.
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Sistema de Comando em Operações
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
DIAGNÓSTICO DE CULTURA ORGANIZACIONAL
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira TECNOLOGIA DE PROCESSOS
Conceitos de Gestão da Informação
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
O Processo de desenvolvimento de software
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Bruno Silva Desenvolvido a partir de
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
Planejamento Estratégico
A Arte de Administrar Prof. Joel Brogio.
Ergonomia I.
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão de Controle Dayane Ramos dos Santos
Engenharia de Software
Ergonomia e Manufatura Enxuta
OSM Organização, Sistemas e Métodos
Logística Integrada Engenharia de Produção
Organização – conceitos introdutórios
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
MANUTENÇÃO.
Gestão do Conhecimento e da Informação
PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA
Resistências a Mudanças
Avaliação de Desempenho
Projeto de Banco de Dados
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Gestão de Projetos - aula 2: processos, operações x projetos - Profª
Gerenciamento das Informações
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
ERGONOMIA AULA 6: “O POSTO DE TRABALHO”.
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
Prof.a Dr.a Fabiana Abrahão
AMBIENTE ORGANIZACIONAL SAÚDE E ERGONOMIA
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
INDICADORES DE DESEMPENHO
Transcrição da apresentação:

SISTEMATIZAÇÃO do Sistema Homem X Tarefa X Máquina

Sistema A Apreciação Ergonômica é estruturada sobre duas etapas que podem ser executadas simultaneamente: a Sistematização Homem-Tarefa-Máquina e a Problematização.

O que é um sistema De uma forma geral entende-se SISTEMA por : um conjunto de elementos, materiais ou ideais, entre os quais se possa encontrar ou definir alguma relação; ou ainda, é a disposição das partes ou dos elementos de um todo, coordenados entre si, e que funcionam como estrutura organizada. (FERREIRA, 1994)

Como a ergonomia ve o sistema Em Ergonomia entende-se SISTEMA de uma forma semelhante: Sistema é um conjunto de objetos, que se relacionam entre si e com seus próprios atributos, que por sua vez, relacionam-se uns com os outros e com o ambiente em que existem, formando um todo. (SCHODERBEK,1990 apud MORAES, 2010)

SISTEMA – homem – tarefa – máquina A noção do sistema homem-máquina sempre se apresentou como um dos conceitos básicos da Ergonomia, ao enfocar a interação do homem com utensílios, equipamentos, máquinas e ambientes. (MORAES E MONT´ALVÃO, 2003) Um sistema homens-máquinas é uma organização cujos componentes são homens e máquinas que trabalham conjuntamente para alcançar um fim comum e estão unidos entre si por uma rede de comunicações (MONTMOLLIN, 1971 apud MORAES, 2010)

sistema -O sistema SHM sempre foi um dos conceitos básicos da ergonomia. -Revisão do modelo SHM e alteração para SHTM, aconteceu quando a comunicação homem-máquina passou a privilegiar a cognição ( aprendizado) ao invés da percepção. -Segundo Chapanis (1972) apud MORAES, 2010, todos os sistemas de equipamento envolve pessoas, pois são elaborados com algum objetivo humano

SISTEMA -Um sistema homens-máquinas é uma organização cujos componentes são homens e máquinas que trabalham conjuntamente para alcançar um fim comum e estão unidos entre si por uma rede de comunicações (MONTMOLLIN, 1971apud MORAES, 2010) -A máquina é capaz de alta velocidade, grande precisão e muita força, e que o homem é vagaroso e libera pequenas quantidades de energia, mas é muito mais flexível e adaptável. Homem e máquina podem combinar para formar um sistema, desde que se utilizem de suas respectivas qualidades. (GRANDJEAN, 1988apud MORAES, 2010) -O ergonomista estuda o trabalho numa perspectiva centrada no sistema (SHTM) e sempre destaca os requisitos humanos de segurança, conforto e bem-estar.

SISTEMA 1) As máquinas são necessárias para se atingir os objetivos do sistema. 2) Tanto homens como máquinas são necessários para o desempenho do sistema. 3) A relação homem-máquina é direcionada para um propósito. 4) O objetivo do sistema é efetuar mudanças ambientais a curto, médio ou longo prazo. 5) O sistema possui tanto um ambiente interno quanto um externo.

sISTEMA -A ergonomia tradicional (primeira geração) buscava considerar o aspecto do trabalho, tratando do sistema homem-máquina. Considera-se a interação entre o operador e o ambiente. -A ergonomia moderna propõe que o operador e o sistema não são parceiros iguais no trabalho, pois reduz a pessoa ao nível de um componente inanimado. É o homem que controla o sistema e possui metas. -O sistema para ser efetivo deve ser projetado a partir do ponto de vista do operador e não da simbiose homem/máquina.

Para a ergonomia o trabalho é mais tarefa. O termo “tarefa” compreende: •O objetivo a atingir. •Os requisitos implicados. •As atividades (comportamentos) realizadas. •Os meios utilizados. •O ambiente da tarefa os seus constrangimentos (tecnológicos, físicos, ambientais, espaciais, organizacionais). •As exigências relacionadas aos padrões de rendimento.

A tarefa é o objetivo a atingir. Para realizar a tarefa, atribuem-se as atividades. •Tomada de informações. •Gestos de acionamentos. •Posturas assumidas em função da tomada de informações. •Comunicações (gestuais ou verbais). •Deslocamentos. •Movimentação manual de materiais.

Tanto homens quanto máquinas são necessários para o desempenho do sistema. Não existe sistema completamente automático ou totalmente manual. 1. Introdução Sistematização Em sistemas automáticos encontrados por exemplo em refinarias de produtos químicos, são os homens os responsáveis pela monitoração, controle, regulação, manutenção das máquinas.

No outro extremo, encontramos trabalhos manuais, amplamente realizados, como em canteiros de construção civil, agricultura de subsistência e artesanato e no entanto a utilização de algum instrumento é essencial para a realização da tarefa.

Sistema Para a Ergonomia, o momento de propor soluções, de desenvolver e testar alternativas está durante o desenvolvimento do projeto e não após a sua construção e implementação –Ergonomia de Concepção