A Nova Contabilidade Pública e o controle da Administração Pública

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I FÓRUM ESTADUAL DE AUDITORIA
Advertisements

A Importância do Controle Interno no Âmbito Municipal
Contabilidade Pública e Governamental
Sistema de Controle Interno na Administração Pública
Processo de Convergência das Normas Internacionais do Setor Público
A Consolidação das NBCT SP no Brasil: Cronograma de Implantação
AVANÇOS E VANTAGENS DA IMPLANTAÇÃO DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
Situação da Setorial Contábil - MEC
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
Gino Novis Cardozo Secretário-Geral de Controle Externo
A Consolidação das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC T SP) – Cronograma de Implantação XVI – Encontro Sul Matogrossense.
Atuação do CONACI nos Grupos Técnicos STN/NBCASP
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
Novas Normas da Contabilidade Aplicada ao Setor Público
Padronização de Procedimentos Contábeis entre os Entes da Federação
GT-06 – Contabilidade Aplicada ao Setor Público – CASP Síntese das Atividades de 2010 Coordenadores: Wanderlei Pereira das Neves (SC) Rosangela Dias Marinho.
Contabilidade Aplicada aos RPPS
GEFIN PROJE TO DE LEI Nº 248/2009
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
CONTABILIDADE PÚBLICA E ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
Contabilidade Aplicada ao Setor Público =
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
Ministério Público do Estado do Paraná. Transparência Pública A transparência pública decorre diretamente do princípio da publicidade dos atos da administração.
Gerenciamento do desempenho do Tesouro Nacional na Administração de Finanças Públicas Contratação de Empresa para apoio à equipe da STN na construção da.
Aprovação das Contas do Inmetro
“Um sistema que valoriza a Contabilidade e o seu objeto, o Patrimônio
O PROCESSO DE CONVERGÊNCIA NO SETOR PÚBLICO:
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
O PROCESSO DE CONVERGÊNCIA NO SETOR PÚBLICO:
Coordenação Geral de Contabilidade
NOVAS NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO
CONTABILIDADE PÚBLICA
Ciclo de Planejamento PPA.
CURSO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA
Implantação do PCASP no Estado do Rio Grande do Sul Contadoria e Auditoria-Geral do Estado Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul Novembro/2012.
XVIII Encontro Sul-Mato-Grossense de Contabilidade Pública IMPLANTAÇÃO DO NOVO MODELO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO UMA VISÃO DA AUDITORIA.
Normas Aplicáveis à Contabilidade do Setor Público
II CONGRESSO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE Manaus, 15 de abril de SIOPS/2014 SIOPS, CERTIFICAÇÃO DIGITAL E LEGISLAÇÃO.
Apresentação da Implantação do Sistema de Gestão Governamental por Resultados (S2GPR)
I ENCONTRO DE GESTÃO DE CUSTOS DO SETOR PÚBLICO: Disseminação de Custos e Qualidade do Gasto APRESENTAÇÃO DO INFRASIG SICGESP DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.
PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE FINANÇAS
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
Orientação Estratégica da Contabilidade Pública no Brasil Maio 2008 Tesouro NacionalConselho Federal de Contabilidade.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Princípios de Contabilidade de Contabilidade Aplicada ao Setor Público
ANÁLISE DE BALANÇOS O QUE É ? EM QUE CONSISTE ?
Contabilidade, por Frederico Herrmann Júnior
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO AQUI
CONTABILIDADE PUBLICA
Controles Internos Primários
Heriberto Henrique Vilela do Nascimento
ESTUDO DE CASOS 8 ANOS DE LRF
NOVA CONTABILIDADE E GESTÃO FISCAL Modernização da Gestão Pública
CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
Professora Rachel Monroe Prefeitura de São Gonçalo Audiência Pública dia 06/05/11.
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
PROCESSO DE CONVERGÊNCIA AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS Informações necessárias do Setor de Recursos Humanos Simone Reinholz Velten Conselheira do CRC/ES.
ORLANDO ALVES DA SILVA Conselheiro Substituto GESTÃO E CONTROLE PATRIMONIAL PROCEDIMENTOS PARA CONVERGÊNCIA CONTÁBIL.
O TCE/AC E A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA Equipe 2ª IGCE/DAFO Equipe 2ª IGCE/DAFO.
SEMINÁRIO DE CONTROLE INTERNO Ricjardeson Dias Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Plano de Contas Aplicado ao Setor Público.
D ESAFIOS DO CONTROLE INTERNO FRENTE AO PROCESSO DE CONVERGÊNCIA.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
CONTABILIDADE PÚBLICA Ramo da Contabilidade que tem por objetivo aplicar os conceitos, princípios e normas contábeis na gestão orçamentária, financeira.
PCASP. Navegando na sala virtual Nome do Treinamento.
Transcrição da apresentação:

A Nova Contabilidade Pública e o controle da Administração Pública Subsecretaria de Contabilidade Pública

Conceituação Processo de adoção de regras e procedimentos contábeis sob uma mesma base conceitual visando a comparabilidade da situação econômico-financeira de vários países ou de entidades do setor público nacionais e/ou internacionais.

Seção IX DA FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Base Legal – Constituição Federal Seção IX DA FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: .... VII - prestar as informações solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas Comissões, sobre a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspeções realizadas Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: ... II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;

Base Legal – Lei de Responsabilidade Fiscal (LCP 101/2000) Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes: ...   II - a despesa e a assunção de compromisso serão registradas segundo o regime de competência, apurando-se, em caráter complementar, o resultado dos fluxos financeiros pelo regime de caixa;   § 3o A Administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.  Art. 59. O Poder Legislativo, diretamente ou com o auxílio dos Tribunais de Contas, e o sistema de controle interno de cada Poder e do Ministério Público, fiscalizarão o cumprimento das normas desta Lei Complementar, com ênfase no que se refere a:

Lei 4.320/64: Enfoques orçamentário e patrimonial Princípio da Evidenciação*: Art. 83. A contabilidade evidenciará perante a Fazenda Pública a situação de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados. Art. 89. A contabilidade evidenciará os fatos ligados à administração orçamentária, financeira, patrimonial e industrial. Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício. *SILVA, Lino Martins da. Contabilidade Governamental 9.ed

Lei 4.320/64: Enfoques orçamentário e patrimonial Princípio da Universalidade dos registros*: Art. 93. Todas as operações de que resultem débitos e créditos de natureza financeira, não compreendidas na execução orçamentária, serão também objeto de registro, individuação e controle contábil. Art. 100 As alterações da situação líquida patrimonial, que abrangem os resultados da execução orçamentária, bem como as variações independentes dessa execução e as superveniências e insubsistência ativas e passivas, constituirão elementos da conta patrimonial. *SILVA, Lino Martins da. Contabilidade Governamental 9.ed

TÍTULO IX - Da Contabilidade CAPÍTULO I - Disposições Gerais Lei 4.320/64: Enfoques orçamentário e patrimonial TÍTULO IX - Da Contabilidade CAPÍTULO I - Disposições Gerais CAPÍTULO II - Da Contabilidade Orçamentária e Financeira CAPÍTULO III - Da Contabilidade Patrimonial e Industrial CAPÍTULO IV - Dos Balanços

NBC T 16.1 - Conceituação, Objeto e Campo de Aplicação A nova contabilidade contribui para o aprimoramento do controle do Patrimônio Público NBC T 16.1 - Conceituação, Objeto e Campo de Aplicação Item 5 - O objeto da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o patrimônio público. O Objetivo da CASP é fornecer informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações

Prazos do Processo de Convergência

Cronograma de Ações até o final de 2014 – Portaria 828/2011 e 753/2012 1. PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS PATRIMONIAIS: Créditos, tributários ou não, por competência, e a dívida ativa, incluindo os respectivos ajustes para perdas; Obrigações e provisões por competência; Bens móveis, imóveis e intangíveis; Fenômenos econômicos, resultantes ou independentes da execução orçamentária, tais como depreciação, amortização, exaustão; Ativos de infraestrutura; Implementação do sistema de custos; Aplicação do Plano de Contas; Aspectos patrimoniais previstos MCASP. 2. IMPLANTAÇÃO DO PCASP E DAS DCASP

Portaria STN nº 753/2012

Estratégia de Harmonia e Sincronia do Processo CFC - Gestão do Processo de Tradução e Convergência aos padrões internacionais STN – Gestão da execução do processo GTCON – Grupo Técnico de Procedimentos Contábeis. Discussões técnicas.

Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público 5ª EDIÇÃO MCASP/STN Elaborada 2012 Válida 2013 VOLUMES: Parte Geral - Introdução MCASP Parte I – Procedimentos Contábeis Orçamentários Parte II – Procedimentos Contábeis Patrimoniais Parte III – Procedimentos Contábeis Específicos Parte IV – Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Parte V – Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público Parte VI – Perguntas e Respostas Parte VII – Exercício Prático Parte VIII – Demonstrativo de Estatísticas de Finanças Públicas Volume de Anexos

Discussões no Grupo Técnico de Procedimentos Contábeis Apoio à Federação Discussões no Grupo Técnico de Procedimentos Contábeis Formação de Multiplicadores (Escolas de Contas) Disseminação e Publicações de Apoio (cartilha, IPCs etc)

Diretrizes para o período 2013 a 2014 – Portaria STN nº 828/2011 Com referência aos procedimentos: I – STN: Envidar esforços para facilitar a adoção dos procedimentos contábeis patrimoniais. II – Tribunais de Contas: Monitorar e cobrar o cronograma divulgado pelos entes e seu respectivo plano de execução. III – CFC/CRCs: Fiscalizar e cobrar a execução dos procedimentos;

Projeto 2014 Foco na implantação dos procedimentos Diretrizes IPSAS NBC T SP MCASP 2014 Implantação

Sistema de consolidação das contas públicas (em desenvolvimento); Passos seguintes do Processo de Convergência SICONFI: Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro Sistema de consolidação das contas públicas (em desenvolvimento); Substituirá o SISTN; Deverá incorporar os novos conceitos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Implantação prevista para 2014.

BENEFÍCIOS PARA OS ENTES DA FEDERAÇÃO Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI) Siconfi CONSOLIDAÇÃO TRANSPARÊNCIA CONTROLE BENEFÍCIOS PARA OS ENTES DA FEDERAÇÃO REPOSITÓRIO ÚNICO que já processa os dados recebidos adequando-os aos relatórios e formatos exigidos pela legislação CENTRALIZAÇÃO da informação para atender a diferentes demandas (transparência, consolidação e controle) AUTOMATIZAÇÃO da coleta por meio do SIAFIC do ente

Vantagens proporcionadas pela nova contabilidade Visão mais clara e precisa das contas públicas. Integração dos dados das contas públicas nacionalmente. • Informação útil para a tomada de decisão; • Comparabilidade; • Registro e acompanhamento tempestivo do patrimônio; • Melhoria no processo de prestação de contas; • Gestão de custos no Setor Público; • Consolidação das contas dos entes da Federação sob a mesma base conceitual; • Possibilita a melhor gestão dos recursos públicos.

Data de realização: 13 a 15/05/2013 I Seminário Brasileiro de CASP (I SBCASP) Data de realização: 13 a 15/05/2013 Local: Brasília-DF, na Escola de Administração Fazendária (ESAF) Realização: Apoio:

Obrigado! Gilvan da Silva Dantas Subsecretário de Contabilidade Pública Secretaria do Tesouro Nacional Ministério da Fazenda Fone:(61) 3412-3011 Fax: (61) 3412-1459 www.stn.fazenda.gov.br sucon.df.stn@fazenda.gov.br 21