FUTURO DE RH RH DO FUTURO Roteiro e Direção Luiz Augusto Costacurta Junqueira CEO do Instituto MVC Produção Instituto MVC Elenco Participantes Contato costacurta@institutomvc.com.br www.institutomvc.com.br
Futuro da Área Futuro do Profissional de RH Anote o que vai fazer com o que ouvir e quem vai envolver / convencer.
Liberte a sua mente
Possíveis “Igualdades”. Reflexão Principal Tendência Área Individual Principal Tendência Profissional Confrontar Tendência da Área Dupla Confrontar Tendência do Profissional Quem “Bateu”? Possíveis “Igualdades”.
As competências e seus elementos O ativista confiável é respeitado, admirado, ouvido e expõe o seu ponto de vista, marca uma posição e desafia suposições ao: Gerar resultados com integridade. Compartilhar informações. Construir relações de confiança. Exercer RH com atitude (ousar na medida certa, fazer observações imparciais, influenciar as pessoas). texto de: Dave Ulrich – fonte: Revista Melhor, agosto de 2007.
As competências e seus elementos O guardião da cultura reconhece, articula e ajuda a moldar a cultura de uma empresa ao: Facilitar as mudanças. Moldar a cultura. Valorizar a cultura. Personalizar a cultura (ajudar os funcionários a descobrir o sentido do trabalho, gerenciar o equilíbrio entre a vida e trabalho, e estimular a inovação). texto de: Dave Ulrich – fonte: Revista Melhor, agosto de 2007.
As competências e seus elementos O gestor de talentos / designer organizacional domina teoria, pesquisa e prática tanto em gestão de talento quanto em designer organizacional ao: Assegurar os talentos de hoje e de amanhã. Desenvolver talentos. Formatar a organização. Estimular a comunicação. Desenhar os sistemas de recompensa.
As competências e seus elementos O arquiteto da estratégia sabe como fazer a verdadeira mudança acontecer ao: Sustentar a agilidade estratégica. Engajar os clientes. texto de: Dave Ulrich – fonte: Revista Melhor, agosto de 2007.
As competências e seus elementos O aliado dos negócios contribui para o sucesso ao: Servir à cadeia de valores. Interpretar o contexto social. Articular a proposição de valores. Alavancar a tecnologia dos negócios. texto de: Dave Ulrich – fonte: Revista Melhor, agosto de 2007.
As competências e seus elementos O executante operacional administra o dia-a-dia do trabalho de gerir pessoas dentro de uma organização ao: Implementar as políticas nos locais de trabalho. Avançar a tecnologia de RH. texto de: Dave Ulrich – fonte: Revista Melhor, agosto de 2007.
O que se espera de RH – Pesquisa Instituto MVC – 100 Executivos.
Da Área Atende cliente como cliente. O cliente não é apenas o grupo interno. Seja vista como benchmarking. Centro de lucros. Faça marketing. Quantitativos e não apenas qualitativo. Faça o que pode ser medido. Melhores práticas como prática. Busca da tangibilidade de suas ações (Numerolês). Ser e parecer (mkt). Gestor da vida com 100 anos. Mais ajuda, menos controle. O produto ou as pessoas? REC interno x REC externo. Gestor Home Office. texto de: Dave Ulrich – fonte: Revista Melhor, agosto de 2007.
Das Pessoas de RH Flexibilidade. Confiança. Compartilhamento. Conheça a concorrência. Proatividade. Risco. Admitir erros e assumir responsabilidades. Cresça e deixe crescer. Fazer além do que é pedido. Saiba dar boas e más notícias. Facilitador (do relacionamento para a articulação). O que antes do como (90% questões operacionais – Pesq. ABRH / IBOPE). Saber o que os outros não sabem. Seja permanente questionador do status quo. texto de: Dave Ulrich – fonte: Revista Melhor, agosto de 2007.
O que vou mudar no meu filme? Escolha... 01 ação... Quem vai contracenar com você... Faça isso na segunda....
PENSE NO FUTURO
“Porque não temos nada, é que faremos tudo” (Carlos Ditborn) The End