Como desenvolver a avaliação institucional da escola?

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Transcrição da apresentação:

Como desenvolver a avaliação institucional da escola? Módulo IX Como desenvolver a avaliação institucional da escola?

Objetivos gerais: Compreender os princípios e as finalidades da avaliação institucional como embasamento para o desenvolvimento desse processo na sua escola; Participar da formulação de procedimentos metodológicos e tapas de avaliação; Implementar o processo de avaliação na instituição escolar, envolvendo a comunidade educativa; Selecionar procedimentos básicos para elaboração, aplicação, organização e interpretação de instrumentos de coleta de informações sobre a escola; Utilizar resultados de avaliação no processo de aperfeiçoamento do projeto pedagógico.

Unidade 1 Quais os princípios, as finalidades e os objetivos da avaliação institucional?

Objetivos específicos: Identificar os princípios orientadores e as finalidades da avaliação institucional em relação a diferentes concepções de avaliação; Selecionar os princípios orientadores do processo de avaliação a ser implementado na escola; Identificar os objetivos e os sujeitos do processo de avaliação institucional em sua escola.

Conteúdos abordados: O que é avaliação institucional? Avaliação institucional: mérito e controle x transformação e aperfeiçoamento. Que princípios orientam a avaliação institucional? Avaliação educacional e avaliação institucional. Objetivos da avaliação institucional: Por quê? Para quê? O que se busca?

Unidade 2 Quais os processos metodológicos e as etapas de operacionalização da avaliação

Objetivos específicos: Relacionar os princípios e as finalidades da avaliação institucional com os objetivos; Distinguir as três modalidades básicas da avaliação institucional: de diagnóstico inicial, de processos e de resultados; Formular, juntamente com a comunidade escolar, as ações metodológicas da avaliação institucional de sua escola; Identificar etapas e estratégias básicas de operacionalização do processo de avaliação da escola; Caracterizar a avaliação institucional como processo construído pela escola

Conteúdos abordados: Quais as modalidades da avaliação institucional? Que ações metodológicas e etapas da avaliação institucional poderemos utilizar? Etapas e estratégias de operacionalização do processo de avaliação.

Unidade 3 Como implementar o processo de avaliação institucional integrado ao projeto pedagógico da escola?

Objetivos específicos: Implementar estratégias de maior envolvimento da comunidade escolar no processo de avaliação da escola; Incorporar o processo de avaliação ao projeto pedagógico, de modo a constitui-se em instrumento para o seu aperfeiçoamento.

Conteúdos abordados: Criando estratégias. A avaliação institucional é um instrumento de aperfeiçoamento do projeto pedagógico da escola? A cultura da avaliação.

Unidade 4 Como elaborar, aplicar, organizar e interpretar os instrumentos de coleta de informação sobre a escola?

Objetivos específicos: Identificar dimensões e categorias de análise possíveis na definição das prioridades a serem selecionadas para a avaliação institucional da escola; Participar da escolha e da elaboração de instrumentos de coleta de informações sobre a escola; Conhecer estratégias de envolvimento da comunidade escolar na elaboração de instrumentos de coleta de informações sobre a escola; Apontar procedimentos de aplicação de instrumentos individuais e coletivos de coleta de informações sobre a escola; Situar e interpretar, em gráficos, tabelas e sínteses descritivas, as informações quantitativas e qualitativas geradas nos processos internos e externos de avaliação institucional; Colaborar na elaboração de relatórios sobre o processo de avalição vivenciado pela escola.

Conteúdos abordados: O caminho da aprendizagem. Escolha de instrumentos de coleta de informações. Elaboração de instrumentos de coleta de informações: questionários. Elaborando roteiros de entrevistas, observações e reuniões de debates. Como envolver a comunidade na elaboração dos instrumentos de coleta de informações sobre a escola? Aplicação de instrumentos, organização e interpretação de informações coletadas. Como organizar e interpretar as informações quantitativas e qualitativas coletadas?

Como usar os resultados da avaliação institucional? Unidade 5 Como usar os resultados da avaliação institucional?

Objetivos específicos: Identificar resultados do processo de avaliação, distinguindo os sucessos almejados e as dificuldades ou insuficiências; Reconhecer as principais razões ou os fatores causadores das situações de sucesso e de dificuldade, direta ou indiretamente relacionados a eles; Associar as situações (de sucesso e fracasso) ao projeto pedagógico da escola; Selecionar e divulgar situações e experiências bem sucedidas; Elaborar propostas para mudar as situações de dificuldade ou insuficiência.

Conteúdos abordados: O caminho da aprendizagem. Escolha de instrumentos de coleta de informações. Elaboração de instrumentos de coleta de informações: questionários. Elaborando roteiros de entrevistas, observações e reuniões de debates. Como envolver a comunidade na elaboração dos instrumentos de coleta de informações sobre a escola? Aplicação de instrumentos, organização e interpretação de informações coletadas. Como organizar e interpretar as informações quantitativas e qualitativas coletadas?