PLANEJAMENTO DA QUALIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

BENCHMARKING.
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Gerenciamento Pelas Diretrizes
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO IMPLEMENTANDO A GESTÃO DA QUALIDADE
Sistema de Informação Gerencial
Inovação e Criatividade
Consultoria Empresarial
Administração Estratégica
Competitividade, Produtividade e Qualidade
Equipe: Augusto F. Comitti Jeison R. Eccel Luana de Oliveira
CONCEITOS DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Administração de Recursos Materiais
AULA 02: MESTRES DA QUALIDADE Profª. Elizabete Nunes.
Fundamentos de Administração
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
Tipos de Melhoria Contínua
Manutenção Produtiva Total - TPM -
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Aula 08 Revisão para AV1.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
4 - Planejamento e Organização da manutenção
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Armand Vallin Feigenbaum
Ferramentas Atuais da Administração e sua Relação com as Teorias da Administração Prof. Rafael Oliveira.
Métodos Quantitativos
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
Professor Roberto César
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
CONCEITOS BÁSICOS DE QUALIDADE DE SOFTWARE.
Planejamento Estratégico
Estruturas Organizacionais
Equipe: Augusto F. Comitti Jeison R. Eccel Luana de Oliveira
Técnico em Administração
Fonte:OIT. Abordagem sobre a elaboração de PCMAT (incluindo o PPRA) do ponto de vista do TEM e das empresas.
OSM Organização, Sistemas e Métodos
BEM-VINDO À DISCIPLINA
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 1 Orçamentos Capítulo 2.
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
Pré-projeto Disciplina: Metodologia da Pesquisa Tecnológica
Balanced Scorecard.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
Perspectiva estratégica da qualidade
Gestão da Produção e Logística
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Desenvolve Minas Melhoria Contínua.
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Engenharia de Produtos
Padronização na área de trabalho PROFESSOR IVAN CARLOS PALUDO.
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
GESTÃO ORGANIZACIONAL
COMO APERFEIÇOAR O MONITORAMENTO DOS RESULTADOS DOS SEUS PROCESSOS
Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.
SUESC – Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES.
CMMI Capability Maturity Model Integration
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Conceitos Estratégias
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO DA QUALIDADE AULA 2 Profª Esp. Natália Pacheco

Planejamento... A atividade de planejamento é considerada fundamental no esforço de produzir qualidade. Essa área, inclusive, tem recebido grande atenção no modelo atual de Gestão da Qualidade. “Planejar a qualidade significa tomar decisões antes que as máquinas parem por defeitos, antes que montes de refugos sejam gerados, antes que os nos deixem sem abastecimento, antes que nossos consumidores reclamem, antes que os custos disparem. Planejar a qualidade significa também escolher a melhor forma de FAZER AS COISAS, SELECIONAR os recursos mais adequados para cada ação, ENVOLVER a mão de obra mais bem qualificada” (PALADINI, 2012).

OS PROTAGONISTAS EMPRESA (PRODUTOS/SERVIÇOS) COLABORADORES/FUNCIONÁRIOS (MEDIADOR) FORNECEDORES (MATÉRIAS PRIMA) CLIENTES (GERADOR DE RESULTADOS) MEIO AMBIENTE (SOCIAL, ECONÔMICO, NATURAL) – (REFLEXOS)

6 FASES DO PLANEJAMENTO

1. POLÍTICA DA QUALIDADE ELABORADA PELA ALTA ADMINISTRAÇÃO; PLANO PARA TOMADA DE DECISÕES; DETERMINA-SE OS OBJETIVOS AS ESTRATÉGIAS; ABRANGÊNCIA.

2. DIAGNÓSTICO AVALIAÇÃO PRECISA, DETALHADA E SISTEMÁTICA: RECURSOS DISPONÍVEIS; POTENCIAL DO RECURSOS HUMANOS; POTENCIAL DOS RECURSOS MATERIAIS; CARÊNCIAS OBSERVADAS NO SISTEMA; AVALIAÇÃO ESTRUTURAL (FÁBRICA, DOS PROCESSOS PRODUTIVOS, SETORES DE APOIO...)

3. ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO A INFRAESTRUTURA DISPONÍVEL PARA A QUALIDADE; AS ATRIBUIÇÕES DE TODOS QUE ESTARÃO ENGAJADOS NO PROCESSO; ESTRUTURA DO SETOR DE QUALIDADE; ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES ESPECÍFICOS PARA A GESTÃO DA QUALIDADE; ELABORAÇÃO DO PROCESSO GERENCIAL DA QUALIDADE; AÇÕES DE IMPACTO EXTERNO; A ALOCAÇÃO, A FORMAÇÃO E A QUALIFICAÇÃO DOS RH’S;

4. PLANEJAMENTO ESPECÍFICO ESTRUTURAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO; ETAPAS DA IMPLANTAÇÃO; DEFINIÇÃO DAS ATIVIDADES; ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES DA EQUIPE; CRONOGRAMAS; PLANOS DE INSPEÇÃO;

5.IMPLANTAÇÃO FASE OPERACIONAL – EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES ANTERIORES; REVISA-SE TODAS AS FASES ANTERIORES; TUDO DEVE SER DOCUMENTADO; ESTRUTURA-SE ASSIM: OS MANUAIS DE QUALIDADE (ROTEIRO PRÁTICO PARA EFETIVAÇÃO).

6. AVALIAÇÃO REUNIÕES PARA DISCUSSÕES SOBRE OS PROCESSOS; AVALIAR OS RESULTADOS; REALINHAR OBJETIVOS, METAS, FERRAMENTAS ETC... DIFICULDADES A SEREM CONTORNADAS; AUDITORIAS;

ATIVIDADE PRÁTICA Organizem-se em trios ou quartetos; Escolha uma destas reportagens e identifique em quais etapas do planejamento elas sofreram modificações e em quais ainda poderão sofrer. Para entregar;

CONTROLE DA QUALIDADE

A EVOLUÇÃO...

1ª etapa (1900) CONTROLE DA QUALIDADE PELO OPERADOR UM TRABALHADOR OU UM GRUPO PEQUENO ERA RESPONSÁVEL PELA FABRICAÇÃO DO PRODUTO POR INTEIRO, PERMITINDO QUE CADA UM CONTROLASSE A QUALIDADE DE SEU SERVIÇO.

2ª etapa (1918) CONTROLE DA QUALIDADE PELO SUPERVISOR UM SUPERVISOR ASSUMIA A RESPONSABILIDADE DA QUALIDADE REFERENTE AO TRABALHO DA EQUIPE, DIRIGINDO AS AÇÕES E EXECUTANDO AS TAREFAS ONDE FOSSE NECESSÁRIO E CONVENIENTE EM CADA CASO

3ª etapa (1937) CONTROLE DA QUALIDADE POR INSPEÇÃO ESTA FASE SURGIU COM A FINALIDADE DE VERIFICAR SE OS MATERIAIS, PEÇAS, COMPONENTES, FERRAMENTAS E OUTROS ESTÃO DE ACORDO COM OS PADRÕES ESTABELECIDOS. DESTE MODO SEU OBJETIVO É DETECTAR OS PROBLEMAS NAS ORGANIZAÇÕES.

3ª etapa (1960) CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE ESTA ETAPA OCORREU ATRAVÉS DO RECONHECIMENTO DA VARIABILIDADE NA INDÚSTRIA. NUMA PRODUÇÃO SEMPRE OCORRE UMA VARIAÇÃO DE MATÉRIA- PRIMA, OPERÁRIOS, EQUIPAMENTOS ETC. A QUESTÃO NÃO ERA DISTINGUIR A VARIAÇÃO E SIM COMO SEPARAR AS VARIAÇÕES ACEITÁVEIS DAQUELAS QUE INDICASSEM PROBLEMAS

5ª etapa (1980) CONTROLE DA QUALIDADE A QUALIDADE PASSOU DE UM MÉTODO RESTRITO PARA UM MAIS AMPLO, O GERENCIAMENTO. MAS AINDA CONTINUOU COM SEU OBJETIVO PRINCIPAL DE PREVENIR E ATACAR OS PROBLEMAS, APESAR DE OS INSTRUMENTOS SE EXPANDIREM ALÉM DA ESTATÍSTICA, TAIS COMO: QUANTIFICAÇÃO DOS CUSTOS DA QUALIDADE, CONTROLE DA QUALIDADE, ENGENHARIA DA CONFIABILIDADE E ZERO DEFEITOS.

OS FUNDAMENTOS DO CONTROLE DA QUALIDADE PARA FEINGBAUM

Biografia: Armand Vallin Feingbaum Nascimento: 1922 nos EUA; 1946 era perito da GE (General Eletric) em Nova Iorque; 1951 termina o doutorado e lança o livro (best-seller): Total Quality Control (TQC); 1958 nomeado diretor mundial da GE e vice-presidente da American Society for Quality Control (ASQC); 1968 fundou a General Systems;

9 M’s que afetam a qualidade: MARKETS (MERCADOS): COMPETIÇÃO E VELOCIDADE DAS MUDANÇAS; MONEY (DINHEIRO): MARGENS DE LUCRO ESTREITAS E INVESTIMENTOS; MANGEMENT (GERÊNCIA): QUALIDADE DO PRODUTO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA; MAN (PESSOAS): ESPECIALIZAÇÃO E ENGENHARIA DE SISTEMAS; MOTIVATION (MOTIVAÇÃO): EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO PARA A QUALIDADE; MATERIALS (MATERIAIS): DIVERSIDADE E NECESSIDADES DE EXAMES COMPLEXOS; MACHINES (MÁQUINAS): COMPLEXIDADE E DEPENDÊNCIA DA QUALIDADE DOS MATERIAIS; METHODS (MÉTODOS): MELHORES INFORMAÇÕES PARA A TOMADA DE DECISÃO; MOUNTING PRODUCT REQUIREMENT (MONAGEM DO PRODUTO-REQUISISTOS): FATORES QUE PODEM INTERFERIR NA PRODUÇÃO OU NOS RESULTADOS;

QUALIDADE É UM PROCESSO PARA A TOTALIDADE DA EMPRESA QUALIDADE É AQUILO QUE O CLIENTE DIZ QUE É   QUALIDADE E CUSTOS SÃO UMA SOMA E NÃO UMA DIFERENÇA   QUALIDADE REQUER CONSTANTE EMPENHO TANTO NO TRABALHO INDIVIDUAL QUANTO NO DE EQUIPE QUALIDADE É UMA FORMA DE GERENCIAMENTO QUALIDADE E INOVAÇÃO SÃO MUTUAMENTE DEPENDENTES 

QUALIDADE É UMA ÉTICA   QUALIDADE É A BUSCA DA EXCELÊNCIA QUALIDADE REQUER APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO QUALIDADE É O CUSTO QUE MAIORES RESULTADOS APRESENTA E É A MAIS RECENTE FORMA DE EMPREGAR CAPITAL PARA OBTER PRODUTIVIDADE   QUALIDADE É IMPLEMENTADA COMO UM SISTEMA DE CONEXÃO TOTAL ENTRE CLIENTES E FORNECEDORES.

MÉTODOS

COMO? QUEM? ONDE? COM O QUE? PRA QUÊ? POR QUÊ?

PODEMOS AFIRMAR ENTÃO, QUE PARA GERENCIAR A QUALIDADE PRECISAMOS CONHECER DETALHADAMENTE O QUE IREMOS DESENVOLVER, COM QUE FERRAMENTAS E POR QUAIS MÉTODOS ALCANÇAREMOS NÍVEIS CONTÍNUOS DE QUALIDADE?

MÉTODO PELO CONTROLE DA QUALIDADE: PDCA OU MASP METODOLOGIA DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS (ADAPTADO NO BRASIL POR FALCONI); ORGANIZA UMA TRANSFORMAÇÃO DIRECIONADA À MELHORIA CONTÍNUA E AO CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL; SOLUÇÃO DE PROBLEMAS; PREVISÃO DE NOVOS PROBLEMAS;

5 FERRAMENTAS BÁSICAS PARA A GESTÃO DA QUALIDADE

1. CINCO SENSOS (5S) IMPLEMENTA A ORDEM ORGANIZACIONAL; ELEVA A CAPACIDADE DE DISCERNIMENTO DO INDIVÍDUO;

2. MÉTODO 5W2H DIVIDE O PROCESSO EM ETAPAS; DETECTANDO FALHAS; PROSPECTANDO MUDANÇAS; ALINHANDO NOVOS PROCESSOS;

3. MÉTODO 5 PORQUÊS ANÁLISE DO PROBLEMA PARA BUSCAR A CAUSA; PROMOVE SOLUÇÕES; NOVAS CONDUTAS; NOVOS PROCESSOS E SISTEMAS;

4. MÉTODO DO FLUXOGRAMA DESENVOLVIDA PARA “DESENHAR O FLUXO” DE PROCESSOS POR MEIO DE FORMAS E PEQUENOS DETALHES; PERMITE IDENTIFICAR PONTOS QUE PODEM OCORRER PROBLEMA;

5. HARMONOGRAMA DIAGRAMA DESCRITIVO DO PROCESSO DE FUNCIONAMENTO; INDICAM FLUXOS DE TRABALHO; OPERAÇÕES REALIZADAS; AS UNIDADES ORGANIZACIONAIS ENVOLVIDAS; OS SEUS EXECUTORES; OS INSTRUMENTOS PARA EXECUÇÃO; OS EQUIPAMENTOS; AS PESSOAS; O TEMPO...........