NORMAS ISO 9000 PANORAMA 150 Países já adotaram

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Transcrição da apresentação:

NORMAS ISO 9000 PANORAMA 150 Países já adotaram 300.000 - Certificações - 1999 400.000 - Certificações - 2000 (Brasil: 6.200) 630.000 - Certificações - 2003 (Previsão) 1.000.000 - Certificações - 2006 (Previsão) PAÍSES COM MAIOR CRESCIMENTO REAL EM CERTIFICAÇÕES AUSTRÁLIA / ESTADOS UNIDOS / CHINA / ALEMANHA 2000 REVISÃO DAS NORMAS SÉRIE ISO 9000 DE 1994

CRESCIMENTO DA CERTIFICAÇÃO ISO-9000 NO BRASIL

ISO9001:2000 - PORQUE MUDAR? Pesquisa realizada, mas de 80% dos pesquisados responderam que a norma versão 1994 é: Muito voltada para a indústria; Burocratizante; Requer maior clareza e simplicidade; Não é facilmente integrável a outras normas; Não se ajusta ás práticas dos processos;

ISO9001:2000 - As Principais Diferenças Estrutura orientada para o processo e sequência mais lógica no conteúdo; Melhoria contínua como passo importante para a melhoria do sistema de gestão da qualidade; Aumento significativo no papel desempenhado pela Alta Direção; O conceito das “exclusões permissíveis”; A monitoração de satisfação do cliente como medição de performance do sistema; Redução significativa na quantidade de documentação requerida; Melhoria da terminologia para facilitar a interpretação Benecificios para (Fornecedores, Colaboradores, Sociedade e Assionistas)

Adotar na Organização ISO/TS 16949:2002 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Adotar na Organização DECISÃO ESTRATÉGICA 01

OBJETIVOS ESPECÍFICOS ISO/TS 16949:2002 ORGANIZAÇÃO VÁRIAS NECESSIDADES PRODUTOS FORNECIDOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS PROCESSOS EMPREGADOS TAMANHO / ESTRUTURA INFLUENCIAM PARA PROJETO E IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE 02

PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE ISO/TS 16949:2002 PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE Organização focada no Cliente Liderança Envolvimento de Pessoas Enfoque no Processo Enfoque de Sistema para Gestão Melhoria Continuada Enfoque Factual para Tomada de Decisões Relacionamento com Fornecedores visando o Mútuo Benefício 03

TRAZENDO EM CONSEQÜÊNCIA ISO/TS 16949:2002 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE FAZ ABORDAGEM DE PROCESSO VISANDO DESENVOLVIMENTO – IMPLEMENTAÇÃO – MELHORIA DA EFICÁCIA TENDO COMO RESULTADO ATENDIMENTO AOS REQUISITOS DO CLIENTE TRAZENDO EM CONSEQÜÊNCIA CLIENTE MAIS SATISFEITO 04

Responsabilidade da direção Medição, análise e melhoria ISO/TS 16949:2002 ABORDAGEM DE PROCESSO Melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade Responsabilidade da direção CLIENTES Gestão de Recursos Medição, análise e melhoria CLIENTES Satisfação Requisitos Entrada Realização do produto Saída Produto Legenda: Atividades que agregam valor 05 Fluxo de informação

PDCA – “Plan, Do, Check, Act” ISO/TS 16949:2002 PDCA – “Plan, Do, Check, Act” Planejamento (“Plan”) Estabelecimento dos objetivos e dos processos necessários para a obtenção de resultados, de acordo com os requisitos do cliente e com a política da qualidade da organização. Execução (“Do”) Implementação dos processos. Verificação (“Check”) Monitoramento e medição dos processos e produtos em relação à política, objetivos e requisitos para o produto, bem como comunicação dos resultados. Ação (“Act”) Tomada de ações a fim de melhorar continuamente o desempenho dos processos. A P C D 06