Como usar o comércio para a erradicação da pobreza

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Crescimento Económico e Redução da Pobreza
Advertisements

Instrumentos Económicos e Financeiros
A OFERTA TURÍSTICA.
Inovação e difusão tecnológica
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral Gestão de APLs Recife, 25 de setembro de 2008 Heloisa Menezes Instituto Euvaldo Lodi – DR MG Nucleo Estadual.
Eventos Portugal a Crescer Junho Enquadramento Geral (I) 2 A crise económica e financeira do País tem causado significativos danos no tecido empresarial,
TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
LIDERANÇA & DESENVOLVIMENTO
Regulação, Mercados e Incentivos Fernando Branco Primeira Convenção Compromisso Portugal Convento do Beato Lisboa, 10 de Fevereiro de 2004.
Negócios Internacionais
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
Participação do ICP no âmbito da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico.
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
Integração econômica regional
Propriedade Intelectual e Inovação Jorge Avila INPI – Presidente Brasília, 18 de junho de 2008.
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
SNV Moçambique.
Estratégias do agronegócio
Prof. Adjunto I Curso de Serviço Social
VENDAS NO CONTEXTO MERCADOLÓGICO
Organizações não governamentais e Sociedades transnacionais
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Saúde Coletiva e Meio Ambiente
DIAMANTINO. PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ECONOMIA MATO-GROSSENSE, FORTALECENDO A COMPETITIVIDADE, A DIVERSIFICAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO NOS MERCADOS.
DIAMANTINO Econômico Consolidado. Propostas de projetos por estratégia 1. Investir na formação profissional continuada, permitindo ao trabalhador sua.
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Comercio internacional
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Crescimento Económico em Moçambique
Marca de São Tomé e Príncipe( Branding)
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
United Nations Development Programme
Conferência ‘As Empresas e a Regeneração Urbana’
Premissas Dados das Microrregiões.
Tendências na assistência social e o seu papel na promoção da inclusão social Armando Barrientos Brooks World Poverty Institute, Universidade de Manchester.
Benefícios da participação em CGV
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Exposição Migração juvenil na América Latina e no Caribe Por: Drª Ana Isabel Roldán Rico Professora e Pesquisadora Universidade de Querétaro.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
O Potencial das Políticas Tributárias e Educacional para o Desenvolvimento com Equidade Participação: Marcos Formiga Brasília, Março de 2010.
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Planejamento Estratégico
Seminário sobre os Desafios de crescimento económico e do emprego em Moçambique, 9-11 Fevereiro 2011 Sumário da equipa do Governo Maputo, 11 Fevereiro.
Reynaldo Fernandes Amaury Patrick Gremaud Gabriel Ulyssea
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
II Workshop Regional: Nordeste do Brasil Cruz das Almas, de Maio de 2015 Rede Latino-americana para Implementação do Tratado Internacional sobre.
Programas Estruturadores, Indicadores e Área de Resultados: compilação e interpretação de dados informações de documentos institucionais da SEPLAG-MG PPAG.
Políticas de Ciência e Tecnologia “Towards a different regional innovation policy : eight years of European experience through the European Regional Development.
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
A ECONOMIA GLOBALIZADA
II – Desafios Gerenciais da TI Unidade II Fundamentos de SI Prof. Ulisses Sperle Graça Prof. Vanilde Manfredi out/2010.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Joaquim Bernardo A avaliação dos fundos no próximo período de programação Principais linhas de orientação e organização 12. ª R EUNIÃO DA R EDE DE A VALIAÇÃO.
CAPÍTULO 13 ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DOS MODOS DE OPERAÇÃO.
André Castro dos Santos Clauber Barão Leite Haline de Vasconcellos Rocha.
Transcrição da apresentação:

Como usar o comércio para a erradicação da pobreza Como usar o comércio para a erradicação da pobreza? (comércio e redução da pobreza) Aldro UMBELINA NETO 27/05/2014

Tópicos Relação entre o comércio, o crescimento económico e a redução da pobreza; Fundamentos da teoria económica; Evidências empíricas; Ajuda à promoção do comércio; Principais conclusões.

Relação entre o comércio, o crescimento económico e a redução da pobreza O crescimento económico, per si, é o factor que mais contribui para a redução da pobreza. Além disso, é cada vez mais consensual a relação positiva existente entre a abertura ao comércio e o desempenho económico, especialmente para países de baixo rendimento, cujo mercado interno é pouco desenvolvido.

Relação entre o comércio, o crescimento económico e a redução da pobreza Nesses países de baixo rendimento, a criação de empregos, especialmente para os pobres, homens e mulheres, passa por uma expansão do mercado interno graças ao comércio internacional, tanto a nível regional como global.

Fundamentos da teoria económica De modo geral, o comércio tem um efeito positivo sobre o crescimento económico, mas a magnitude deste varia consideravelmente de um país para outro; portanto, as evidências do impacto do comércio sobre a pobreza não são incontestáveis. No entanto, deve-se ter em conta que o efeito do comércio sobre o rendimento (e pobreza) é uma função de múltiplos factores, e que tanto pode ser positivo, negativo ou neutro, de acordo com as circunstâncias e as particularidades locais.

Fundamentos da teoria económica A maioria dos economistas acredita que o comércio (internacional) pode criar empregos, mas que também pode destruí-los. O que se torna evidente, é que o comércio só por si, não é suficiente nem tampouco constitui uma panaceia para a redução da pobreza. Para criar o clima de negócios necessário à criação de empregos por via do comércio, é essencial uma combinação de políticas internas que beneficie os trabalhadores, infraestruturas mais adequadas, sistemas de educação mais eficientes e instituições jurídicas sólidas.

Fundamentos da teoria económica Per si, o comércio não proporciona automaticamente benefícios para todos os países, pois é necessário que se tenham em conta outros factores, tais como a falta de transformação estrutural, a capacidade produtiva limitada e a não criação de empregos produtivos.

Evidências empíricas Vários outros factores podem impedir os países pobres de retirarem os benefícios do comércio, nomeadamente: efeitos das políticas comerciais dos países membros da OCDE ou mesmo de outros países em desenvolvimento; falhas estruturais das economias (restrições da oferta, deficiências estratégicas e institucionais, ou insuficiências em matéria de capital humano, ...). Considera-se que, se por um lado, a abertura do comércio acelera o crescimento económico, por outro, não é claro que este factor seja fonte de crescimento económico a favor do emprego ou dos pobres.

Ajuda à promoção do comércio O objectivo fundamental da iniciativa a favor da ajuda ao comércio é o de: Apoiar os países de baixo rendimento a superar as limitações estruturais e os défices de recursos; Promover e incentivar as suas capacidades para produzir, serem competitivos e tirarem o máximo partido das novas oportunidades de comércio e de investimento.

Ajuda à promoção do comércio Várias soluções estão disponíveis para melhorar os benefícios do comércio para os pobres, incluindo a assistência técnica visando: O reforço das capacidades produtivas dos homens e mulheres pobres, O fortalecimento dos respectivos laços com os mercados internos; A facilitação da sua adaptação mediante o estabelecimento de medidas de protecção social e da melhoria da qualidade dos serviços de educação e saúde.

Principais conclusões O comércio é um meio para atingir um fim e não um fim em si mesmo. Pretende-se alcançar um crescimento sustentável e isto, graças às políticas complementares adequadas para reduzir a pobreza; Para reforçar o contributo do comércio, é necessário, a nível nacional, a implementação de políticas que coloquem homens e mulheres pobres, em contacto com as oportunidades de negócios e, a nível internacional, um apoio bem identificado em matéria de comércio;

Obrigado pela vossa atenção!