Elisabete Santos, João Henriques, Manuel Lousa, Rute Antunes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

O discurso na sala de aula de Matemática
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Matemática para todos Educação Básica
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
When to jump in: The role of the instructor in online discussion forums Roberto Cabral de Mello Borges UFRGS - PGIE - Nov/2008 Margaret Mazzolini & Sarah.
Interação com os Alunos
O Aluno a Distância.
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Marcos Alexandre Barros
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Colégio Rui Barbosa Aprendizagem Colaborativa:
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Eloiza Gomes de Oliveira – Uerj
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Quando falamos em aprender...
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Generalidades sobre e-learning
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Formas de Interação.
A S TECNOLOGIAS FAZEM A DIFERENÇA ? As Tecnologias e a Aprendizagem 1.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Por que fazer ?.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Formação de Tutores a Distância
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Professor: André Moraes NOME: Felipe Pereira Curso: Analise e desenvolvimento de sistemas Disciplina: Sistemas de Informação Faculdade de Tecnologia do.
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
Software Social na Educação. A utilização de softwares social no cotidiano escolar é indicado para vários níveis de conhecimento, compreensão, aplicação,
Investigating the assessment of learners’ participation in asynchronous conference of an online course Mariano Pimentel Tatiana Escovedo Hugo Fuks Carlos.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Docência do Ensino Superior
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Avaliação de aprendizagem colaborativa mediada por computador Raquel Bambirra EWIN, J. MILLER, D. A framework for evaluating computer supported collaborative.
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Avaliação da aprendizagem em meios digitais: novos contextos
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Metodologias e instrumentos de avaliação online
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
Artefacto2 Técnicas de Atendimento Simulações práticas / Role-playing Cristina Cadete 1.
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
TESTE EM DUAS FASES Características O teste é aplicado em duas fases distintas; Na 1ª fase: O teste é composto por duas partes, na primeira as questões.
Transcrição da apresentação:

Elisabete Santos, João Henriques, Manuel Lousa, Rute Antunes

Devido à crescente importância do ensino online, as instituições de ensino têm refletido e aumentado as ferramentas de avaliação em contexto online.

Segundo a Australian Nacional Training Authority (2002), há uma necessidade real de encontrar métodos efetivos de avaliação apropriados ao ensino online e uma necessidade de perceber como este tipo de ensino muda a seleção, monitorização e gestão das atividades avaliativas.

Vonderweel, Liang e Alderman, realizaram estudos com alunos do "Colleges of Education of Two Midwestern" e chegaram à conclusão que os fóruns facilitam o processo de aprendizagem e de avaliação dos alunos.

Adaptado de: JACOBSOHN, Liliana Vasconcelos, A contribuição do Forúm de discussão para o aprendizado do aluno: Uma experiência com estudantes de administração, Caderno de Pesquisas em Administração, S. Paulo, v.12, n.1, p , Janeiro/Março 2005

Nos fóruns, o papel do professor ou tutor é de um facilitador, mentor ou orientador das aprendizagens.

Quanto ao papel dos professores os alunos consideram que: O feedback é essencial, nomeadamente quando respondem a questões individuais dos alunos mas também quando se dirigem à turma em geral, quer sumariando ideias chave quer intervindo quando a discussão está a tornar-se repetitiva ou quando os alunos estão a fugir do tema em discussão.

Os fóruns apresentam aspetos fundamentais para a avaliação e aprendizagem dos alunos: oAoA sua estrutura; oAoAuto regulação das atividades cognitivas; oPoProcesso de autonomia; oCoComunidade de aprendizagem; oCoCompetências de escrita.

Para os alunos a estrutura, é um dos aspetos fundamentais dos fóruns, segundo eles: A aprendizagem será afetada se um dos tópicos não estiver bem estruturado

As reflexões dos colegas são essenciais para a construção da sua própria aprendizagem; Para que os alunos se sintam confiantes para partilhar as suas opiniões necessitam de estabelecer um ambiente de confiança e de comunidade com os colegas;

As discussões são resultado do trabalho de grupo, todos são responsáveis pela participação e contribuição na discussão; Um dos aspetos mais difíceis de controlar será o equilíbrio entre uma participação ativa e a monopolização da discussão.

Quanto à auto regulação das atividades cognitivas: A discussão nos fóruns faz com que todos os alunos sejam mais responsáveis; A comunicação assíncrona permite ao estudante ter tempo para compor o seu pensamento e as suas questões;

Os fóruns estimulam a aprendizagem autónoma: Quando um tópico surge num fórum é da responsabilidade do aprendente procurar mais informação sobre o mesmo; Em relação aos professores os alunos afirmam que estes deveriam fornecer mais questões para o fórum, pois não faz sentido continuar com a mesma questão quando já nada de novo há a dizer sobre ela.

Utilizando os forúns como Comunidade de Aprendizagem e tirando partido das diferentes perspetivas apresentadas pelos seus pares, o seu aprendizado é maior.

Segundo Robles e Braathen, 2002, a tecnologia de discussão online, dá uma capacidade, a cada aprendente, de responder a questões, com igualdade de oportunidade de participação, oferecendo um potencial suporte para a co-construção do conhecimento, através de discussões significativas (Gilbert e Debbagh, 2005).

Um elemento essencial de comunicação, feedback, interação e processo de avaliação numa turma online é a competência ao nível da escrita (Liang e Creasy, 2004, Speck, 2002)..

Adaptado de: Uso de fóruns no ensino, em

Os fóruns podem ser utilizados como instrumento de avaliação sumativa mas também como instrumento de avaliação formativa, pois permite adaptar o ensino e a aprendizagem às reais necessidades dos alunos.

Segundo Nisbet, enquanto que numa sala de aula tradicional é difícil ter uma noção exata da participação dos alunos, nos fóruns existe software capaz de contabilizar a quantidade de intervenções que um aluno faz no fórum.

Mais importante do que saber quantas vezes o aluno participou na discussão, é saber que estádios deve o aluno passar e que evidências poderemos ter dessa situação.

Salmon, 2002, apresentou uma tabela, onde distinguia três aspetos essenciais: 1.O estádio em que o aprendente se encontrava; 2.A evidências apresentadas; 3.O papel que o professor devia desempenhar:

Neste mesmo esquema, eram distinguidas 5 etapas: Em relação ao estádio: oAoAcesso e motivação; oSoSocialização online; oToTroca de informação; oCoConstrução do conhecimento; oDoDesenvolvimento.

Em relação às evidências: Como aceder e fazer o primeiro post; Auto apresentação e partilha com os outros; Troca de fluxo informativo; Formulação de ideias através da colaboração e discussão; Responsabilidade pela própria aprendizagem e construção da mesma.

Relativamente ao papel do tutor: oRoResolver problemas de acesso e encorajar a participação de todos; oCoCriar uma atmosfera de mútuo respeito e de diferentes opiniões; oOoOrganizar discussões produtivas; oCoConstruir e sustentar o processo grupal de aprendizagem; oAoApoiar e responder quando necessário

Segundo Wee e Abrizah (2011) os critérios de avaliação devem servir como orientação clara para a quantidade e qualidade da discussão, em fóruns, assim como um meio de alinhar a atividade e objetivos de alunos e tutores.

Existem duas abordagens para a avaliação das respostas colocados pelos alunos (posts) nos fóruns. A abordagem de classificação holística. A abordagem de classificação analítica.

Na abordagem de classificação holística, os “posts” dos estudantes são avaliados como um todo. Toda a contribuição do aluno é recolhida e avaliada pelos tutores. Os critérios iniciais são estabelecidos antes da classificação e esses critérios são tomados como um todo.

A avaliação da participação, utilizando a abordagem holística, só pode ser realizada depois de a discussão terminar. Enquanto a discussão está a decorrer, os alunos não têm conhecimento do seu desempenho.

A abordagem de classificação analítica é mais detalhada. É realizada com base nas múltiplas dimensões do desempenho e não com base na participação como um todo. A avaliação é estabelecida através de um método de atribuição de pontos a vários critérios. A soma dos pontos, dos diferentes critérios, irá representar a nota final.

A abordagem de classificação analítica tem a vantagem de ajudar a identificar os “pontos fracos” e “pontos fortes” dos estudantes. Este tipo de abordagem tem a desvantagem de precisar de mais tempo para a sua aplicação.

A aplicação deste tipo de abordagem avaliativa centra-se nos diferentes aspetos ou dimensões da discussão, fazendo com que resulte uma melhor troca de ideias e um aumento da qualidade geral da discussão.

Os critérios a serem avaliados através da abordagem de classificação analítica podem ser, por exemplo: oFoFrequência/padrões de interação. oToTamanho da mensagem e a sua análise de conteúdo. oUoUtilização de palavras-chave.

Jacobsohn, L. & Fleury, M. (2005, Março). A contribuição do fórum de discussão para o aprendizado do aluno: Uma experiência com estudantes de administração. Caderno de Pesquisas em Administração, 12(1), Retirado de (n.d.). Uso de fóruns no ensino. GeoEscola, Retirado de so-de-foruns&option=com_content&Itemid=137 Nisbet, D. (2004). Measuring the quantity and quality of online discussion group interaction. Journal of eLiteracy, 1((2004)), Retirado de

Vonderwell, S., Liang, X., & Alderman, K. (2007). Asynchronous discussions and assessment in online learning. Journal Of Research On Technology In Education, 39(3), Retirado de iscussions.pdf iscussions.pdf Wee, M., & Abdullah, A. (2011). An analysis of an assessment model for participation in online forums.ComSIS, 8(1), Retirado de