ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA NOVA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO DE MUNDO Pedagogia Tradicional
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Avaliação Institucional
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Afinal, o que é Planejamento?
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Marco Doutrinal e Marco Operativo
AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Como elaborar um plano de aula
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Cristiane Jonas Francisconi
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Revisita ao PPP.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Transcrição da apresentação:

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA NOVA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO

PROPOSTA PEDAGÓGICA

PROPOSTA PEDAGÓGICA X VISÃO EPISTEMOLÓGICA Proposta Pedagógica é um conjunto de princípios que orienta e conduz, quotidianamente, o comportamento de todos os trabalhadores envolvidos no processo educativo. A visão epistemológica assumida pela escola determina as relações professor-aluno-conhecimento.

Proposta pedagógica x Conhecimento Conhecimento é algo a ser construído. Cabe ao professor instrumentalizar-se para colocar o aluno diante do objeto de conhecimento de tal forma que a interpretação deste seja resultado de uma mediação da ação docente. Ao professor cabe estar presente, acompanhar, orientar, mas não ingressar no processo de interação do aluno com o conhecimento

Proposta pedagógica x Componentes curriculares Aos componentes curriculares cabe refletir sobre seus objetivos como disciplina e a maneira de serem operacionalizados dentro deste contexto de modernidade em que encontra-se inserido, uma vez que os conteúdos devem ser vistos como conceituais, atitudinais e procedimentais. Portanto, o enfoque dado ao conteúdo pelo professor determinará mais sua postura do que metodologia usada, indicando assim o nível de coerência com o Projeto Pedagógico assumido pela instituição.

Proposta pedagógica x planejamento Para sustentar a coerência da ação com a visão de educação se faz necessário planejar. Entende-se planejar como a antecipação mental da ação que será realizada. É uma proposta do ideal ser conduzido pelo real. Para tanto se faz necessário um comprometimento com aquilo que foi enquanto plano transformando-se em ação consciente e intencional. Planejar é tentar amarrar os acontecimentos futuros à nossa vontade. Para isso é fundamental o conhecimento da realidade a fim de usufruí-la ou transformá-la. Partimos sempre da realidade e nela retornamos, só que já transformada.

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

PLANEJAR.... É antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto; É uma atividade que orienta a tomada de decisões da escola e dos professores em relação às situações docentes de ensino e aprendizagem, tendo em vista alcançar os melhores resultados possíveis; É um processo de racionalização que articula a atividade escolar e a problemática do contexto social.

FUNÇÕES DO PLANEJAMENTO ESCOLAR Assegurar a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social. Expressar os objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas do ensino. Evitar a improvisação e a rotina. Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente, articulando os elementos do processo de ensino: Objetivos (para que ensinar). Conteúdos (o que ensinar). Os alunos (para quem ensinar). Os métodos e técnicas (como ensinar). Avaliação.

PLANO DE AULA O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino. As unidades e/ou módulos que foram previstas em linhas gerais são especificadas e sistematizadas para uma situação didática real. Objetivos específicos. Conteúdos. Tempo provável. Desenvolvimento metodológico. Avaliação.

AO ELABORAR O PLANO DE AULA O PROFESSOR DEVE: Levar em consideração que o planejamento constitui um período de tempo variável. O processo de ensino e aprendizagem se compõe de uma sequência articulada de fases: apresentação de objetivos, conteúdos e tarefas, desenvolvimento, consolidação (fixação, exercícios..), avaliação. Considerar o nível de preparação dos alunos para os conhecimentos novos. Formular objetivos claros, pois deles vão depender os métodos e procedimentos de transmissão e assimilação dos conteúdos e as formas de avaliação.

AO ELABORAR O PLANO DE AULA O PROFESSOR DEVE: Lembrar que a avaliação deve ser feita no início, durante e no final de uma unidade didática ou módulo. Fazer uma avaliação da própria aula. Questões: O relacionamento professor-aluno foi satisfatório? Foram feitas verificações de aprendizagem no decorrer da aula? Houve uma organização das atividades de modo a garantir um clima de trabalho favorável? O tempo foi adequado? Os alunos realmente consolidaram a aprendizagem da matéria, num grau suficiente para introduzir matéria nova?

Elaborar plano de ação elencando as seguintes ações: Elaboração dos indicadores de desempenho dos alunos. Avaliação diagnóstica de entrada dos alunos. Análise e resultados da avaliação diagnóstica. Assessoramento pedagógico aos professores. Principais dificuldades dos professores. Acompanhamento do trabalho dos professores diariamente.

O que deve conter na proposta pedagógica ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA - A escola tal tem seu trabalho pedagógico organizado de forma interdisciplinar, através de estratégias didático-metodológicas direcionadas para a aprendizagem contextualizada, integrada e significativa. A gestão pedagógica do processo educativo ocorre de forma democrática, priorizando o planejamento coletivo a partir das contribuições de todos os envolvidos no processo educacional.... OS FUNDAMENTOS - POLÍTICO-FILOSÓFICOS - O papel da educação, conforme quer a legislação brasileira é preparar o indivíduo para o pleno exercício da cidadania (através de valores/regras) assim como prepará-lo para o trabalho (através dos conteúdos científicos). Conseqüentemente, o papel da escola é proporcionar aos educandos a aquisição de conhecimentos e os requisitos para a socialização....

Continuação: OS FUNDAMENTOS - DIDÁTICO-METODOLÓGICOS A proposta pedagógica da Escola Tal ,tem como concepção primeira a idéia de que a Escola é um espaço social no qual as relações com o SABER e as relações INTERPESSOAIS precisam ser, prioritariamente,  prazerosas. Em outras palavras a Escola precisa ser ALEGRE, pois isso é a chave para as portas do aprender. Nessa perspectiva, optamos por uma prática pedagógica cujo objetivo central seja a motivação do aluno pelo gosto da descoberta e pela alegria de estar inserido no processo educativo. METODOLOGIA DE ENSINO A metodologia de trabalho pedagógico adotada pela Escola Tal tem como fundamento o trabalho voltado para a descoberta (investigação) do conhecimento. Para tanto, nossa tarefa pedagógica tem como princípio orientador a Mobilização, ou seja, a Sensibilização para o ato de aprender, de criar e recriar.

Continuação: Para que o objeto de conhecimento proposto pelo o professor torne-se objeto de conhecimento para o aluno, é necessário que o educando esteja mobilizado para dirigir sua atenção, seu sentir, seu pensar, seu fazer sobre o objeto. Em outras palavras, é preciso tornar o ato de aprendizagem numa ação intencional por parte do aluno. Para isso, utilizamos, entre outras metodologias que o cotidiano escolar exige, as seguintes metodologias de trabalho: a) Sensibilização dos alunos para o gosto de aprender; b) Problematização temática; c) Aulas práticas experimentais confrontando o objeto de conhecimento com a realidade; d) Aulas expositivas dialogadas; e) Aulas provocativas; f) Investigação a partir de hipóteses levantadas; g) Projetos interdisciplinares;

continuação Para uma prática pedagógica que vise à apropriação de uma aprendizagem significativa é preciso varrer da nossa concepção a idéia de que para se levar o aluno à aprendizagem basta a ação de transmissão de informações, pelo contrário, é preciso partir das seguintes pressupostos: a) O conhecimento se dá na relação sujeito-objeto-realidade, com a mediação do professor (não é simples transmissão); b) O conhecimento se dá pela ação do educando sobre o objeto de estudo; O que definirá a construção ou não do conhecimento serão as estratégias didático-metodológicas utilizadas pelo professor. Para auxiliar no desenvolvimento dessas estratégias a Escola tal conta com os seguintes recursos didáticos: a) Jogos pedagógicos; b) Rico acervo bibliográfico para a preparação das aulas; c) Aparelho multimídia;

continuação d) Softwares educativos; e) DVDs; f) Aparelhos de som; g) Internet; h) Laboratórios de informática; i) Laboratório de ciências; j) Laboratório de física; k) Laboratório de idiomas; l) Laboratório de recursos didáticos m) Sala de recursos audiovisuais; n) Sala de leitura

Processo Avaliativo O processo avaliativo da Escola tal ocorre nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional prevalecendo sempre os aspectos qualitativos sobre os aspectos quantitativos, atendendo os princípios do seu Regimento Escolar, tendo os seguintes objetivos:- Acompanhar e verificar o desempenho e a aprendizagem dos conhecimentos; - Verificar se o aluno transfere conhecimento na resolução de situações novas; - Avaliar se o aluno está se apropriando dos conhecimentos e se estes estão sendo significativos e contínuos; - Detectar, analisar e retomar a defasagem no aprendizado; - Repensar novas estratégias de trabalho em classe.