Profa. Dra. Iolanda Cortelazzo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Francisca Nazaré Liberalino UFRN/DEnf-2012
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Regina Célia Baptista Belluzzo
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
I- Concepção de Educação
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Informática na Educação
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Núcleo Regional de Educação de Toledo
COLÉGIO PRESBITERIANO EDUARDO LANE
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Parâmetros Curriculares Nacionais
Curso de Docência Universitária
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Faça uma analogia com o corpo Humano.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Aluno a Distância e suas Necessidades
COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM – UMA VIVÊNCIA NO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO Autores:Andréia Bartachini Gomes (USP) Cristiane Rocha de Farias (USP) Eliana Rodriguez.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Laura C. M. Feuerwerker* * Doutora em Saúde Pública.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Prof. jose PLANEJAMENTO.
Novas formas de aprender e ensinar com a Internet
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Portfólios da Prática Pedagógica
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Licenciatura em Pedagogia - Modalidade a Distância Pólo Gravataí- Eixo V
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera
Multimídia e Comunicação Educativa
Teoria Geral da Administração I
O ORIENTADOR EDUCACIONAL: UM AGENTE DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Educação, Comunicação e Tecnologia I Iolanda B. C. Cortelazzo Doutora em Educação pela FE-USP São Paulo -
Estância Turística de Santa Fé do Sul
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Profa. Dra. Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net Pedagogia do Projeto Profa. Dra. Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net agosto/2000 Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net

Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net Objetivo Orientar os professores para o trabalho com projetos tanto no seu desenvolvimento contínuo quanto na sua ação docente. agosto/2000 Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net

Pilares da Educação segundo a UNESCO Aprender a aprender Aprender a ser Aprender a fazer Aprender a viver em comunidade agosto/2000 Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net

Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net Projeto “O projeto não é uma simples representação do futuro, do amanhã, do possível, de uma idéia, é o futuro a fazer, um amanhã a concretizar, um possível a transformar em real, uma idéia a transformar em ato” ( Barbier, 1994:52 apud Machado, 1997:64) agosto/2000 Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net

Realidade externa à escola Realidade humana Objetivos comuns Realidade externa à escola Valores Projeto Colaboração Responsabilidade Tecnologia agosto/2000 Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net

Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net Realidade Humana É fundamental, para a saúde mental, espiritual e mesmo física do ser humano, o projeto de vida que anima, que dirige, que motiva e que empurra o indivíduo a seguir o seu sonho mesmo diante dos muitos revezes, do cansaço, dos obstáculos. agosto/2000 Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net

Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net Colaboração A colaboração se dá quando os participantes de um projeto ou de uma ação coletiva compõem uma rede. Alguns critérios são básicos para que o processo colaborativo se concretize como projeto conjunto: * entendimento pessoal, * compatibilidade filosófica e * visão compartilhada. agosto/2000 Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net

Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net Objetivos Comuns ... outro fator indispensável é que os participantes da ação tenham objetivos comuns. Na verdade, cada participante tem seus objetivos de longo prazo, próprios aos seus projetos individuais, mas há aqueles com os quais os objetivos do projeto coletivo se interrelacionam. agosto/2000 Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net

Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net Responsabilidade Se há uma interdependência entre as fases, entre as partes, entre as diversas funções para a realização do projeto, é fundamental que cada um saiba exatamente qual é o seu papel e qual é a sua responsabilidade; o que esses limites permitem e quais são os eventuais benefícios ou prejuízos inerentes a essas funções e responsabilidades. agosto/2000 Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net

Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net Valores Respeito mútuo, tolerância e confiança são essenciais para a colaboração. ... buscar trabalhar com a excelência e não com a fraqueza de cada um. .... se comportar de modo a justificar a confiança mútua. Não ... usar as informações conseguidas pelo grupo em proveito próprio e em detrimento dos outros, nem buscar enfraquecer ou submeter uns aos outros. agosto/2000 Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net

Realidade externa à escola Os projetos desenvolvidos em ambiente escolar não devem ser desconectados da realidade em que nós, seus participantes, vivemos. Uma via de mão dupla permite que tragamos, da realidade externa à escola, elementos para o projeto e que resultados ou descobertas encontrados nesses projetos se revertam para aquela realidade. agosto/2000 Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net

Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net Tecnologias Uma vez que tenhamos a idéia clara do que colaboração significa e o que se necessita para desenvolver ações e projetos colaborativos, poderemos transformar as tecnologias de informação e de comunicação em tecnologias colaborativas. Essas tecnologias, em particular a multimídia e a telemática, nos possibilitam a construção de ambientes propícios à interação e participação ativa, otimizando os projetos. agosto/2000 Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net

Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net Aprender a ser Desenvolvendo suas habilidades e competências específicas de forma colaborativa no projeto, o aluno tem sua auto-estima aumentada , torna-se mais produtivo, mais efetivo e aprende a ser em relação ao outro. Isto é, aprende a conhecer o outro e se conhecer através do outro. agosto/2000 Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net

Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net Aprender a fazer “... a atuação gerenciadora do professor é essencial para o aluno aprender a fazer, e a transferir a sua aprendizagem para outras situações, de modo que possam tomar decisões e resolver problemas quando esses se lhes apresentarem (Cortelazzo, 1997). agosto/2000 Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net

Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net Aprender a aprender Desenvolvimento de habilidades e procedimentos que levem o indivíduo a aprender a conhecer, ... na escola, em museus e bibliotecas, ..., através das mídias e em ambientes fora da escola, ..., desenvolvendo uma educação permanente que permita uma "construção contínua do ser humano, de seu saber e de suas aptidões, como também de sua faculdade de julgar e de agir" (Delors, 1996:8). agosto/2000 Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net

Aprender a viver em comunidade POSTMAN (1996:45) chama a atenção para o fato de só poder existir uma comunidade democrática e civilizada, se as pessoas que aí vivem, fazem-no de forma disciplinada como participantes de um grupo e que, portanto, precisam aprender a viver em grupo, onde as necessidades individuais estão subordinadas aos interesses do grupo (Cortelazzo, 2000) agosto/2000 Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net

Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net Exemplos de Projetos Http://www.geocities.com/icortel/redeban.htm Projeto Reciclagem agosto/2000 Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net

Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net Projeto Reciclagem agosto/2000 Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net

Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net Bibliografia Cortelazzo, Iolanda B. C. Colaboração, Trabalho em Equipe e as Tecnologias de Comunicação: Relações de Proximidade em Cursos de Pós-Graduação. São Paulo, FE-USP, 2000 (Tese de Doutorado). Machado, Nilson José. Cidadania e Educação. São Paulo, Escrituras, 1992. agosto/2000 Iolanda Cortelazzo icortel@attglobal.net