Abordagem por processos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Advertisements

Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
Administração e segurança de redes
Norma Internacional ISO/IEC 15504
O que é ISO? ONG – The International Organization for Standardization
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
A abordagem do sistema da qualidade automotivo
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
Infraestrutura de tecnologia da informação
ESTRUTURA COMUM DE AVALIAÇÃO CAF 2006
Mónica Martins Luis Marçal
Instrutor: Objetivos:.
A Organização ISO International Organization for Standardization Organização não-governamental Fundada em 23/02/1947 Sede em Genebra/Suíça Razão de Existência:
PLANO DE QUALIDADE PARA A EXECUÇÃO DE PAREDES DE ALVENARIA DE TIJOLO
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Auto-diagnóstico do CID
Projeto: Capacitação em GP
8º Capítulo da Norma ISO 9001:2000 MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA
Normas ISO/IEC de Segurança da Informação
Gerenciamento da Integração
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
NORMAS ISO 9000 PANORAMA 150 Países já adotaram
A NORMA NP EN ISO 9001:2000 ESTÁ DIVIDIDA EM 8 SECÇÕES:
Direcção Regional de Organização e Administração Pública
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
5. Abordagem como um sistema de gestão
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
Caracterização dos Princípios da Qualidade Isabel Saraiva - José Martins – Vera Godinho Módulo D2 Novembro 2006.
A ISO 9001 NA CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO DO HDFF Ana Gandra Ferrer Antunes Figueira da Foz, 27 de Novembro de 2008.
SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
AULA II Requisitos 0,1,2,3 e 4 JOSÉ RICARDO RIGONI.
QI_PME Norte Balanço de Competências Organizacional.
A QUALIDADE NA PREVENÇÃO DE PERDAS
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
UNIDADE DE NEGÓCIO Pode-se definir unidade de negócios como unidade organizacional, com definição de autoridade sobre processos e responsabilidade sobre.
4 – Políticas de Segurança
A Função de Controlo IPCA-Escola Superior de Gestão
Segurança e Auditoria de Sistemas
ENTENDENDO PROCESSOS.
A Certificação ISO 9001 : 2000 como Efetiva Ferramenta para a Competitividade © Todos os direitos reservados - ATSG S/C Ltda de 22 Rogério Campos.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Integração.
ABORDAGEM POR PROCESSO Q&P 2 © 2009.
Cobit (continuação) Prof. Fabiano Sabha.
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
Ciclo PDCA Ciclo PDCA , ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming: Introduzido no Japão após a guerra, o ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros.
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Da ISO 9001:2008 à ISO 9001:2015 Síntese das alterações
Conteúdo programático
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
MÓDULO 2 QUALIDADE.
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
Curso de Administração Disciplina: TGA
4.4 Implementação e Operação
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 2 As Normas ISO 9000:2000 José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 3 – Programa de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 4 Requisitos da Norma NP EN ISO 9001:2000 José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado.
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 1 Conceitos e definições José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL MÓDULO 4 Norma EN ISO 14001:2004 Maria Gabriela Almeida Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Estratégia de Implementação SGQ Para implementação de um SGQ baseado na norma NBR ISO 9001:2000, parte-se do princípio de Abordagem dos Processos Unidade.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 1 – Considerações Gerais Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS.
SISTEMAS DE GESTÃO DE ENERGIA
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
ISO 9001/2008. A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidadepara organizações em geral, qualquer.
Transcrição da apresentação:

Abordagem por processos GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 3 Abordagem por processos José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida 4.2.2.2 do POEFDS. Programa co-financiado por:

PROCESSO ABORDAGEM POR PROCESSOS Qualquer actividade ou conjunto de actividades que utiliza recursos para transformar entradas em saídas pode ser considerada um processo José Pinto

ABORDAGEM POR PROCESSOS É entendida como a identificação e gestão sistemáticas dos processos de uma organização e, em particular, das interacções entre estes processos Um processo deve ser entendido como um conjunto de actividades que acrescentam valor José Pinto

ABORDAGEM POR PROCESSOS Para definir um processo é necessário: Entradas do processo (inputs de informação, materiais, etc.) Saídas do processo (outputs de informação, materiais, etc.) Recursos a utilizar no processo Responsável pela gestão do processo Indicadores de melhoria (objectivos para a eficácia) Identificação dos clientes (internos / externos) Métodos de controlo e monitorização José Pinto

(resultado do processo) ABORDAGEM POR PROCESSOS ABORDAGEM POR PROCESSOS procedimento Eficácia do processos PROCESSO Output Input PRODUTO (incluindo recursos) (resultado do processo) Eficiência do processo Monitorizar e medir Ao transformar inputs em outputs o processo realiza o seu produto, sendo possível avaliar a sua eficácia e eficiência pela monitorização de indicadores de desempenho do processo José Pinto

ABORDAGEM POR PROCESSOS A norma NP EN ISO 9001:2000 aconselha a implementação da abordagem por processos como metodologia para a melhoria contínua da organização A definição e gestão dos processos de uma organização permite um maior conhecimento acerca da organização e uma maior eficácia relativamente aos resultados, considerando que se determinam os requisitos aplicáveis em cada processo José Pinto

ABORDAGEM POR PROCESSOS Os processos de uma organização podem ser de diferentes tipos: Processos de Gestão (relacionados com a gestão da organização e do SGQ) Processos de Negócio (relacionados com a actividade produtiva da organização) Processos de Suporte (relacionados com as actividades de suporte ao negócio) Os processos de negócio de uma organização podem ser estabelecidos tendo em conta a cadeia de valor acrescentado da organização José Pinto

ABORDAGEM POR PROCESSOS Abordagem por processos possibilita: Entender e ir ao encontro dos requisitos de cada processo e, consequentemente, do cliente Obter resultados do desempenho e da eficácia do processo Implementar acções de melhoria contínua dos processos baseada na medição dos objectivos José Pinto

MELHORIA CONTÍNUA DO SGQ ABORDAGEM POR PROCESSOS ABORDAGEM POR PROCESSOS MELHORIA CONTÍNUA DO SGQ CLIENTES CLIENTES RESPONSABILIDADE DA GESTÃO MEDIÇÃO ANÁLISE E MELHORIA SATISFAÇÃO GESTÃO DE RECURSOS REQUISITOS REALIZAÇÃO DO PRODUTO PRODUTO Os requisitos da norma encontram-se enquadrados com uma abordagem por processos com o objectivo de ir ao encontro das necessidades e expectativas do cliente José Pinto

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ABORDAGEM POR PROCESSOS ESTRUTURA DA NORMA NP EN ISO 9001:2000 RESPONSABILIDADE DA GESTÃO Comprometimento da gestão Focalização no cliente Política da Qualidade Planeamento Responsabilidade, autoridade e comunicação Revisão pela Gestão GESTÃO DE RECURSOS Recursos Humanos Infraestruturas Ambiente de Trabalho SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE MEDIÇÃO, ANÁLISE MELHORIA Monitorização e medição Controlo do produto não conforme Análise de dados Melhoria REALIZAÇÃO DO PRODUTO Planeamento da Realização do Produto Processos relacionados com o cliente Concepção e desenvolvimento Compras Produção e fornecimento do serviço Dispositivos de monitorização e medição

PLAN ACT DO CHECK ABORDAGEM POR PROCESSOS Metodologia PDCA Empreender acções para melhorar continuamente o desempenho dos processos Estabelecer os objectivos necessários para apresentar resultados de acordo com os requisitos do cliente e as políticas da organização PLAN MELHORIA DE DESEMPENHO ACT DO Monitorizar e medir processos e produto em comparação com políticas, objectivos e requisitos para o produto e reportar os resultados Implementar os processos CHECK A gestão dos processos de uma organização deve seguir o Ciclo de Deming (PDCA - Plan – Do – Check – Act) para a melhoria contínua da organização, metodologia com a qual estão alinhados os requisitos normativos José Pinto

NP EN ISO 9001:2000 GESTÃO DE PROCESSOS As actividades para a gestão dos processos de uma organização inclui as seguintes fases: Documentar os indicadores e objectivos do processo e respectivo planeamento (incluindo as acções necessárias para a eficácia) De acordo com o planeamento da sua monitorização, realizar as avaliações do desempenho do processo Definir e planear as acções consideradas adequadas para atingir os Objectivos, sempre que se verifiquem desvios negativos O ciclo de melhoria da organização fecha-se com a realização da REVISÃO PELA GESTÃO (requisito 5.6 da norma ISO 9001:2000), na qual a Gerência analisa o desempenho global da organização e decide sobre o próximo ciclo (acções de melhoria, novas estratégias, novos objectivos, etc.) José Pinto