. ESTRATÉGIA APRENDIZAGEM, RENDIMENTO ESCOLAR CONSIDERANDO A PRÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Matemática para todos Educação Básica
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
MÓDULO I Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Sonia Terezinha de Souza Penin Sofia Lerche Vieira.
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
SÉCULO XX.
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Currículo por Competências e Habilidades.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
“Saber a verdade sobre sua paternidade é um legítimo interesse da criança; um direito humano que nenhuma lei pode frustrar”.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Trabalhando com Grupos

Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
O QUE DÁ SENTIDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR O que dá sentido à formação do professor é o diálogo entre os professores, a análise rigorosa das práticas e a.
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
História nas atuais propostas curriculares
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
Quem é reconhecido um bom tutor?. Aquele que é capaz de desenvolver a percepção a partir dos trabalhos realizados pelos alunos; Aquele que facilita a.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Perguntas de Modelação
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Metodologia Científica
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Política Educacional Brasileira
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Os quatro pilares da educação.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
“A BORDAGEM TEMÁTICA : U MA POSSIBILIDADE PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR ” Oficineiras: Camilla Rosa, Graciela Constante, Jeneffer Castro.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Docência universitária: repensando a aula
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Teorias Educacionais.
Revisita ao PPP.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Apresentação preparada por: Édina Moura Vianna
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Aprendizagem da matemática
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Transcrição da apresentação:

. ESTRATÉGIA APRENDIZAGEM, RENDIMENTO ESCOLAR CONSIDERANDO A PRÁTICA EDUCATIVA. AUTORA: VERENA OSTER. TUTOR. Dr. JORGE HERRERA FUENTES. 17 de Fevereiro de 2012 VIII Taller Internacional de Pedagogía de la Educación Superior

“Educar e educar-se, na prática da liberdade, é tarefa daqueles que pouco sabem - por isto sabem que sabem algo e podem assim chegar a saber mais - em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais.” PAULO FREIRE.

O Que se entende por Aprendre a Aprender APRENDER A APRENDER A APRENDER A FAZER. APRENDER A SER A APRENDER A CONVIVER. A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A QUALIDADE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM COM FILOSOFIAS, METODOLOGIA ORGANIZAÇÃO AO CONHECIMENTO .

Qual é o objeto do estudo de Estratégia de Aprender a Aprender É o conjunto de ferramentas e metodologias que dará sustentabilidade, organização na busca permanente ao ensino aprendizagem do conhecimento.

ESTATEGIA DE APRENDER A APRENDER Procedimentos fundamental ECOPEDAGOGIA EGOPEDAGOGIA INTELECTO PEDAGOGIA agrupa agrupa agrupa A DESCOBERTA QUE O BEM É INDIVIDUAL E COLETIVO A DESCOBERTA DA ESTRATÉGIA DA SENSIBILIDADE A PERCEPÇÃO CAPACITAÇÃO E CONHECIMENTO Bem solidário EDUCAR A MÃO EDUCAR A MENTE e o ESPIRITO CORAÇÃO SENTIMETO Aprender Ser APRENDER APRENDER CONVIVER FAZER CONHECER Procedimentos fundamental

EM GERAL Aprender é um processo dimanico de aquisição de conhecimento, ou comportamentos novos. Tudo o que se constrói de novo assenta as suas bases em aquisição anteriores através de uma atividade de associação e integração. No centro das atividades de aprender encontra – se sempre uma procura de ligções e de organizações dos dados reconhecidos. Quando a aprendizagem se refere por exemplos a um comportamento o que está em causa é a capacidade que o educando tem para ligar e articular uma sérei de ações que deverá ser capaz de reproduzir. Trata –se portanto de uma atividade, explicações e explicitações entre o comportamento e a causa

OS MÉTODOS CIENTÍFICOS A FORMA PRÁCTICA ESTRATE GIA nos proporciona OS MÉTODOS CIENTÍFICOS para la Transformar a aprendizagem em conhecimentos e novos projetos Viabilizar a esolha de uma situação de Aprendizagem Sistematizar Da Apreendizagem Desenvolver as Habilidades e gerar novos conhecimentos Adaptar as diferenças pessoais no tratamentos de informações

O Que se entender por diagnóstico Ensino aprendizagem? É o processo mediante o qual se identifica o problema no ensino aprendizagem elencando suas dificuldades e causas. Quem pode ser sujetos do diagnóstico em geral ? Os Eduadores, Os Educando, A comunidade, A Soiedade, o sistema Educacional.

AÇÕES GERAIS PARA REALIZAR O ENSINO APRENDIZAGEM. a) EDUCAR A MÃO, O ESPÍRITO E O CORAÇÃO. b) CAPACIDADE A REFLEXÃO A RESPEITO DOS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO. c) TEÓRIAS PARA FORMA, UM CAMINHO, CONCRETIZAR A PRÁTICA DOS REFERENCIAIDA EDUCAÇÃO DO NOSSO PAÍS. d) TEORIAS PEDAGÓGICAS CONCEPÇÃO DE UM PENSAMENTO RELATIVO À PRÁTICA EDUCACIONAL QUALIFICADA PRAZEROSA, ALICERÇADA NUMA COMPREENSÃO DE CORPOREIDADE HUMANA.

OS SUJETOS DE DIAGNÓSTICO PRESENTE APRENDIZAGEM : Não conseguia absorver as informações Não consegue identificar para que aprender Nunca consegui gostar de estudar essas coisas!” Não sei para que estudar isso Dizer pestalozziano, educar a mente é um tipo de aprendizagem que visa não tanto à aquisição de um repertório de saberes codificados, mais antes o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento Síntomas.

Debate sobre a baixa qualificação dos profissionais e concluíam deficiência do ensino educacional em preparar os novos profissionais que chegavam a cada ano ao mercado de trabalho. Problemas. A qualificação e de competência, onde, a qualificação está relacionada com o domínio cognitivo, enquanto as competências, às aptidões, ao saber fazer, Causa os problemas.

O MODELO ESTATEGIA E A REALIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO PROCURADO: Segundo O Relatório Delors reconhece a necessidade de uma reflexão e o distanciamento entre os conhecimentos teóricos e a vivência prática desses conhecimentos , afirmando que “aprender a conhecer e aprender a fazer são, em larga medida, indissociáveis. b) A citação faz referência ao conceito de qualificação e de competência, onde, a qualificação está relacionada com o domínio cognitivo, enquanto as competências, às aptidões, ao saber fazer, ou seja, estando com o conhecimento na cabeça, a mão possa trabalhar de forma efetiva e produtiva. . c) Para que ocorra uma efetivação desta integração, percebemos que surge a necessidade de outro aprender: o aprender a viver junto, aprender a viver com os outros é aprender a conviver.

Com os conhecimentos da Estrategia de Aprendre a Aprender. EM GERAL, O PROCEDER ESTATEGIA SE FUNDAMENTA NO PASSOS SEGUIENTES. Gostar de Ler, resolver Problema b) Memorizar, Recriar e Análisar as informações. c) Interpretar, Falar em público, resumir e revisar a informações para tomar decisões. e) Intervir mediante as atividades adequada ao curricular proposto. f) A companhar a evlução do processo ensino Aprendizagem. Com os conhecimentos da Estrategia de Aprendre a Aprender.

Verena.oster @ yahoo.com. br, CONSIDERAÇÕES FINAIS OS AUTORES Pestalossi Antunes. Ao tratarmos dos pilares da educação, que interagir entre si de forma corporalizada, compreendemos a necessidade de buscarmos uma interação/integração dos mecanismos promovem a construção integral do conhecimento. Segundo Pestalozzi educar a mão, educar/desenvolver o hipotálamo através do aprender a fazer; educar a mente/espírito, educar/desenvolver o nosso córtex, através do aprender a conhecer; e. Educar o coração, educar/desenvolver o sistema límbico, através do aprender a conviver e do aprender a ser. Percebe-se que, geralmente, quando o conhecimento é apresentado de modo significativo ao educando, tende a ser assimilado mais facilmente para gerar um interesse maior pelo assunto. Assim diz Antunes. Verena.oster @ yahoo.com. br,