Análise do processo de desenvolvimento de Trabalho de Conclusão no curso de graduação em Administração na Modalidade a Distância Gabriela Gonçalves Silveira.

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Transcrição da apresentação:

Análise do processo de desenvolvimento de Trabalho de Conclusão no curso de graduação em Administração na Modalidade a Distância Gabriela Gonçalves Silveira Fiates, Drª Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Drª Ana Carolina Girardi, Graduanda Adm Florianópolis, 06 de dezembro de ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) nos cursos de Administração representam a etapa final da formação do profissional. Em geral este trabalho pode assumir três formas: – uma pesquisa monográfica, – um relatório de estágio com uma pesquisa aplicada voltada à resolução de um problema real na empresa e/ou – um plano de negócios com vistas a oportunizar ao aluno concluinte o desenvolvimento de competências empreendedoras. 1. INTRODUÇÃO

Apesar do desenvolvimento do TCC contar com a orientação de um professor designado especificamente para esta atividade - alinhando conteúdo e método, esta atividade representa um desafio. Neste contexto, esta pesquisa visa analisar o processo de desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão no curso de graduação em Administração na Modalidade a Distância por meio de um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Catarina. 1. INTRODUÇÃO

2. Justificativa Alta taxa de alunos que iniciam o processo, no entanto levam mais do que os dois semestres regimentais para concluírem esta etapa de sua formação acadêmica. No primeiro semestre de 2013, por exemplo, 134 alunos iniciaram a etapa final de desenvolvimento de seus TCC´s, no entanto, apenas cerca de 50% deles foram considerados aptos para defenderem seus trabalhos em banca pública composta por três docentes do curso.

UAB - EaD O governo federal brasileiro instituiu em 2005 o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), no contexto de suas políticas públicas para a democratização do acesso ao ensino superior por meio de parcerias com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES e Empresas Estatais, do setor do Fórum das Estatais pela Educação. Com o aumento da oferta, os desafios aumentaram. Nesse sentido, a educação à distância só se viabiliza de fato, quando se estabelece uma verdadeira comunicação bilateral, o que implica em papéis mais ativos desempenhados por docentes e discentes. 3. REVISÃO TEÓRICA

Freire, Aretio e Beloni concordam com uma abordagem dialógica, o que implica na maturidade e autonomia requerida de discentes, mas também no comprometimento docente.

3. REVISÃO TEÓRICA Especificamente na atividade de desenvolvimento de um TCC ressalta-se ainda que são requeridas as competências: –Análise e síntese –Abordagem transdisciplinar –Linguagem acadêmica –Domínio metodológico Cuidado extra para fugir do copismo!!!!

O Curso está em sua quinta oferta, já tendo formado três turmas. Nota 5 do Inep o que ratifica sua qualidade. O desenvolvimento do TCC é realizado em duas etapas. Realizou-se uma pesquisa de natureza descritiva com abordagem mista aliando análise qualitativa e quantitativa. 4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS  Estudo de Caso: Curso Administração EaD/UAB/UFSC.

4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Trata-se de um estudo transversal População = 134 alunos e 28 professores. A amostra foi composta por 27 dos docentes tendo em vista que um docente estava de férias no período de coleta, e 78 discentes voluntários, o que implica na aceitação de um erro amostral de cerca de 7,5%. Os dados foram coletados de três maneiras: registro das interações no ambiente virtual de aprendizagem, entrevista semi-estruturada com todos os docentes e questionário on line com os discentes. A análise foi realizada com uso de estatística descritiva e análise de narrativa.

  Dificuldades percebidas no processo de orientação 5. ANÁLISE DOS DADOS Docente manter uma rotina de trabalho com o aluno ao longo do desenvolvimento do TCC; cumprimento dos prazos estabelecidos; fazer uso de recursos digitais; estabelecer contato virtualmente. Discente dificuldade em manter uma rotina de trabalho; estabelecer contato com o orientador; alinhar a forma de trabalho; fazer uso dos recursos digitais.

  Ferramentas utilizadas para as orientações  s (51% dos respondentes),  Skype (13%),  Chat (11%),  telefone (9%). 5. ANÁLISE DOS DADOS Destaca-se aqui que o curso utiliza um ambiente virtual de aprendizagem que pode ser usado para troca de mensagens, troca de arquivos, fóruns, chats dentre outras possibilidades. No entanto apenas estes 11% indicaram seu uso efetivo para as orientações o que pode representar uma oportunidade de melhoria (Freitas, 2011).

  Frequência de contato 5. ANÁLISE DOS DADOS Docentes A maioria (56%) alega ter sido procurada apenas nos prazos regulamentares de entrega de etapas da atividade, 11% indicou um contato semanal com os alunos e 15% um contato quinzenal. Discentes 29,48% procuram seus orientadores semanalmente e 28,20% os procuram a cada quinzena.

5. ANÁLISE DOS DADOS Etapas do TCC que encontram mais dificuldade Para os alunos, no entanto, a Identificação do problema é mais difícil que a definição dos objetivos e desenvolvimento da fundamentação teórica.

5. ANÁLISE DOS DADOS Forma como as correções/sugestões de melhoria do texto do TCC eram enviadas para o aluno, a grande maioria dos professores usa a ferramenta de correção do Word (76%).

5. ANÁLISE DOS DADO S Causas de reprovação: Má qualidade das análises de dados, Má qualidade do texto, Má qualidade da pesquisa empírica, Plágio (6%). –Estes aspectos podem revelar problemas mais essenciais como a dificuldade de desenvolver competências para a realização de pesquisa em alunos a distância.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS A primeira etapa apresenta maior dificuldade para o aluno. Já na segunda etapa: a construção de uma fundamentação teórica consistente com o uso de autores adequados e sem cópias de trabalhos disponíveis na Internet, bem como a análise dos dados coletados com o uso do referencial desenvolvido.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS Sugere-se que: os tutores desempenhem formalmente papéis mais pró-ativos, sejam disponibilizados outros canais de comunicação entre discentes e orientadores, sejam eles formais ou informais, como chats ou uso das ferramentas de redes sociais ou chats pessoais, e oficinas de produção textual.

OBRIGADA!!!