O desafio da avaliação de resultados no serviço público Wilson da Costa Bueno É preciso desenvolver uma “cultura de avaliação” Congresso.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Estudando com Profª Simony
FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
BENCHMARKING.
Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
Gerência de Riscos em Companhias de Seguro
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
Prof.ª Adriana dos Santos Caparróz Carvalho
FASES DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL.
Administração Financeira III
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
PROJETO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA ARQUITETURA BRASILEIRA
Planejamento Estratégico AULA 8 Março/2011
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 14
COMUNICAÇÃO E QUALIDADE
Flávia Addor MEDCIN Instituto da Pele 2008
Marketing político: comunicação governamental Jul2011.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
Estrutura Organizacional.
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Comunicação e inteligência empresarial
Disciplina: Comunicação Empresarial
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Funções da Administração
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Aula 08 Revisão para AV1.
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
COMUNICAÇÃO COM STAKEHOLDERS
Sustentabilidade.
E STRATÉGIAS DE C OMUNICAÇÃO EM S ITUAÇÕES DE C RISE Wilson da Costa Bueno - Jornalista e professor universitário.
PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
III Oficina de Gestão Social do Desenvolvimento
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Áreas de Conhecimento:  RISCOS  COMUNICAÇÃO. Gerência de Riscos Processos necessários para a identificação, análise e resposta aos riscos do projeto,
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Estratégia Organizacional
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD MÓDULO II– MARKETING CULTURAL MÓDULO II– MARKETING CULTURAL.
Custo/Benefício e Impactos Organizacionais dos Sistemas de Informação
Elaboração e Análise de Projetos
Balanced Scorecard.
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
PAPEL E ATIVIDADE DE FINANÇAS
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Multinacional brasileira fornecedora de soluções completas de tecnologia para: Varejo Food service Hospitality.
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
“A Importância da formação acadêmica na Gestão em Saúde e Vida Associativa” 11 de junho de 2011 “A Importância da formação acadêmica na Gestão em Saúde.
Bematech Atuação: automação comercial/ multinacional brasileira fornecedora de soluções para o varejo, food service e hospitality Tema: Mudança de percepção.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Aula 1.  “conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”  administração do.
Avaliação de resultados: O desafio das agências de comunicação
Fases Metodológicas do Planejamento Social
AULA 04 PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. Um desafio empresarial crítico com o qual nossos clientes se defrontam é a necessidade de melhorar significativamente.
Transcrição da apresentação:

O desafio da avaliação de resultados no serviço público Wilson da Costa Bueno É preciso desenvolver uma “cultura de avaliação” Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público São Paulo, agosto de 2008

Há duas constatações contundentes em Comunicação Organizacional (e isso vale para a Comunicação Pública): Muitas organizações não acreditam em avaliação (algumas até receiam conhecer os resultados da avaliação) Muitas organizações não têm metodologia adequada para o processo de avaliação (e, portanto, avaliam inadequadamente) A pesquisa transporta a comunicação para um novo patamar

A avaliação é um requisito básico do planejamento em comunicação Mas quem efetivamente planeja? Avaliar significa comparar objetivos e metas com resultados Mas, para isso, é preciso ter objetivos e metas bem definidos. Objetivos e metas decorrem de planos e planos decorrem de políticas

O importante é que os resultados em Comunicação podem e devem ser avaliados O importante é que os resultados devem ser monitorados sistematicamente O importante é que os resultados devem ser incorporados imediatamente ao planejamento e ao processo de tomada de decisões Avaliar é praticar a chamada “inteligência empresarial”

É preciso reconhecer que faltam metodologias adequadas para avaliação de inúmeras atividades, ações, estratégias e produtos em comunicação É preciso reconhecer que mensurar imagem, reputação ou eficácia em comunicação (relacionamento com a mídia, por exemplo) é mais complicado do que medir retorno de campanhas de lançamento de produtos A dificuldade representa um desafio, não uma desculpa

O mercado e a Academia já nos oferecem métodos e técnicas para processos de avaliação, como: Sondagens de opinião Grupos de foco Análises de conteúdo Auditorias de sistemas de comunicação Análises de publicações empresariais Auditorias de imagem Mas é preciso adaptá-los às nossas necessidades. É fundamental duvidar de receitas e soluções globais

A auditoria de presença e imagem na mídia Os conceitos de imagem e reputação Imagem ou imagens? A aceitação da complexidade em comunicação Muitos públicos, muitos perfis, portanto comunicação diversa, não transgênica A segmentação da (e na) mídia e o processo de construção da imagem (colunistas, editorias, cadernos etc) A imagem está na cabeça dos públicos e é aí que reside o problema

É necessário compatibilizar processos qualitativos e quantitativos de análise, mas muito cuidado com a pirotecnia da mensuração e das técnicas de apresentação de dados. Não existe avaliação em si, mas calcada no processo de gestão e na cultura de cada organização e na sua proposta de comunicação (relacionamento com os seus públicos) Software Bombril é uma aberração em Comunicação!

Toda avaliação pressupõe, portanto, uma construção coletiva, própria, sintonizada com a política, plano, objetivos e metas definidos por uma organização em particular. A avaliação do processo de relacionamento com a mídia realizada pela Embrapa deve ser diferente da promovida por uma secretaria estadual, ou pela Anvisa ou pela Petrobrás. Há padrões e protocolos globais de análise, mas eles precisam ser ajustados a cada caso. Infelizmente, não existem fórmulas mágicas

A necessidade imperiosa, urgente de implantação de auditorias de comunicação Auditoria de comunicação interna Análise dos fluxos de informação Análise dos sistemas de participação Análise dos canais de relacionamento É fundamental separar o que é problema “de” do que é problema “da” comunicação! Auditoria de imagem junto à mídia e aos públicos Auditoria de retorno de apoios e patrocínios A comunicação não se esgota no staff da comunicação

A avaliação em comunicação precisa incorporar a componente política, a alternância e a disputa pelo poder, o vínculo das organizações com a estrutura hierárquica que muitas vezes inibe, distorce e torna inconsistente a sua proposta em comunicação Muitas vezes, os adversários da comunicação pública estão dentro da própria organização (chefias investidas de ambição política que sobrepõem interesses pessoais aos da organização) Os egos costumam contaminar o sistema de avaliação

A avaliação e a pesquisa em comunicação organizacional precisam ser incorporadas às atividades estratégicas das organizações As avaliações não podem se reduzir a meros registros ou serem utilizadas apenas para legitimar autoridades e balanços de fim de mandato ou gestão. A avaliação deve ser sistemática, permanente para que cumpra sua função estratégica. Quem avalia, está disposto a reposicionar ações e posturas

Toda avaliação gera riscos porque expõe as nossas deficiências e sobretudo as mazelas de nossas organizações (gestão autoritária, falta de conscientização sobre a importância da comunicação etc etc) Mas toda avaliação, bem feita, gera oportunidades imensas e convida para o debate interno, para o refinamento das ações e estratégias utilizadas e pode provocar mudanças importantes na “cultura de comunicação” das organizações. Se é assim, vamos avaliar? Quem não avalia, está dando tiro no escuro!