UNIPAC - Alto dos Passos 1 NORMA QUANTO AO TIPO A especificação e a Padronização.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resolução Conmetro nº. 11, de 20/12/2006
Advertisements


CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário
Qualidade de Produto de Software
“Um Software de Qualidade deve encantar o consumidor, e não apenas funcionar direito e não ter erros.”
Cadeia de Logística Integrada
MANUAIS Manual de Gestão da Qualidade
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
NBR ISO Diretrizes para auditorias de sistema de
Bom dia pessoal, o pedido do Cláudio foi para que eu fizesse a apresentação do processo de normalização, então aproveitando o que a Milena fez no ONS -34.
Código de Ética – Auditoria de Sistemas
DESDOBRAMENTOS PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO: reconhecimento da insuficiência dos meios e mecanismos jurídicos atuais para a prevenção e solução dos conflitos.
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
ENCOMEX São Paulo 22 de outubro de 2009
Mini curso de normalização da documentação:
Normalização São prescrições adotadas para determinadas atividades,
ROTULAGEM Informações obrigatórias para constar no rótulo de frutas e hortaliças “in natura”
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Normalização na área de Explosões
Auditoria Governamental Prof. Vitor Maciel
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro
Introdução à Qualidade
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
PROGRAMA ABNT DE ROTULAGEM AMBIENTAL
Qualidade do Produto de Software
GENICES SISTEMA DE ROTULAGEM AMBIENTAL COORDENADO INTERNACIONALMENTE Guy Ladvocat – Fevereiro de 2010.
Londrina (PR) – Maringá(PR) Ano 2014 CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (Parte 2)
Engenheiro Hewerson Raniére da Silva
O ciclo virtuoso das Normas Técnicas. Engenheiro Civil e Advogado ROBERTO LIRA DE PAULA.
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
5. Abordagem como um sistema de gestão
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Necessidades Relativas a Metrologia
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
RAZÃO DE SE CRIAR O PSQ Qual era o problema? Presença de Tintas Imobiliárias de baixíssima qualidade no mercado. Falta de informação para o consumidor.
AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE
Teste de Software Conceitos iniciais.
CONECTA ELETRICIDADE Soluções de painéis e quadros de distribuição BT Norma IEC TTA / PTTA As Normas vigentes e conceito TTA.
IMPACTOS E REPERCUSSÕES NAS EMPRESAS CONSTRUTORAS DESDOBRAMENTO NO SETOR.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
Qualidade de Software Aula 4
Administração de Logística e Materiais
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
NORMAS.
Aula 9 – Conceito de Conformidade
AUDITORIA Norma NBR 19011:2002 Fornece definições e os critérios de auditoria.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
Qualidade e a ISO 9001.
Sistema de Gestão da Qualidade
Conteúdo programático
DIREITO DO CONSUMIDOR Prof.: Marco.
III SEMINÁRIO CATARINENSE DE MANUTENÇÃO ENTENDENDO A NOVA NR 10
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
ISO A ISO é uma evolução das série de normas ISO/IEC 9126 e e tem com objetivo principal fornecer uma visão geral do produto de software.
Ana Martins e Bruno Santos
10 a 12/11/15 Ana Cristina Diniz Maciel Follador Dicap – Divisão de Capacitação em Acreditação da Cgcre Redação de evidências.
Prof. Olívio Novaski 1 CONCEITOS DE NORMALIZAÇÃO É A MANEIRA DE ORGANIZAR AS ATIVIDADES PELA CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE REGRAS, VISANDO CONTRIBUIR PARA O.
1 2Gerência do Processo de Normalização Normalização Atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais,
CURSO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO. ISO/IEC 17025: Controle de Equipamentos de Medidas.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
C ERTIFICAÇÃO COMO APOIO À R EGULAMENTAÇÃO DE P RODUTOS, P ROCESSOS E S ERVIÇOS : O C ASO DO I NMETRO Roberta de Freitas Chamusca Cristiane Mascarenhas.
Transcrição da apresentação:

UNIPAC - Alto dos Passos 1 NORMA QUANTO AO TIPO A especificação e a Padronização

UNIPAC - Alto dos Passos2 OBJETIVO Ao se preparar normas sobre produtos estas podem ser de um dos seguintes tipos: Terminologia; Classificação; Especificação; Método de Ensaio; Padronização; Procedimento e Simbologia. Embora seja recomendável iniciar-se um programa de normalização por normas que contenham a Terminologia empregada, visando o estabelecimento de uma forma única de entendimento entre os participantes e usuários, o objetivo, desta abordar auxiliar o estudante a compreender as normas dos tipos Especificação e Padronização.

UNIPAC - Alto dos Passos3 ROTEIRO

UNIPAC - Alto dos Passos4 Definições Norma – Documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para uso comum e repetitivo, regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto. ( 3.2 ABNT ISO/IEC Guia 2:1998)

UNIPAC - Alto dos Passos5 Definições Especificação: "Tipo de norma que se destina a fixar condições exigíveis para encomenda, fabricação e aceitação e/ou recebimento de matérias-primas, produtos semi-acabados ou acabados" ( 5.2 da NB – 0, já rescindida) Especificação Técnica: “Documento que estabelece requisitos técnicos a serem atendidos por um produto, processo ou serviço”. (3.4 ABNT ISO/IEC Guia 2:1998)

UNIPAC - Alto dos Passos6 Definições Intercambiabilidade Situação que ocorre quando dois ou mais itens possuem características físicas e funcionais equivalentes em desempenho, durabilidade e têm capacidade de serem substituídos um pelo outro sem alterações, no próprio item ou de agregação (montagem com) a outros itens, exceto para ajustes, sem a necessidade de seleção e desempenho. Capacidade de um produto, processo ou serviço ser usado no lugar de outro, para atender aos mesmos requisitos (Guia 2, 2.3). Interoperabilidade: Capacidade de um sistema trocar informações e/ou serviços com outro sistema (Glossário do COMAER, MCA, 10-4).

UNIPAC - Alto dos Passos7 Definições Requisito Prescrição que expressa critérios a serem atendidos (Guia 2:1998, 7.5). Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória (NBR ISO 9000:2000, 3.1.2).

UNIPAC - Alto dos Passos8 Definições Especificação É um documento que, além da forma e do mérito do produto, deve conter exigências próprias de qualidade, tais como: linguagem adequada ao usuário nível de confiabilidade dos dados e valores apresentados, quanto à magnitude e atualização factíveis condições de atendimento compatíveis com a realidade do produto, isto é, o “estado da arte”, ou seja, as exigências apresentadas devem ser factíveis Por este motivo a especificação a nível internacional é mais elástica do que em níveis nacional e de empresa.

UNIPAC - Alto dos Passos9 Definições Especificação É um documento que, além da forma e do mérito do produto, deve conter exigências próprias de qualidade, tais como: linguagem adequada ao usuário nível de confiabilidade dos dados e valores apresentados, quanto à magnitude e atualização factíveis condições de atendimento compatíveis com a realidade do produto, isto é, o “estado da arte”, ou seja, as exigências apresentadas devem ser factíveis Por este motivo a especificação a nível internacional é mais elástica do que em níveis nacional e de empresa.

UNIPAC - Alto dos Passos10 Especificação Exemplo legal de recomendação para o uso de especificações - Lei nº 4150 de 21 Nov (DOU de 11 Jan. 1963) Art 1º - Nos serviços públicos concedidos pelo Governo Federal, assim como nos de natureza estadual e municipal... Será obrigatória a exigência e aplicação dos requisitos mínimos de qualidade...chamados "normas técnicas e elaboradas pela ABNT", e logicamente estes "requisitos mínimos" devem estar contidos em especificações. Este tipo assume uma posição singular na produção porquanto é necessário ao projeto e fabricação.

UNIPAC - Alto dos Passos11 Especificação O Código de Defesa do Consumidor -Lei nº de 11 Set (DOU de 12 Set. 1990) diz em seu Artigo 6º inciso III: "Art 6º) são direitos básicos do consumidor:... III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem".

UNIPAC - Alto dos Passos12 Especificação O Código de Defesa do Consumidor reforça a necessidade de especificação: "Art 31 - A oferta e a apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa, sobre suas características, qualidades, quantidades, composição, preço, garantia, prazo de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores". Estas informações corretas podem estar contidas em normas.

UNIPAC - Alto dos Passos13 Especificação A necessidade da norma na vida cotidiana é citada ainda no Art. 39 inciso VIII que diz de forma clara e direta: "Art 39) - É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços: VIII - colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes, ou se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - CONMETRO";

UNIPAC - Alto dos Passos14 As seis formas de se especificar um produto A especificação com os requisitos de um produto é um componente vital da "ponte" conceptual sobre as lacunas de qualidade Este fato nem sempre é entendido pelos grupos em negociação pelo fato de haver seis formas diferentes de tratar a especificação de um produto. Tem-se, então, três descrições funcionais e três técnicas.

UNIPAC - Alto dos Passos15 As seis formas de se especificar um produto As três primeiras definem: O quê o produto deve fazer (especificação de desempenho, a finalidade); como o produto deve ser (especificação de projeto). Sempre que possível os requisitos devem ser quantificados e bem definidos evitando-se empregar: etc, outros, equivalente Estes requisitos devem ser demonstrados, através de Métodos de Ensaios. como o produto deve ser feito (especificação do processo de produção).

UNIPAC - Alto dos Passos16 As seis formas de se especificar um produto As três a seguir definem como assegurar qualidade às três primeiras. Como o desempenho do produto deve ser verificado (especificação dos ensaios de desempenho) Como a conformação do produto em relação ao seu projeto deve ser inspecionada (especificação de inspeção) Como o processo de produção em relação às especificações do processo de produção devem ser verificados (especificação de ensaio e inspeção do processo)

UNIPAC - Alto dos Passos17 As seis formas de se especificar um produto Características da especificação: Especificações de um produto bem definidas mas não excessivamente “apertadas”: Podem ser conformadas (amoldadas) precisamente ao produto manufaturado. Isto é um tópico de projeto, da fabricação do produto, de ensaio e de inspeção. Isto deve conduzir a expectativa de que, de uma forma similar, as especificações do produto podem conformar-se exatamente às necessidades do cliente. As necessidades do cliente não podem ser definidas com exatidão, por vezes contêm muitos dados imponderáveis, estão mudando continuamente. Em relação aos produtos fabricados em massa, verifica-se que cada consumidor apresenta uma necessidade individual diferente. Finalmente, como se vê a seguir, é afetada por dificuldades relacionadas entre necessidades e preço. Pelo lado do mercado, nesta lacuna da qualidade, o estabelecimento da especificação do produto é sempre um assunto de julgamento e aceitação por parte do cliente.

UNIPAC - Alto dos Passos18 Questões preparadas pelo Prof. Silva Filho 1- Explique o significado dos termos abaixo: - Especificação - Especificação Técnica - Especificação de desempenho - Requisito 2- No tópico “as seis formas de especificação de um produto” o que você entende por “falhas na especificação por grupos em lados opostos”? 3- O que você entende por “especificações não exclusivamente “apertadas”? Como estas podem “ser amoldadas ao produto manufaturado”? 4 – O que você entende por “conformidade aos requisitos”?

UNIPAC - Alto dos Passos19 Apresentação da redação