PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
Advertisements

PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Maria Clara Di Pierro Faculdade de Educação da USP
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Pedagogia da pesquisa-ação
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Educação no contexto do Trabalho
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Tem por objetivo coordenar, superintender e avaliar as atividades de ensino de graduação e de níveis médio e tecnológico da Universidade.
O que você pode fazer para reduzir a evasão
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica Coordenação-Geral de Programas de Valorização do Magistério HÉLDER ETERNO DA SILVEIRA.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
“Universidade e Escola”
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Formação de Professores na UFMS:
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
Universidade Federal de Uberlândia
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO PIBID/PROGRAD/UFG
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Diferentes perspectivas em instituições diferentes
O Programa PIBID na UFRN
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Prática como Componente Curricular
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
O papel do Estagio na Formação de Professores
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO PLANEJAMENTO “O Ensino no IFRR em 2016: perspectivas, possibilidades e construção coletiva” Fevereiro/2016.
Transcrição da apresentação:

III SEMINÁRIO PIBID II ENCONTRO DAS LICENCIATURAS II SEMINÁRIO PRODOCÊNCIA

PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS

PROBLEMÁTICAS NA FORMAÇÃO DE FORMADORES DE PROFESSORES PROJETO 2014-2015 PRODOCÊNCIA UFMS EQUIPE: Profª Ana Cristina Fagundes Schimrmer Profª Icléia Albuquerque de Vargas Prof. João Ricardo Viola dos Santos Profª Micheleni Márcia de Souza Moraes Prof. Onofre Salgado Siqueira

Contexto: Mais de 52 cursos de Licenciaturas; 14 áreas de licenciaturas voltadas para a educação básica; 11 campus; Como pensar a formação de professores formadores considerando a realidade da UFMS?

Problemáticas (Desafios) x Práticas Exitosas (Possibilidades em construção) O panorama atual dos cursos de licenciatura da UFMS, sugere como problemática a ser enfrentada a necessidade de se propiciar espaços de diálogos, reflexão e proposição de ações no âmbito dos coletivos de coordenadores, professores, alunos, egressos e representantes das escolas da educação básica e gestores das políticas de estaduais e municipais de educação em Mato Grosso do Sul.

Metodologia: Encontros Setoriais: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas. I Seminário Prodocência: 28 e 29 de agosto de 2014

Grupos de Trabalho GT 1- Estágio Supervisionado E Parcerias Entre Universidade, Estado E Município GT 2 - Prática de Ensino GT 3 - Relações Entre “Disciplinas Específicas-Disciplinas Pedagógicas” e Interdisciplinaridade GT4 - Novos Conteúdos Curriculares GT 5 - Programas de Apoio (PIBID, PIBIC, PET, LIFE, etc.) GT 6 - Ingresso, Permanência e Evasão dos Licenciandos

Solicitado aos Grupos, após discussões: Considerações: Ações Propositivas:

Pensar na construção de uma identidade para os cursos de licenciaturas na UFMS é pensar na aproximação – construção com a escola pública; É pensar em que tipo de profissionais estamos formando e em que tipo de profissionais somos e o que queremos ser. Este é o nosso caminho ...

obrigado

Resultados Preliminares:Considerações: Discussões sobre as diferentes realidades dos campus e as dificuldades que muitos cursos enfrentam tanto da parte do espaço físico, estrutura e falta de laboratórios, salas de aulas ao número reduzido de pessoal técnico-administrativo e docentes; As políticas públicas decorrem do intenso movimento dialético de lutas históricas e o reconhecimento do Estado; O distanciamento da Universidade com relação à escola e sua diversidade sócio-cultural; Falta de formação dos professores universitários em uma perspectiva interdisciplinar que articule o conteúdo pedagógico com o específico;

Falta de valorização dos programas pela instituição, que não oferece contrapartida necessária. Ex: falta de espaço físico para o desenvolvimento das atividades, falta de materiais permanentes, falta de incentivo financeiro para participação/organização em eventos, dificuldade de acesso a internet, falta de laboratórios de ensino nos cursos de licenciatura, entre outros; Dificuldade de Diálogo entre os cursos de licenciatura com a faculdade de educação ;

Ações Propostas Formação continuada para os professores que atuam nos cursos de licenciatura; Equidade no nível de ofertas e de cobrança com os diferentes projetos da instituição; Relações entre estágio, PIBID, extensão e laboratórios; criar um comitê de estagio da UFMS, por área multicampi; Reelaborar um projeto de colaboração entre ufms/estados/municipios; Preg fazer cadastro de professores de estágio para que as informações sejam estabelecidas de forma mais dinâmica;

Reunir os núcleos e grupos de pesquisa dos diversos campi, criando instrumentos unificadores como um website e uma revista, agregando e divulgando as pesquisas relacionadas; Implementação da moradia estudantil, do RU, de infra estrutura, como bibliotecas, internet, laboratórios de ensino, salas de estudo para grupos de estudos, bolsistas,ampliação do serviço social e psicológico de modo a apoiar o aluno e sua permanência.

A relação da prática com a escola, percebendo a realidade de questões de conhecimentos/aplicações no ensino e aprendizagem; Que se mobilizem, de fato, todos os coordenadores, professores e estudantes das licenciaturas para discussões sobre SUAS AÇÕES, algo que deveria ter ocorrido no momento de reorganização das estruturas curriculares, conteúdos, ementas, disciplinas;

Estabelecer uma relação de proximidade e de diálogo contínuo entre a Graduação, Pós-Graduação e Sociedade em geral sob os pilares do ensino, pesquisa e extensão, constitui-se a problemática fundante que tangencia todas as outars questões nos cursos de licenciaturas pois,

PROBLEMÁTICAS NA FORMAÇÃO DE FORMADORES DE PROFESSORES confirma-se a premência de se constituir um projeto institucional para a formação de professores das licenciaturas da UFMS. Espera-se, dessa forma, que as propostas que estão sendo construídas pelo coletivo dos professores das licenciaturas da UFMS direcionem para a construção do Projeto Institucional de Formação Inicial de Professores da UFMS.