Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
Conceito de Conhecimento: é uma relação que se estabelece a partir da atividade consciente de um sujeito em relação a um objeto, de modo a constituir, naquele, uma representação ou imagem deste.
Conceito: é aquilo que se dá a conhecer pelo sujeito, que se manifesta para a consciência e para a razão conhecedora do sujeito Fatos Fatos Fenômenos Fenômenos Real/realidade Real/realidade
Conceito: é o ser que conhece e age sobre o objeto buscando conhecê-lo. Racional (dotado de razão) Racional (dotado de razão) Cultural, social, histórico Cultural, social, histórico Perceptual (dotado de percepção) Perceptual (dotado de percepção) Linguístico (dotado de linguagem) Linguístico (dotado de linguagem)
Conceito: é a maneira como a qual a razão ou o entendimento do sujeito organiza e armazena na memória as informações captadas do objeto. Mental Mental Formal (abstrata) Formal (abstrata) Aproximativa Aproximativa
Conceito: ramo da Filosofia que se dedica a investigar a questão do conhecimento, sua natureza, validade, extensão e modos de obtenção. É estritamente ligada à Ontologia (Teoria do Ser), a qual se dedica a investigar a natureza ou essência do ser. Questão Central para a Epistemologia: Como é possível (se é que é) se alcançar o conhecimento verdadeiro ?
Concepções de Verdade: Se a imagem/representação do objeto condiz com a natureza do objeto – verdade como aletheia; Se a imagem/representação do objeto condiz com a natureza do objeto – verdade como aletheia; Se o que declaramos sobre o objeto (ou sobre as representações desse objeto) condiz com a natureza do objeto (ou com o conteúdo das representações desse objeto) – verdade como veritas Se o que declaramos sobre o objeto (ou sobre as representações desse objeto) condiz com a natureza do objeto (ou com o conteúdo das representações desse objeto) – verdade como veritas Se o que representamos/declaramos sobre o objeto é de algum modo confiável ou seguro – verdade como emunah Se o que representamos/declaramos sobre o objeto é de algum modo confiável ou seguro – verdade como emunah
Questões Principais sobre o Objeto: Fatos e fenômenos preexistem ao sujeito ou são por ele construídos/constituídos ? Fatos e fenômenos preexistem ao sujeito ou são por ele construídos/constituídos ? Há um real/realidade organizado de tal forma que pode ser conhecido pelo sujeito ? Há um real/realidade organizado de tal forma que pode ser conhecido pelo sujeito ? São as propriedades do objeto que determinam as suas representações ? São as propriedades do objeto que determinam as suas representações ?
Questões Principais sobre o Sujeito: A razão é condição necessária e suficiente para o conhecimento verdadeiro ? A razão é condição necessária e suficiente para o conhecimento verdadeiro ? São as propriedades da razão que determinam as representações dos objetos ? São as propriedades da razão que determinam as representações dos objetos ? Há ou não limites para o que se pode conhecer ? Há ou não limites para o que se pode conhecer ? Sendo o sujeito histórico, cultural e social/ideológico, em que medida o conhecimento é afetado por esses fatores ? Sendo o sujeito histórico, cultural e social/ideológico, em que medida o conhecimento é afetado por esses fatores ?
Questões Principais sobre as Representações: As representações são ou não entidades distintas dos objetos por elas representados ? As representações são ou não entidades distintas dos objetos por elas representados ? Qual a natureza (ontologia) das representações ? Qual a natureza (ontologia) das representações ? Em que medida as representações se constituem em entidades confiáveis em termos de conhecimento Em que medida as representações se constituem em entidades confiáveis em termos de conhecimento
Diz-se que o sujeito conhece quando é afetado de algum modo pelo objeto, ou seja, tem seu comportamento alterado de certa forma pelo objeto. Este, todavia, continua a transcender o sujeito, que passa a se referir a ele por intermédio das representações.
1 - O conhecimento provém do objeto = empirismo Ênfase no papel da experiência, dos sentidos e da percepção Método Indutivo (indução) Conhecimento Sensível Matéria do Conhecimento 2 – O conhecimento provém do sujeito = racionalismo Ênfase no papel da razão Método Dedutivo Conhecimento Intelectual Forma do Conhecimento
Teorético Teorético Empírico Empírico Prático Prático Técnico Técnico Sensação, Percepção, Imaginação, Memória, Raciocínio e Intuição Sensação, Percepção, Imaginação, Memória, Raciocínio e Intuição
Popular, Comum ou do Senso Comum Religioso e Mistíco/Mítico Filosófico Artístico (fruição estética ou inspiração estética) Intuitivo Científico
Os diferentes tipos de conhecimento não se distinguem pela sua maior ou menor adequação à verdade, pois essa se mantém de algum modo inacessível, mas sim pelos seguintes fatores: Tipo de Problema (fato, fenômeno, realidade) que se propõem a conhecer Tipo de Expectativa que se propõem a satisfazer Tipo de Discurso de que se utilizam Tipo de Representação (não mental) que geram