Capítulo III - Enfoques modernos de gestão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

III – ANÁLISE AMBIENTAL
PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
Administração Estratégica
Gerenciamento Pelas Diretrizes
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Sistema de Informação Gerencial
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
DIAGNÓSTICO PARA A CONCORRENCIA E COMPETITIVIDADE
Administração Estratégica
IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
1.
A conquista de Mercados: Planejamento estratégico Orientado para o Mercado Kotler – Capítulo 03.
Análise do Meio Ambiente
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
Planejamento Estratégico AULA 8 Março/2011
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
UM caminho para EXCELÊNCIA
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Estratégias do agronegócio
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
ADMINISRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NA EMPRESA Situação Problema 04
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Administração Estratégica
Planejamento estratégico
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Planejamento da ação empresarial (Parte III) PLT –PROCESSOS ADMINSTRATIVOS CAP 6 – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CAP 7 - PLANEJAMENTO TÁTICO CAP 8 - PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - EAD
Comunicação Organizacional. vídeo Vídeo1 Objetivo Identificar o emprego da Comunicação Social no contexto das organizações.
Planejamento Estratégico
O PLANO DE MARKETING.
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
Planejamento Estratégico
Planejamento e estratégia
 Supply chain é todo o esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor.
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Aula 7 Processos Administrativos
Planejamento OrganizaçãoControle Direção AMBIENTE EXTERNO Entrada Insumos Saídas Resultados Feed - back M. BERENGUER - adm25.ppt.
Capítulo 1 Complemento capítulo 1.
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
PLANEJAMENTO Prof. Alessandro.
A Tecnologia da Informação nas Empresas
Planejamento e Estratégia
Planejamento e Estratégia
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Profª. Ana Carolina Marini PLT 302 Capítulo 1.
Disciplina: Direção Estratégica
PUCC 1 Agenda TECNOLOGIA. PUCC 2 Tecnologia Tecnologia: conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado.
Subsistema comercial Subsistema suporte E Tecnologia Subsistema produção.
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Planejamento estratégico
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
Planejamento estratégico
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Contabilidade Gerencial
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
PLANO DE NEGÓCIOS Plano de Marketing.
Transcrição da apresentação:

Capítulo III - Enfoques modernos de gestão Administração Estratégica 01.Conceito de estratégia: É a seleção dos meios, de qualquer natureza, que se empregam para realizar objetivos. 02.A estratégia no campo empresarial: Estratégia no campo empresarial consiste em escolher alternativas para atingir objetivos em sintonia com as ameaças e oportunidades. 03.Abrangência da estratégia: Objetivos Ameaças Oportunidades Estratégia Ações Estratégia Corporativa Estratégia de um ramo de negócio Estratégia funcional Estratégia operativa Abrange todos os negócios da empresa Abrange um tipo de negócio Abrange as funções de um negócio Abrange as atividades do dia-a-dia.

Capítulo III - Enfoques modernos de gestão Administração Estratégica 04.Planejamento Estratégico: É o processo de planejamento formalizado e de longo prazo, empregado para se definir e atingir os objetivos organizacionais. É o processo de desenvolver a estratégia. Ocorre no nível estratégico ou na cúpula da organização. Norteia todas as atividades de planejamento dos demais níveis hierárquicos. Etapas do Planejamento Estratégico: Análise ambiental; Diagnóstico empresarial; Definição dos objetivos; Escolha das estratégias; Implementação da estratégia adotada; Mensuração e controle. 05.Análise do ambiente: É um estudo que procura identificar as ameaças e oportunidades do ambiente. Ameaças: Tudo aquilo que pode impedir o desenvolvimento da empresa. Oportunidade: Tudo aquilo que pode proporcionar o desenvolvimento da empresa, desde que aproveitado.

Capítulo III - Enfoques modernos de gestão Administração Estratégica Divisão do ambiente: Macro-Ambiente: Governo, ecologia, cultura, etc. Micro-ambiente: Fornecedores, concorrentes (potenciais e substitutos) e compradores. Empresa Fornecedores Compradores Concorrência potencial Concorrência atual Produtos substitutos Micro-ambiente Macro-ambiente Governo Ecologia Cultura 06.Diagnóstico empresarial: Etapa que procura olhar para dentro da empresa para identificar pontos fortes e fracos. O ponto de partida é a identificação dos fatores-chave de sucesso.

Capítulo III - Enfoques modernos de gestão Administração Estratégica 07.Definição de objetivos: De acordo com as análises ambiental e interna, define-se os objetivos. Classificação de objetivos:

Capítulo III - Enfoques modernos de gestão Administração Estratégica 08.Escolha das estratégias: De acordo com os objetivos traçados, pode ser escolhida várias estratégias: Classificação das estratégias: Estratégias genéricas de Porter: Estratégias de adaptação de Miles e Snow:

Capítulo III - Enfoques modernos de gestão Administração Estratégica Mapa estratégico de Paine e Anderson:

Capítulo III - Enfoques modernos de gestão Administração Estratégica Mapa estratégico de Paine e Anderson:

Capítulo III - Enfoques modernos de gestão Administração Estratégica Mapa estratégico de Paine e Anderson:

Capítulo III - Enfoques modernos de gestão Administração Estratégica 09.Implementação da estratégia: Desdobramento das estratégias: Consiste em tornar as estratégias maiores em outras cada vez menores. 10.Controle e acompanhamento da estratégia: Consiste em acompanhar e avaliar a execução das estratégias. Utiliza-se indicadores para esse acompanhamento: Participação de clientes e mercados no faturamento; Participação de produtos e serviços no faturamento; Evolução do faturamento; Grau de realização dos objetivos traçados.