Assistência Farmacêutica no SUS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano “VISA na Atenção Básica”
Advertisements

Ações Estratégicas na Atenção Básica
I FÓRUM MARANHENSE DE EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA
São Paulo – Fevereiro de 2011 Departamento de Ações Programáticas - SBPT.
Pró-Saúde e sua contribuição na formação acadêmica do farmacêutico
RESIDÊNCIA FARMACÊUTICA: VISÃO HUMANISTA
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
Residências em Saúde: a multiprofissionalidade como um caminho
Carlos Alberto Pereira Gomes Gerente de Assistência Farmacêutica
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória agosto/2012.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde POLÍTICA BRASILEIRA PARA INSUMOS DE PREVENÇÃO Brasília, fevereiro de 2007.
Saúde Bucal na esfera pública
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
SEMINÁRIO NACIONAL DO PROFAPS
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Educação Permanente em Saúde :
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
SÉCULO XX.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
LINHA DO CUIDADO DO TRAUMA NA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS DO
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Panorama da Saúde no Brasil
Conselho Editorial do Ministério da Saúde CONED
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
ATS NA ANS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
Laura C. M. Feuerwerker* * Doutora em Saúde Pública.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
Assistência Farmacêutica e o Programa Farmácia Popular
Nome do Apresentador Titulação Cargo que ocupa na Gestão da ABEn.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Currículo Quais são as finalidades do curso?
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA E CONSÓRCIO DE MEDICAMENTOS – ESTRATÉGIA PARA A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO SUS Seminário Internacional.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Assistência Farmacêutica
O FARMACÊUTICO, O MEDICAMENTO E A FARMÁCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO BRASIL.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
Recursos Financeiros SUS – Gastos à Luz da Legislação Vigente Antonio Carlos Rosa de Oliveira Junior Diretor Executivo Fundo Nacional de Saúde/MS São Luiz.
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Programa Saúde da Família
II CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FLORIANÓPOLIS - 17 DE OUTUBRO DE 2007 Prof. Luiz Henrique Costa – ABENFAR DESAFIOS PARA O.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Jardel Corrêa de Oliveira 46º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de SC Fraiburgo - SC.
Transcrição da apresentação:

Assistência Farmacêutica no SUS. Ministério da Saúde Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos – SCTIE Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos - DAF Assistência Farmacêutica no SUS. Silvana Nair Leite DAF/SCTIE/MS Março/2009

Na história dos serviços de saúde o produto (medicamento) chegou primeiro e isolado do contexto da atenção à saude.

NECESSIDADES ILIMITADAS Contexto de Saúde NECESSIDADES ILIMITADAS CUSTOS CRESCENTES RECURSOS FINITOS IMPORTÂNCIA DE OBTER A MÁXIMA EFICIÊNCIA NO USO DOS RECURSOS MATERIAIS, HUMANOS E FINANCEIROS

Assistência Farmacêutica - conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde por meio da promoção do acesso da população aos medicamentos e do seu uso racional.

No Ministério da Saúde, tais ações consistem em promover a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como sua seleção, programação, aquisição, distribuição e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA COMO POLÍTICA Assistência Farmacêutica como política norteadora para a formulação de políticas setoriais, entre as quais destacam-se as política de medicamentos, de ciência e tecnologia, de desenvolvimento industrial e de formação de recursos humanos.

Alguns desafios fundamentais no campo da Assistência à Saúde no âmbito do SUS Inserir a Assistência Farmacêutica no conjunto das ações de saúde promovendo a integralidade; Definir ações de saúde ou linhas de cuidado a grupos específicos e inserir o medicamento como um dos componente desta ação que integrará o todo; Promover acesso a medicamentos eficazes, seguros e com uso racional;

Alguns desafios fundamentais no campo da Assistência à saúde no âmbito do SUS Estabelecer consensos, PCDT (não só para alto custo) como instrumentos racionalizadores de recursos e de proteção aos usuários; vencer a tentação da ampliação de listas de medicamentos sem antes ter resolvido como se dará a assistência à saúde e qual o papel do recurso terapêutico; Qualificar os serviços de assistência farmacêutica, tanto públicos quanto os privados; Custos crescentes;

Programas e Políticas de Medicamentos e Assistência Farmacêutica I - Componente Básico da Assistência Farmacêutica; II - Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica; e III - Componente de Medicamentos de Dispensação Excepcional.

EVOLUÇÃO DOS PRINCIPAIS GASTOS COM MEDICAMENTOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. 10

GASTOS COM MEDICAMENTOS EM RELAÇÃO AO ORÇAMENTO DO MS 11

Dezembro 2007 BRASÍLIA/DF

Percepção da situação da formação Distanciamento entre a realidade social (especialmente da saúde pública) e a academia; Demandas da sociedade e do SUS para o farmacêutico, que não são atendidas plenamente pelo aparelho formador; Diretrizes Curriculares (Res 02/2002) que permitem interpretações muito variadas, resultando na existência de cursos com perfis muito diferentes, com focos de formação diferentes Modificações superficiais na estrutura dos cursos, que não permitem a reorientação do modelo de formação – que resulte em reorientação do modelo de atenção à saúde; Algumas experiências de formação com currículo reformulado com base nas Diretrizes Curriculares de 2002 que indicam considerável avanço na formação do farmacêutico para atuação no sistema saúde; Escassas oportunidades de práticas interdisciplinares e intersetoriais; Manutenção do modelo de formação tecnicista e biologicista.

Imagem-objetivo: a educação para o farmacêutico que o Brasil necessita Farmacêutico como profissional de saúde, preparado para o Sistema Único de Saúde, capaz de intervir social, científica e criticamente sobre os problemas de saúde e sobre o sistema de saúde; Profissional farmacêutico com competência para promover a integralidade da atenção à saúde, de forma ética e interdisciplinar;

Farmacêutico com domínio técnico e político-humanista; com competência para o gerenciamento e o cuidado de saúde; Modelo de educação farmacêutica baseado na integralidade e complexidade social; Educação farmacêutica interdisciplinar, fortemente relacionada aos serviços de saúde e à sociedade.

O farmacêutico Avançar Produto Atenção à Medicamento saúde

Ofício Circular 04/2008/DAF/SCTIE/MS   Informa sobre o Pró-Saúde e os problemas identificados pelo DAF na qualificação dos profissionais envolvidos com a Assistência Farmacêutica em todos os níveis de gestão do SUS e as potencialidades do Programa Pró-Saúde no redirecionamento da formação farmacêutica.    

PORTARIA Nº 362, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2008. Aprova Incentivo Financeiro para apoio as ações de assistência farmacêutica no âmbito do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - PRÓ- SAÚDE.

I - adequação de espaço físico para execução das atividades de Assistência Farmacêutica (reforma de farmácias da rede pública e almoxarifados); II - aquisição de equipamentos e mobiliário destinados ao suporte das ações de Assistência Farmacêutica; e III - contratação de serviços de terceiros (pessoa física e jurídica) para a qualificação dos recursos humanos da Assistência Farmacêutica, para a elaboração de materiais didáticos e manuais técnicos.

34 Propostas de aplicação 32 Municípios Planos de aplicação aprovados pelo DAF Repasse Fundo à Fundo Prestação de contas aprovadas pelos CMSs

Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos III Congresso Brasileiro Sobre Uso Racional de Medicamentos – Fortaleza, Out/2009

13 Cursos de Pós-Graduação em Gestão da Assistência Farmacêutica:

II Fórum Nacional de Educação Farmacêutica Promoção: Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico (ABENFAR), Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia (ENEFAR) e Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR) e Ministério da Saúde – Departamento de Assistência Farmacêutica (MS/SCTIE-DAF). Apoio: Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina (CRFSC), Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina (SINDFAR), Fórum Nacional de Educação das Profissões da Área da Saúde – FNEPAS. Local: Florianópolis, Santa Catarina. Hotel Mercure Data: 15 a 17 de Maio de 2009. Oficina 2: Pró-Saúde

Acesso a medicamentos ou Acesso a serviços de saúde de qualidade que promova a integralidade da assistência?