“Planos não são nada; planejamento é tudo” Dwight Einsenhower PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO “Planos não são nada; planejamento é tudo” Dwight Einsenhower
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Marketing. Mercadologia = Ação no Mercado visando a satisfação total do cliente. Estratégia. Caminho, maneira ou ação formulada e adequada para alcançar os objetivos estabelecidos perante o posicionamento da empresa no seu ambiente.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Origens e Influências: Organizações Militares. Revolução Industrial. Empreendedores.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO “Método gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pelas empresas visando maior grau de interação com o ambiente.” Philip Kotler
PARTES BÁSICAS EM PE Planejamento dos fins. Planejamento dos meios. Planejamento organizacional. Planejamento de recursos. Planejamento de implementação e controle.
DIVISÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TÁTICO OPERACIONAL
DIVISÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Estratégico = Direciona a empresa o melhor caminho a ser seguido dando sustentação mercadológica. Níveis mais altos da organização. Tático = Otimização de determinadas áreas e não da empresa como um todo. Níveis intermediários. Operacional = Formalização das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. Níveis inferiores da organização.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Serve para: Prover uma visão de futuro. Definir uma direção (Foco). Aproveitar as oportunidades. Defender-se contra os riscos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Definição das diretrizes: Negócio. Identidade. Missão. Visão. Valores.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Negócio da empresa: Abordagem das necessidades do cliente. Qual é o maior benefício que seu cliente procura ao se dirigir à sua empresa.
ABORDAGEM DAS NECESSIDADES DO CLIENTE Desafios mais complexos, trabalho criativo, participação nas decisões. AUTO REALIZAÇÃO Ser gostado, reconhecimento, promoções, responsabilidade por resultados. AUTOESTIMA Bom clima, respeito, aceitação, interação com colegas, superiores e clientes. AFETIVO - SOCIAL Amparo legal, orientação precisa, segurança no trabalho, estabilidade, remuneração SEGURANÇA Alimentação, moradia, descanso, lazer etc. FISIOLÓGICAS
QUAL É O MAIOR BENEFÍCIO QUE SEU CLIENTE PROCURA AO SE DIRIGIR À SUA EMPRESA Marketing de Relacionamento. Atrair. Reter. Fortificar relações.
LAÇOS MERCADOLÓGICOS Laços financeiros. Laços sociais. Laços de customização. Laços estruturais.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Identidade: Conjunto de atributos que a torna especial Atributos Essenciais. Atributos Acidentais. Identidade é o que a empresa é não o que ela gostaria de ser.
ATRIBUTOS Atributos Essenciais: Funcionam da empresa para o consumidor. Atributos Acidentais: Funcionam do consumidor para a empresa.