1- Administração de Pessoal

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Transcrição da apresentação:

1- Administração de Pessoal Curso de Gestão de Empresas 1- Administração de Pessoal As organizações são constituídas por pessoas e dependem delas para atingir os seus objectivos e cumprir as suas missões. Para as pessoas as organizações são um meio pelo qual elas podem alcançar vários objectivos pessoais que jamais poderiam ser alcançados de forma isolada. As Organizações surgem para aproveitar a sinergia dos esforços de vários indivíduos que trabalham em conjunto. Recursos Humanos I CC/ESTIG - 2005/2006 ESTIG - 2005/2006

1- Administração de Pessoal A ARH surgiu da complexidade das tarefas organizacionais no inicio do século XX após o forte impacto da Revolução Industrial como uma actividade mediadora entre as organizações e as pessoas, para abrandar ou diminuir o conflito industrial entre os objectivos organizacionais e os objectivos individuais das pessoas, considerados incompatíveis – Relações Industriais. Na década de 19950 passou a denominar-se Administração de Pessoal e tinha como objectivo administrar as pessoas de acordo com a legislação trabalhista vigente e os conflitos que surgissem. Na década de 1960 a legislação tornou-se obsoleta, os desafios das organizações cresceram desproporcionalmente e as pessoas passaram a ser consideradas ao recursos fundamentais para o sucesso organizacional – Administração de Recursos Humanos Recursos Humanos I CC/ESTIG - 2005/2006

1- Administração de Pessoal O conceito de Administração de Recursos Humanos surgiu visualizando as pessoas como recursos produtivos ou meros agentes passivos cujas actividades devem ser planeadas e controladas a partir das necessidades das organizações. Hoje com a globalização da economia e o mundo fortemente competitivo, a tendência que se nota nas organizações bem sucedidas é de não administrar recursos humanos, nem administrar pessoas mas sim administrar com as pessoas. Recursos Humanos I CC/ESTIG - 2005/2006

1- Administração de Pessoal Administração de Pessoas – As pessoas já não são vistas como um recurso que a organização consome e que produzem custos. As pessoas constituem um factor de competitividade da mesma forma que o mercado e a tecnologia. Recursos Humanos I CC/ESTIG - 2005/2006

1- Administração de Pessoal Neste novo conceito, ressaltam três aspectos fundamentais: As pessoas como seres humanos diferentes entre si. As pessoas não são como meros recursos humanos organizacionais. As pessoas como parceiros da organização, capazes de conduzi-la à excelência e ao sucesso. Recursos Humanos I CC/ESTIG - 2005/2006

1- Administração de Pessoal A análise da Administração de Recursos Humanos pode ser efectuada a três níveis: Ao nível do comportamento social (A sociedade como um macro sistema), permite uma visualização da complexa sociedade e da interacção entre as organizações. Ao nível do comportamento organizacional (A organização como um sistema), permite a visualização da organização que interage com o seu ambiente e dentro da qual interagem os seus componentes entre si e com as partes relevantes do ambiente. Ao nível do comportamento individual (O individuo como um micro sistema), permite uma análise de vários conceitos sobre comportamento, motivação, aprendizagem, etc., e uma melhor compreensão da natureza humana. Recursos Humanos I CC/ESTIG - 2005/2006

1- Administração de Pessoal A organização é um sistema de actividades coordenadas de duas ou mais pessoas. A cooperação entre elas é fundamental. A organização existe quando: Há pessoas capazes de comunicarem; As pessoas estão dispostas a contribuir numa acção conjunta; As pessoas pretendem alcançar um objectivo comum. Recursos Humanos I CC/ESTIG - 2005/2006

1- Administração de Pessoal As organizações existem para cumprir objectivos que os indivíduos isoladamente não podem alcançar em face das suas limitações individuais. As organizações são formadas por pessoas para sobreporem as suas limitações individuais. As organizações são complexas e altamente diferenciadas: industrias, empresas comerciais, empresas de serviços, universidades, hospitais, clubes, igrejas organizações militares e governamentais. À medida que as organizações são bem sucedidas, tendem a crescer. O seu crescimento aumenta o numero de pessoas. Para que esses maior numero de pessoas possa ser administrado, há um acréscimo de níveis hierárquicos que provoca um distanciamento entre as pessoas. Quase sempre esse distanciamento conduz a conflitos entre os objectivos pessoais e os objectivos organizacionais. Recursos Humanos I CC/ESTIG - 2005/2006

1- Administração de Pessoal As diferentes eras da organização: Era da Industrialização Clássica Era da Industrialização Neoclássica Era da Informação Recursos Humanos I CC/ESTIG - 2005/2006

1- Administração de Pessoal Recursos Humanos I CC/ESTIG - 2005/2006