MANUTENÇÃO, REINTEGRAÇÃO E INTERDITO PROIBITÓRIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito Processual Civil: Execução Cumprimento de Sentença
Advertisements

PETIÇÃO INICIAL - AÇÕES CÍVEIS E DOS SEUS RITOS RITO SUMÁRIO
PETIÇÃO INICIAL - AÇÕES CÍVEIS E DOS SEUS RITOS DO RITO ESPECIAL
ASPECTOS DAS POSSESSÓRIAS
MANUTENÇÃO, REINTEGRAÇÃO E INTERDITO PROIBITÓRIO
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO CIVIL III AULA 06 TEMA 04 – 2ª PARTE EFEITOS DA POSSE
DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
AÇÕES AFINS AOS INTERDITOS POSSESSÓRIOS E A PROTEÇÃO POSSESSÓRIA
Intervenção de terceiros
AÇÃO DE ANULAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO DE TÍTULO AO PORTADOR E
AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE EM COMODATO
DIREITO CIVIL III EQUIPE GRAZIELA TAVARES S. REIS PAULO BENINCÁ WEB-TUTORA: JOSEFA WIECZOREK COMENTÁRIO PARA AVALIAÇÃO AULA XX –
01/04/2017.
PROCEDIMENTOS ESPECIAIS – livro IV CPC/1973.
Processo, Procedimento e Rito Sumário
Esta ação tem por escopo obter declaração judicial que limite a responsabilidade do fiador até a data da prévia notificação. Pelo entendimento jurisprudencial.
Ação de nunciação de obra nova
Durante a aula... 1.
Tutela Antecipada e Liminar
1) É correto afirmar que a aquisição por usucapião de imóvel urbano, por pessoa que seja proprietária de imóvel rural, se dá: a) após cinco anos, independentemente.
Aula 4 Classificação da posse
09/04/2017.
DICOTOMIA Direito Objetivo (norma agendi)
TUTELA Jurisdicional Direito do consumidor.
Alimentos provisionais 852 a 854 do CPC
Prática Jurídica I Contestação.
1. Marque a alternativa CORRETA:
Professora Lucélia de Sena Alves
Ação de Prestação de Contas
AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER CUMULADA COM COMINATÓRIA
FACULDADE DE DIREITO DIREITO CIVIL III REAIS PROF. ALINE BANDEIRA.
PROCEDIMENTOS ESPECIAIS.  Título ao portador é um escrito consignando a obrigação que alguém contraiu de pagar certa soma, a quem quer que se lhe apresente.
Produção antecipada de provas
Da medida cautelar de atentado – art. 879 à 881 do CPC
DA EXIBIÇÃO DE DOCUMENTO OU COISA arts. 355/363, do CPC
Ação de Nunciação de Obra Nova
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
Produção Antecipada de provas
AÇÕES POSSESSÓRIAS.
Da declaração incidente art. 325 Toda vez que houver dúvida quanto à existência ou inexistência de relação jurídica, abre-se a possibilidade do interessado.
RECONVENÇÃO.
Prof. Peter Panutto Faculdade de Direito – PUC- Campinas.
Arrolamento de bens arts. 855 até 860 do CPC.
PROF: SANDRO GASPAR AMARAL
Da medida cautelar de atentado 879 a 881 do CPC A cautelar de atentado objetiva recompor situação fática, indevidamente alterada por uma das partes, no.
EFEITOS DA POSSE E PROTEÇÃO DA POSSE
PROTEÇÃO POSSESSÓRIA.
EXECUÇÃO PARA ENTREGA DE COISA
Profº Carmênio Barroso
Andrezza Eliab Oliveira Simões
Aula 6 Ações possessórias
CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO
Processo Coletivo AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
CAUÇÃO art. 826 a 838 Conceito: é o nome que se dá genericamente a garantia oferecida como sucedâneo de obrigações decorrentes da lei de negócios jurídicos.
Profº Carmênio Barroso
DIREITO PROCESSUAL CIVIL
REVELIA.
Ações possessórias Ação reivindicatória e ação possessória
AÇÕES POSSESSÓRIAS – PRÁTICA JUDICIAL
PETIÇÃO INICIAL (a partir de cumulação de pedidos)
DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor Luis Arlindo Feriani Filho Faculdade de Direito Procedimentos Especiais.
Direito Processual Civil V Aula – Prof. Luiz Henrique Borges Varella.
Efeitos da Posse II - Ações Possessórias Características, pressupostos e legitimidade nas ações de imissão na posse, nunciação de obra nova e embargos.
PROFESSORA ZÉLIA PRATES AGUIAR
Audiência de Conciliação ou Mediação. 1. Introdução Audiências procedimento comum Audiência preliminar (art. 334) Audiência de saneamento (art. 357, §
PRÁTICA JURÍDICA III CAROLINNE FERNÁNDEZ PRÁTICA JURÍDICA III Família e Sucessões.
Profº. Jonathas Barbosa PL Silva
RECONVENÇÃO. 1. Conceito “Ação do réu contra o autor, proposta no mesmo feito em que está sendo demandado” (João Monteiro) Réu – Reconvinte Autor – Reconvindo.
Transcrição da apresentação:

MANUTENÇÃO, REINTEGRAÇÃO E INTERDITO PROIBITÓRIO São três: a reintegração de posse, adequada em caso de esbulho; a manutenção de posse, em caso de turbação e o interdito proibitório quando houver ameaça.

MANUTENÇÃO, REINTEGRAÇÃO E INTERDITO PROIBITÓRIO Distinção entre ameaça, turbação e esbulho: Ameaça: ainda não há atos concretos de agressão à posse. Turbação: já existem atos concretos de agressão, mas a vítima ainda não foi desapossada.

MANUTENÇÃO, REINTEGRAÇÃO E INTERDITO PROIBITÓRIO Se um potencial invasor, acompanhado de várias pessoas, todas elas munidas de armas, posta-se na vizinhança do imóvel, e, por sua atitude, deixa entrever a intenção de invadir, haverá ameaça. Mas, se tais pessoas derrubarem a cerca, ou postarem-se na frente do portão, dificultando o ingresso, haverá turbação.

MANUTENÇÃO, REINTEGRAÇÃO E INTERDITO PROIBITÓRIO Ocorrerá o esbulho quando a vítima for desapossada do bem. É o que ocorre se o imóvel foi invadido e a vítima expulsa, ou se o agressor se posta na entrada do imóvel e não permite mais que ela ingresse.

MANUTENÇÃO, REINTEGRAÇÃO E INTERDITO PROIBITÓRIO Peculiaridades das ações possessórias: A reintegração de posse será adequada em caso de esbulho; a manutenção, quando houver turbação, e o interdito proibitório, em caso de ameaça. Princípio da fungibilidade das ações possessórias: Consiste quando houver dúvida a respeito de qual o tipo de agressão que a pessoa sofreu. Para que se aplique é necessário que não haja erro grosseiro inescusável.

MANUTENÇÃO, REINTEGRAÇÃO E INTERDITO PROIBITÓRIO Cumulação de demandas: A cumulação autorizada no art. 921 do CPC não é automática, nem implícita: é preciso que o autor formule, expressamente, na petição inicial, os requerimentos de reparação de danos, de multa e de desfazimento de construções e plantações.

MANUTENÇÃO, REINTEGRAÇÃO E INTERDITO PROIBITÓRIO A indenização consistirá em danos emergentes e lucros cessantes que advirem da agressão à posse. As perdas e danos devem ser as que decorrem da ofensa à posse. Pode o autor pedir no caso do interdito proibitório a fixação de uma multa, suficientemente atemorizadora para demover o réu de sua intenção de perpetrar a ofensa.

MANUTENÇÃO, REINTEGRAÇÃO E INTERDITO PROIBITÓRIO Natureza dúplice das ações possessórias: De maneira geral, na contestação, não pode o réu formular pedidos, senão a improcedência, de natureza declaratória negativa. Se o réu pretende formular pedidos diante do autor, deve valer-se da reconvenção. No caso das possessórias, a lei permite ao réu, em certas ações, formular pedidos em face do autor sem reconvir.

MANUTENÇÃO, REINTEGRAÇÃO E INTERDITO PROIBITÓRIO A contestação deixa de ser unicamente peça de defesa, e torna-se sede de pedidos, do réu contra o autor. Quando isso é permitido, diz-se que as ações são dúplices (art. 922).

MANUTENÇÃO, REINTEGRAÇÃO E INTERDITO PROIBITÓRIO Procedimento das ações possessórias: O art. 924 indica dois tipos de procedimento o especial e o ordinário. O que deve ser levado em conta é o tempo que transcorreu desde o momento em que a posse foi agredida.

MANUTENÇÃO, REINTEGRAÇÃO E INTERDITO PROIBITÓRIO A posse adquirida com emprego de violência, clandestinidade ou precariedade é injusta. A vítima poderá, valer-se para reaver a coisa, das ações possessórias. Desde que ela o faça no prazo de um ano e um dia a contar da agressão, ela será de força nova, e seguirá o rito especial. Passado prazo de um ano e dia, a posse do invasor continuará injusta, porém ela será de força velha, e o procedimento será o ordinário.

MANUTENÇÃO, REINTEGRAÇÃO E INTERDITO PROIBITÓRIO Não há grandes diferenças entre o procedimento especial e comum nas ações possessórias. O que distingue é que só no primeiro pode postular a liminar possessória, bastando que demonstre a violação da posse, ocorrida amenos de um ano e dia. A lei prevê a possibilidade do juiz designar uma audiência de justificação, antes de apreciar a liminar.