PIBID UFF ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA COORD.: PROF.ª DRA. SIGRID GAVAZZI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Advertisements

Trabalhando o lúdico: uma outra maneira de ensinar língua portuguesa
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Narrativas em sala de aula: Entre Cordel e Fábula, os bonecos falam...
A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. Raimunda S. M. Oliveira.
Fabiana Aparecida Franco Rodrigues Bolsista da Capes/ Observatório.
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
TIPOLOGIA DAS AULAS AULAS EXPOSITIVAS PELA DOCENTE
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Prof. Esp. Dircélia F. Dias Caccia Prof. Maria Vanderlan Santos Rahal
A Educação Mediada pela Tecnologia
Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior –PIBIC
Ensaio: documentários sobre arte
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Formação de Professores: Estratégias e Problematizações
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
“Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.”
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA
A EXPERIÊNCIA DO GARIMPO TEXTUAL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA:
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
Linguagem, Formação e Aprendizagem
MESTRADO EM EDUCAÇÃO Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Profª Drª Suenny Fonsêca de Oliveira.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Alessandra Grasiele ABORDAGEM COMUNICATIVA. Entre 1970 e 1980 professores e linguistas perceberam a capacidade de alunos em produzir sentenças gramaticalmente.
Intencionalidade Pedagogógica: O papel da Supervisão no PIBID
Relatório de Proposta de Projeto
APRESENTAÇÃO TELE-SALA: CAMETÁ ANO: 2007 DANIELA SANTOS FURTADO
O sujeito e suas singularidade
Portfólios da Prática Pedagógica
VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Técnicas de Negociação e Decisão aula 1- Plano de Ensino
Eliane de Medeiros Ramalho O Audiovisual na Educação: Recepção e Produção Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação.
Perguntas de Modelação
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Replicação Metas Curriculares de Português
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr.
Projeto PRALER: A importância de práticas de leitura e escrita sob uma perspectiva interacionista de linguagem Campus Jaguarão.
1 Mídia-Educação Física como proposta no ambiente escolar UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ / UESC – BA Marcia Morel - Prof. Assistente/DCS/UESC.
3º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID-UERGS
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Educação Brasileira: Sociedade e Pensamento Prof. Ana Paula dos Santos monteiro Mestra em Educação e Cultura Contemporânea UNESA-RJ.
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
CURSO - RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA - COMUNICAÇÃO SEMESTRE 1º
AUTORA: FRANCISCA LUANA RODRIGUES CAETANO
“O RIO DE JANEIRO CONTINUA ÍNDIO” O PAPEL DO EDUCADOR INDÍGENA
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Apresentando o Plano de Ensino: Orientação Estágio Supervisionado I Prof. Camila Taquetti.
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Plano de curso História da Educação Brasileira
Faculdade Piaget - Brasil
SERVIÇO SOCIAL 2009/2. DOCENTE ROSANGELA DE FREITAS BARRETO
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
Ensino de gramática em uma perspectiva reflexiva - uma proposta de análise semântica dos períodos compostos. Área de conhecimento - Ciências Humanas –
Prof. Ms. Luiz Fernando Costa.  O conhecimento do contexto histórico geral e específico da área de atuação profissional se mostra importante para uma.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
Transcrição da apresentação:

CURTA.DOC NA ESCOLA (DESENVOLVENDO A CRITICIDADE À LUZ DAS PELÍCULAS CONTEMPORÂNEAS) PIBID UFF ÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA COORD.: PROF.ª DRA. SIGRID GAVAZZI SUPERVISORA: ADRIANA DO ROSÁRIO LICENCIANDAS: ANA CAROLINA MARQUES KELLY NEGREIROS

OBJETIVOS DESENVOLVER UM OLHAR CRÍTICO NOS ALUNOS FOMENTAR A CAPACIDADE DOS ALUNOS EM COMPOR TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS

RELEVÂNCIA DO CINEMA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA IMAGEM COMO ESTÍMULO QUE IMPLICA RESPOSTA IMEDIATA CAPACIDADE DE IDENTIFICAÇÃO DESENVOLVIMENTO DA “COMPETÊNCIA PARA VER” (BOURDIEU, 1979) PRÁTICA SOCIAL VALOR NA FORMAÇÃO CULTURAL

METODOLOGIA PELÍCULAS: I) DOCUMENTÁRIO PQD (COELHO; 2007)

METODOLOGIA II) EPISÓDIO “FONTE DE RENDA” (CARNEIRO & MORAIS; 2010) DO FILME 5X FAVELA – AGORA POR NÓS MESMOS

METODOLOGIA DEBATE ACERCA DA TEMÁTICA EM QUESTÃO: INTEGRAÇÃO E EXCLUSÃO SOCIAL I) OLHAR DIALÉTICO ENTRE AS ANALOGIAS E DIVERGÊNCIAS NO QUE CONCERNE ÀS PERSPECTIVAS DAS REFERIDAS OBRAS. II) REFLEXÃO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DA PERIFERIA NO CINEMA CONTEMPORÂNEO. III) AULA EXPOSITIVA ACERCA DA ESTRUTURA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.

JUSTIFICATIVA “Quando interagimos através da linguagem (quando nos propomos a jogar o “jogo”), temos sempre objetivos, fins a serem atingidos; há relações que desejamos estabelecer, efeitos que pretendemos causar, comportamentos que queremos ver desencadeados, isto é, pretendemos atuar sobre o(s) outro(s) de determinada maneira, obter dele(s) determinadas reações (verbais ou não verbais). É por isso que se pode afirmar que o uso da linguagem é essencialmente argumentativo: pretendemos orientar os enunciados que produzimos no sentido de determinadas conclusões (com exclusão de outras). Em outras palavras, procuramos dotar nossos enunciados de determinada força argumentativa.” (KOCH, 2003)

BIBLIOGRAFIA CARNEIRO, Manaíra & MORAIS, Wagner. “Fonte de Renda” in: 5x Favela – Agora por nós mesmos. 2010. CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. 8 ed. São Paulo: Ática, 2004. CHARAUDEAU, Patrick. O Discurso das Mídias. São Paulo: Contexto, 2007. COELHO, Guilherme. PQD. Documentário (2007) em DVD. DUARTE, Rosália. Cinema e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. GAVAZZI, Sigrid & GUIMARÃES, Cristiane. O ensino da argumentação nas aulas de língua portuguesa. In: PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lina & SANTOS, Leonor Werneck dos. Estratégias de leitura: texto e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.