Uma visão teórica de um Sistema de Vigilância
Objetivos de Sistemas de Vigilância Avaliar situação Definir prioridades Monitorizar e avaliar ações/programas Identificar problemas Desenvolver pesquisas
Banco de Dados de Reações Adversas Sistema de Vigilância - Composição Sistema de Notificação e Investigação de Eventos/Reações Adversas Hospitais Sentinelas/ Voluntários Fabricante ou Importador Relatórios periódicos Banco de Dados de Reações Adversas Fase IV Médicos Sentinelas Fase III Incorporação de dados pré-registro
+ “Nada Consta” Sinal / Monitoramento Alterações Manuais/Bulas Sistema de Vigilância - Finalidades Retiradas de Mercado “Nada Consta” Banco de Dados de Reações Adversas + Banco de Dados de Alertas Internacionais Sinal / Monitoramento Alterações Manuais/Bulas
Vigilância “Consiste na coleta, análise e interpretação continuada e sistemática de dados de saúde essenciais para o planejamento, a implementação e a avaliação de práticas de saúde pública, integrada à disseminação desta informação àqueles que necessitam conhecê-la, em tempo adequado.” Alexander D. Langmuir
Em termos metodológicos, a Vigilância pode ser considerada um estudo de casos aninhado a um estudo de incidência.
“A boa vigilância não necessariamente garante a tomada de decisões corretas, mas reduz a chance de tomarmos decisões erradas” Alexander D. Langmuir New England Journal of Medicine; 1963; 268: 182-191
Elementos de Vigilância Coleta Análise Interpretação Disseminação sistemática e continuada
Por que planejar vigilância? Atender às demandas dos usuarios Responder às necessidades da saúde pública Obter informações para ações/tomada de decisões
Envolvimento de outros no planejamento Aumenta probabilidade de obter dados necessários e confiáveis de responder às demandas do usuário Facilita comunicação Possibilita o consenso
Quem deve estar envolvido no planejamento? Usuários potenciais do sistema Clínicos Engenheiros de materiais Pessoal de CCIH, Farmácia Hospitalar, Banco de Sangue Administradores hospitalares Grupos profissionais
Principais Limitações de Sistemas de Vigilância Subnotificação Notificação incompleta medo de punições falta de percepção da importância desconhecimento da definição de caso mudança nos procedimentos falta de recursos baixa prioridade Informações não representativas
Principais Pontos Positivos de Sistemas de Vigilância Informação rapida Detecção de grupos de maior incidência Detecção de tendências Disponibilizacao das informações Subsídio para prevenção e controle
Tipos de Vigilância Sistema Passivo Sistema Ativo Sistema Sentinela notificação iniciada pelo profissional de saúde Sistema Ativo notificação iniciada pelo Dept./Instância pertinente Sistema Sentinela
Sistemas Passivos Simples Menos trabalhoso Limitado pela variabilidade de notificantes Pode não ser tão representativo Pode falhar em identificar surtos Indica tendências
Sistemas Ativos Validam representatividade Asseguram notificação mais completa Podem ser usados em investigações específicas Podem ser usados por períodos curtos
Sistema Sentinela Eventos específicos Hospitais onde estes eventos são monitorizados e notificados Notificadores nestes locais sentinela
Critérios para definição de eventos de alta-prioridade Frequência Gravidade Custos diretos e indiretos Prevenibilidade Interesse Áreas emergentes Consenso
Etapas do Planejamento de um Sistema de Vigilância 1. Definir os objetivos do sistema 2. Desenvolver a definição de caso 3. Desenvolver o sistema de coleta de dados 4. Desenvolver instrumentos para coleta de dados 5. Testar/avaliar estes instrumentos 6. Definir a abordagem para análise dos dados e investigação 7. Definir mecanismos de transmissão das informações 8. Definir método de avaliação do sistema
Investigação da notificação Receber notificação Identificar possíveis causas Recomendar ações de controle Acompanhar ações
Identificação de possíveis causas Sub-componentes Produto Erro humano Ambiente Processo Paciente
Gerentes de risco - responsabilidades Receber e avaliar notificações Investigar Identificação de possíveis causas Disseminação local das informações Ações corretivas preventivas Acompanhamento periódico das ações Educação e treinamento Enviar notificações ao Sistema de Vigilância
Desafios Críticos Assegurar utilidade Tecnologia de informática Aspectos éticos e legais Aplicação em novas áreas Educar público e pessoal de políticas de saúde Flexibilidade Bom custo-efetividade