Roteiro Técnico de Inspeção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Título do Projeto Nome do Mestrando(a)
Advertisements

Christiane da Silva Costa
EXEMPLOS DE EVIDÊNCIAS DO PROTOCOLO DE INSPEÇÃO
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Reunião de VISAs Gerência de tecidos, células e órgãos HEMO 2005 Rio de Janeiro - RJ 2005 GETOR.
BRILHE 01.
Padronização / Especificação
PROGRAMAÇÃO PACTUADA INTEGRADA Secretaria de Estado da Saúde
PROJETO CÍCERUS – REFORMA ADMINISTRATIVA Organograma da SES
Situação Atual Lei 7.802/89: todas as atividades com agrotóxicos Decreto 4.074/02 – regulamenta a Lei 7.802/89 Necessidade de: Instrução.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CONASS Avaliação da conjuntura política: a formação técnica de nível médio em Saúde Carmen Emília.
Avaliação Institucional
Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do RN
EXEMPLOS DE EVIDÊNCIAS DOS PROTOCOLOS DE INSPEÇÃO
Centro de Vigilância Sanitária
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
O PAPEL DO GOVERNO MUNICIPAL PARA ASSEGURAR O ATENDIMENTO
I Encontro CVS/Abimed/Abraidi *RDC 59 * POSICIONAMENTOS São Paulo 18/11/05 CVS – Diretoria Técnica -10o.
Vigilância Sanitária e Qualidade em Serviços de Saúde
Gerência de Inspeção e Certificação de Medicamentos e Insumos Farmacêuticos (GIMED/ GGIMP) Liberação paramétrica.
PIM MONITORAMENTO PARTICIPATIVO DE IMPACTOS Luis Stephanou Adaptado a partir de Monitoramento Participativo de Impactos, de Dorsi Germann e Eberhard Gohl.
Como você escolhe o hotel onde vai se hospedar?!!
GT-06 – Contabilidade Aplicada ao Setor Público – CASP Síntese das Atividades de 2010 Coordenadores: Wanderlei Pereira das Neves (SC) Rosangela Dias Marinho.
VISA e ILPIs no Paraná Vigilância Sanitária
Seminário Governança Regulatória: Diagnóstico e Reformas EBAPE/FGV – 14 Dezembro GOVERNANÇA REGULATÓRIA: DESAFIOS NO SISTEMA REGULATÓRIO BRASILEIRO.
Reflexão Modulo 16 Tânia Teixeira Formador: Fernando Almeida
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
A Coordenação de Portais da STIC/UFRJ "Eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar as minhas opiniões, porque não me envergonho de raciocinar.
Reunião da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 17 e 18/05/2007 A U D I T O R I A I N T E R N A.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGENDA DE PRIORIDADES DA ANVISA PARA 2007 Reunião da Câmara Setorial de AlimentosBrasília 07/02/2007.
Serviço de Inspeção Escolar. 20/11/2008
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.
Workshop sobre Certificação de Equipamentos Eletromédicos
Introdução: O CETAS/RO realizou suas primeiras turmas do curso Qualificação em Assistência em Enfermagem para Melhoria da Qualidade no Atendimento ao.
Política de Qualificação da Saúde Suplementar Nova perspectiva no processo de regulação “Avaliar para mudar”
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Seminário Nacional sobre Controle de Infecção em Serviços de Saúde
Regulamentação de Alimentos
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
A B E E T O Associação Brasileira de Empresas de Esterilização a Óxido de Etileno. Seminário Nacional sobre Controle de Infecção em Serviços de Saúde.
LABORATÓRIO DE SAÚDE PÚBLICA E VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
TÍTULO.
PROJETO VISA Projeto de Informação e Comunicação Projeto de Cooperação Técnica “Apoio à Descentralização das Ações e Consolidação do Sistema Estadual de.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA 13 de março de º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA.
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
REQUISITOS DE QUALIDADE NA LICITAÇÃO PÚBLICA
Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Título da Monografia a Ser Apresentada Nome do Candidato Orientador: Prof. Orientador do Trabalho.
TÍTULO COMPLETO DO TRABALHO Inserir nomes dos autores e . Pode ser inserida imagem aqui INTRODUÇÃO Substituir por seu texto Substituir por seu texto.
Projeto Inclusão Produtiva com
GGPAF ANVISA Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados ANVISA
E PADRÕES DE QUALIDADE; APRESENTAÇÃO DOS SISTEMAS
GERENCIAMENTO DE RISCOS E PERIGOS RELACIONADOS A PRODUTOS, SERVIÇOS E MEIO AMBIENTE NAS AÇÕES DE VISA NO ESTADO DO MARANHÃO ARNALDO MUNIZ GARCIA SUPERINTENDENTE.
Gerência Geral de Sangue, outros Tecidos, Células e Órgãos Programa de Avaliação Externa da Qualidade em Serviços de Hemoterapia AEQ-Sorologia Rita de.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Qualidade e Segurança do Paciente nos Hospitais do Paraná
Inspeção de Produtos para Saúde Silvia Lustosa de Castro
VII ENCONTRO NACIONAL DOS GERENTES DE RISCO REDE SENTINELA APRESENTAÇÃO DA OFICINA GRUPO I ÁREA TEMÁTICA GESTÃO CLÍNICA.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Comissão de Constituição e
Mesa Redonda: O Real: a identidade e a representação dos segmentos construindo (ou não) a representatividade José Crus Conselheiro CNAS/CPAS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | Anvisa.
Lilyan Cristina Rocha Michaloski Diretora Técnica – GVS/Botucatu CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SISTEMA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA-SEVISA Aspectos.
A Sociedade Civil como agente de mudanças.. Quem Somos: Missão: Acompanhar e participar da criação e implementações de leis que disponham sobre melhoria.
II Oficina de Planejamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Plano Estadual de VISA OBJETIVOS  Apresentar as diretrizes de atuação da Vigilância.
Transcrição da apresentação:

Roteiro Técnico de Inspeção Izilda Augusto dos Santos CVS/SES-RJ

Conceito:  Apresentar os critérios de avaliação dos estabelecimentos  Promover a harmonização  Apresentar os critérios de avaliação dos estabelecimentos  Viabilizar a auto inspeção

Breve histórico: Portaria SNVS 121/95 – Estabeleceu a “Classificação das Unidades Hemoterápicas”, instituiu o “Roteiro de Inspeção de Unidades Hemoterápicas”e as “Normas Gerais de Garantia de Qualidade para as Unidades Hemoterápicas”. Resolução RDC 343/02 – Normas Técnicas em Hemoterapia. Resolução RDC 153/04 – Revoga a Resolução RDC 343/02.

A atual situação:  Falta de subsídios para estabelecimento do risco  Cada Unidade Federada utiliza roteiro próprio adaptado à norma vigente  Falta de subsídios para estabelecimento do risco Avaliação de risco subjetiva Diferentes conclusões sobre a situação real dos serviços de hemoterapia inspecionados Problemas com a legitimidade do processo – diferentes critérios de avaliação

Proposta: Harmonizar a metodologia de inspeção  Inserir o conceito de risco e estudar uma escala para sua mensuração dentre os diferentes requisitos avaliados Harmonizar a metodologia de inspeção Padronizar procedimentos nas inspeções dos SH

Considerações Finais: A falta de representatividade das diferentes regiões impede maiores avanços nas discussões A necessidade de se romper com a hegemonia da fragmentação das ações de saúde – ANVISA + MS + VISAs

“Eu não me envergonho de corrigir e mudar as minhas opiniões, porque não me envergonho de raciocinar e aprender.” Alexandre Dumas