Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
3º ENCONTRO NACIONAL DE GERENTES DE RISCO SANITÁRIO HOSPITALAR
Advertisements

VIGIPOS e HEMOVIGILÂNCIA:
Projeto Hospitais - Sentinela
Uma visão teórica de um Sistema de Vigilância
MINISTÉRIO DA SAÚDE GERÊNCIA-GERAL SSPS PÓS - COMERCIALIZAÇÃO.
2o. Encontro dos Gerentes de Risco Sanitário do Projeto Hospitais Sentinela. UTVIG / GGSPS - Maio / 2003.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul I Encontro Nacional da Rede de Comunicação para Vigilância e Investigação.
Módulo 6. Fluxo de Informações entre os parceiros do projeto
Hospital Universitário da Universidade de São Paulo Enfª Karina Gomes Lourenço.
Real Sociedade Espanhola de Beneficência (RSEB) Hospital Espanhol
13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA
H O S P I T A L E R A S T O G A E R T N E R
Hospital Universitário Evangélico de Curitiba/ SEB
MÉTODOS DE COLETA DE INFORMAÇÕES
Prevenir erros de medicação
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO REGIONAL
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Avaliação do Risco de Ocorrência de Eventos Adversos Relacionados ao Uso de Bombas de Infusão Contínua de Soluções Parenterais César T. Spadella, José.
VIGILÂNCIA PÓS USO/COMERCIALIZAÇÃO VIGIPÓS
NOTIFICAÇÕES DE REAÇÕES TRANFUSIONAIS
Estratégias ao Atendimento Farmacêutico e Fluxo de Informações
ALERTAS TERAPÊUTICOS em Farmacovigilância Estratégia para Promoção do Uso Racional de Medicamentos Mirtes Peinado/ Adalton G. Ribeiro/ Silvana Espósito.
HOSPITAL REGIONAL ANTONIO DIAS
Farmacovigilância: Como Notificar?
INTRODUÇÃO Estudos demonstram que as incidências de erros em UTI - Neonatal são mais frequentes do que se imagina, a ocorrência de erros é facilitada pela.
COMISSÃO DE SEGURANÇA DO PACIENTE
Epidemiologia de Medicamentos – Farmacovigilância
Resultados Conclusões Através da detecção de RAM’s e problemas relacionados ao uso inadequado de medicamentos, foi possível diminuir o número de hospitalizações.
Monitoramento de Eventos Adversos Graves
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CAJURU
Grupo VIII Maria Elizete de Almeida Araújo - AM
4º Encontro Nacional de Gerentes de Risco Sanitário Hospitalar GGTES/GVISS/ANVISA Apresentador: Dr. Valdir LisboaSantana Apresentador: Dr. Valdir Lisboa.
Recepção do paciente no Centro Cirúrgico
IMPLANTAÇÃO DO P.H.S. NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES
PROJETO HOSPITAIS SENTINELA ANVISA
VIGIPÓS – PARANÁ Jussara de Fátima Serrato dos Santos
RECURSOS MATERIAIS E QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Hemovigilância Perspectivas de Trabalho
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
2º ENCONTRO DE GERENTES DE RISCO Farmacêutica – UFARM/GGSPS /ANVISA
ROTEIRO PARA INSPEÇÃO EM DROGARIAS
O NOTIVISA na rotina de trabalho da vigilância sanitária local.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária GERÊNCIA-GERAL SSPS PÓS - COMERCIALIZAÇÃO MINISTÉRIO DA SAÚDE Murilo Freitas Dias Chefe da.
HOSPITAIS SENTINELA : grupo do Rio Quem somos nós? [ Hospitais Universitários: [ H. Clementino Fraga Filho/UFRJ [ H. Pedro Ernesto/UERJ [ Antonio Pedro/UFF.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Instituto do Coração Gerência de Risco HOSPITALSENTINELA InCor InCorGERÊNCIA DE RISCO DE RISCO SANITÁRIO SANITÁRIO.
As ações de Farmacovigilância nos Hospitais Sentinelas
Projeto Hospitais Sentinela Grupo 3
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 13º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA 13 de março de º ENCONTRO NACIONAL DA REDE SENTINELA.
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde Gerência de Investigação.
Grupo 2 Farmacovigilância
I Encontro de Gerentes de Risco Sanitário Hospitalar GRUPO V Elisabete Rocha de Souza (Coordenadora) Jorge Yuichi Takata Silva José Victor Miranda Pedroso.
Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp
VIGILÂNCIA DOS EVENTOS ADVERSOS PÓS-VACINAÇÃO(VEAPV)
CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Contrato de Gestão 5º Termo Aditivo
COMITÊ TRANSFUSIONAL ROCIVÂNIA LÉLIS ENFERMEIRA HEMOVIGILÂNCIA
Projeto Hospitais Sentinela 6º Encontro Nacional de Gerentes de Risco São Paulo, 15 a 17 de junho de 2005.
HEMOVILÂNCIA NO BRASIL
Grupo IX QUESTÕES GERAIS Responsabilidade da investigação - Profissional técnico de cada área – apoio direto à GR. Sensibilização corpo clínico : Divulgação.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária N ÚCLEO DE GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA -NUVIG-
A NNC tem como objetivo geral detectar inconsistência nos processos, produtos ou práticas com o intuito de elaborar ações a fim de prevenir e/ou reduzir.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Unidade de Farmacovigilância 1 Mesa-redonda: Diferentes Estratégias para Uso Racional de Medicamentos.
Experiências da VISA de Curitiba nas Ações de VIGIPÓS Paulo Costa Santana Farmacêutico.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Papel do Engenheiro Clínico e Rede de Gases
Farmácia Hospitalar– Farmacovigilância
NOTIFICAÇÕES DE EVENTOS ADVERSOS, QUEIXAS TÉCNICAS E INCIDENTES EM 2014 NO HU/UFSC Luizita Henckemaier Isabel M. Canabarro Ivete Ioshiko Masukawa Maria.
Transcrição da apresentação:

Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp Notificação de Queixas Técnicas e Eventos Adversos com Produtos de Saúde no HC da Unesp de Botucatu. Resultados Após 2 anos de Atuação do Projeto Hospitais Sentinela César T. Spadella, Maria J.R. Lima, Eliana A. Lima, Silvana A. Molina, Maria Carolina Miquelin Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp

Notificação de Queixas Técnicas e Eventos Adversos no HC da Unesp de Botucatu Objetivos Análise das notificações de suspeita de irregularidades com produtos de saúde no HC da Unesp de Botucatu, segundo distribuição/áreas, tipo de notificação, qualidade da informação e medidas corretivas/preventivas tomadas pela GR

Notificação de Queixas Técnicas e Eventos Adversos no HC da Unesp de Botucatu Método Fontes de notificações: Comunicação espontânea da comunidade hospitalar (formulário único) Busca ativa nas Unidades Hospitalares (estagiárias do Curso de Enfermagem)

Notificação de Queixas Técnicas e Eventos Adversos no HC da Unesp de Botucatu FONTES DE NOTIFICAÇÕES MÉDICOS, DOCENTES, RESIDENTES, ESTUDANTES, ENFERMEIROS, AUXILIARES DE ENFERMAGEM E CHEFES DE UNIDADES HOSPITALARES BUSCA ATIVA REALIZADA PELO PROJETO Fluxo da notificação ANVISA GERÊNCIA DE RISCO ENFERMEIRAS RESPONSÁVEIS POR ÁREAS TECNO-, FÁRMACO-, HEMO, SANEANTES MEDIDAS CORRETIVAS E/OU PREVENTIVAS ASSESSORIA TÉCNICA AVERIGUAÇÃO PRELIMINAR ENGENHARIA CEMEQ HEMOCENTRO C. FARMÁCIA C. MATERIAIS CCIH SUSPEITA INCONSISTENTE SUSPEITA CONSISTENTE ARQUIVAMENTO

Notificação de Queixas Técnicas e Eventos Adversos no HC da Unesp de Botucatu Resultados Número total de notificações recebidas pela GR por área de Vigilância Sanitária (março/2002 a março/2004)

Distribuição em percentual das notificações recebidas pela GR Notificação de Queixas Técnicas e Eventos Adversos no HC da Unesp de Botucatu Resultados Distribuição em percentual das notificações recebidas pela GR (março/2002 a março/2004

Notificação de Queixas Técnicas e Eventos Adversos no HC da Unesp de Botucatu Resultados Número de notificações recebidas pela GR segundo a fonte de notificação (março/2002 a março/2004)

Notificação de Queixas Técnicas e Eventos Adversos no HC da Unesp de Botucatu Resultados Fatores que interferiram na média mensal de notificações recebidas pela GR: Efeitos da sazonalidade (término do ano letivo, recesso de fim de ano, férias de profissionais) Efeito inibidor da busca ativa sobre as notificações espontâneas Efeito da eficácia das medidas corretivas/preventivas

Notificação de Queixas Técnicas e Eventos Adversos no HC da Unesp de Botucatu Resultados Notificações recebidas na área de Tecnovigilância, segundo o produto de saúde envolvido (março/2002 a março/2004)

Notificação de Queixas Técnicas e Eventos Adversos no HC da Unesp de Botucatu Resultados Produtos mais notificados na área de Tecnovigilância (março/2002 a março/2004) Equipos, extensores, multiplicadores de acesso venoso Luvas de látex para procedimentos Luvas de látex estéreis Torneiras e conexões Cateteres Bolsas coletoras Compressas cirúrgicas Equipamentos (aparelhos de anestesia, ventiladores, endoscópicos)

Notificação de Queixas Técnicas e Eventos Adversos no HC da Unesp de Botucatu Resultados Notificações recebidas na área de Farmacovigilância, segundo o tipo de irregularidade (março/2002 a março/2004)

Notificação de Queixas Técnicas e Eventos Adversos no HC da Unesp de Botucatu Resultados Queixas técnicas mais freqüentes sobre os medicamentos: Problemas com a embalagem / rotulagem dos produtos; Alterações das características dos produtos: cor, odor, presença de partículas, corpos estranhos; Falta de efeito terapêutico.

Notificação de Queixas Técnicas e Eventos Adversos no HC da Unesp de Botucatu Resultados Notificações recebidas na área de Hemovigilância, segundo o tipo de Incidente Transfusional (março/2002 a março/2004) Tipo de Incidente n % Reação febril não hemolítica Reação alérgica leve Reação alérgica moderada Reação alérgica grave Sobrecarga volêmica 15 4 3 2 55,6 14,8 11,1 7,4 Total 27 100

Notificação de Queixas Técnicas e Eventos Adversos no HC da Unesp de Botucatu Resultados Consistência das notificações recebidas pela GR (março/2002 a março/2004)

Notificação de Queixas Técnicas e Eventos Adversos no HC da Unesp de Botucatu Resultados Causas da inconsistência da notificação (18 casos): Erro do operador/profissional: 8 Falha de alimentação da rede (elétrica, gases): 4 Casos isolados não reproduzíveis na avaliação técnica: 3 Falta de relação causal/temporal com a administração do medicamento: 2 Erro de administração/dosagem (medicamentos): 1

Qualidade da informação recebida pela GR Notificação de Queixas Técnicas e Eventos Adversos no HC da Unesp de Botucatu Resultados Qualidade da informação recebida pela GR

Notificação de Queixas Técnicas e Eventos Adversos no HC da Unesp de Botucatu Resultados Causa do comprometimento da qualidade da informação: Preenchimento incompleto do formulário de notificação Irregularidades mais freqüentes: Falta de dados do produto (no do lote, no de registro, data de fabricação/validade) Falta do nome da empresa fabricante Descrição da ocorrência (incompleta, inelegível, incompreensível) Omissão do nome do notificador

Notificação de Queixas Técnicas e Eventos Adversos no HC da Unesp de Botucatu Resultados Medidas corretivas/preventivas tomadas pela GR Notificação ao fabricante Contatos de esclarecimento (verbal, fax, e-mail) com técnicos, gerentes, diretores da empresa Recolhimento de produtos com suspeita de irregularidades Troca de lotes de produtos Análises técnicas de produtos (Tecno-) Divulgação de alertas internos confidenciais Melhora na redação de Editais de Licitação Cancelamento de contratos de fornecimento (reincidentes) Comunicados à VISA local (risco ao usuário) Interdições cautelares (VISAs local/estadual) Notificações à ANVISA

Notificação de Queixas Técnicas e Eventos Adversos no HC da Unesp de Botucatu Conclusão A criação do PHS em Botucatu contribuiu decisivamente para a mudança de comportamento das pessoas para a forma de encarar as irregularidades observadas com produtos de saúde, tendo na denúncia o instrumento necessário para que a Anvisa e as Visas local/estadual pudessem cumprir o seu papel regulador da comercialização e uso destes produtos.