Universidade Corporativa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Advertisements

UNIVERSIDADE CORPORATIVA
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
UNIVERSIDADE CORPORATIVA
UNIVERSIDADE CORPORATIVA Nem Sempre Tudo Deu Certo
UNIVERSIDADE CORPORATIVA Nem Sempre Tudo Deu Certo
UNIVERSIDADE CORPORATIVA: Congresso Brasileiro de Treinamento & Desenvolvimento Acertos, Erros e Visão 2007/2008.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Qualidade Total.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
Curso: CONSULTORIA EMPRESARIAL
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico do PGQP
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
GESTÃO DO CONHECIMENTO
GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS
Gestão do Conhecimento com WINISIS
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
I Seminário Municipal de Empreendedorismo Jovem
Desde 1996.
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
Uma Visão para Empresas de TI
Gestão de Pessoas: Uma abordagem estratégica e sustentável ROMAGNOLLI.
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Curso de Capacitação em EAD
Profissional de GC / Função de GC
Gestão por Competências
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Teorias Modernas de Gestão
RMP Consultoria de Negócios
RMP Consultoria de Negócios
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Educação Corporativa e Gestão de Competências IV – Oficina de Educação Corporativa 29 de novembro de de novembro de 2006 André Fábio de Souza SDP/MDIC.
Formação Profissional IV
Gestão por Competências
Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional Equipe Clotilde Mello Denise Collyer Henrique Rocha Ilvanise Ramalho
MAPA ESTRATÉGICO Escola Politécnica.
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
Dale Carnegie Training®
Planejamento e Responsabilidade Social
Seu Agente de Mudança..
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Nossa motivação People First Liderança de Mercado Crescimento Quality & Risk Mgmt Excelência Operacional Valores Compartilhados 2.
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
GESTÃO DO CONHECIMENTO
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
CURSOS ABERTOS. necessidade sua  Treinamento para a equipe?  Desenvolvimento de líderes?  Atualização profissional?
Universidade Corporativa Procenge
Consultoria Empresarial e Educacional
Educação Corporativa Professora: Zeila Susan Keli Silva – Fevereiro /Março/Abril 2010.
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Intervenção em Gestão de Pessoas
O futuro chegou!.
Como Administrar na Sociedade Moderna
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Transcrição da apresentação:

Universidade Corporativa Caminho para o Autodesenvolvimento Marco Aurélio Ferreira Vianna Presidente do Instituto MVC Tel - 21 518-2321 E-MAIL - mvcmav@uninet.com.br http://www.institutomvc.com.br

Universidade Corporativa Mútuo comprometimento Mandamentos de Ouro Personalização Planejamento e desenvolvimento de cada indivíduo Mútuo comprometimento Jamais cair na limitação do paternalismo unilateral Desenvolver a capacitação empreendedora em seus clientes Responsabilidade social Tecnologia Logística do ensino a distância, propiciado pelo avanço da telemática Homogeneização Conteúdo de homogeneização de conhecimento e inteligência Pluralismo Deve ser um campo aberto a todos os “satélites de negócios” das empresas

Universidade Corporativa Mandamentos de Ouro Unidade de Negócio Uma universidade Corporativa é um centro de resultados Mensuração de Resultados Controle sobre os principais indicadores de resultado da organização Criar a rede interna de conhecimento com ênfase na comunicação permanente das best practices Compartilhamento Investimentos físicos deverão ser criteriosamente analisados em consonância com o porte da empresa e suas necessidades específicas Consciência de Resultados Para atingir a excelência, uma UC jamais poderá se restringir ao modelo “sala de aula-aluno-professor” Heteredoxia

Macro – Funções PESQUISAR ANALISAR ORGANIZAR EDUCAR DISPONIBILIZAR CONHECIMENTO EDUCAR TREINAR DIVULGAR

Universidade Corporativa Objetivos Globais Otimizar o negócio e os resultados econômicos. Atrair, motivar e reter os talentos do grupo, contribuindo para o aumento de sua felicidade pessoal, dentro de um clima organizacional saudável. Capacitar executivos para atuação dentro do conceito de World Class Company. Apoiar os profissionais do grupo na disponibilização do conhecimento para formação de um World Class Company.

Universidade Corporativa Objetivos Globais Integrar as empresas do grupo, maximizando a sinergia das capacitações existentes. Caracterizar como sendo de cada talento, em instância final, a responsabilidade primordial pelo seu desenvolvimento. Criar a mentalidade de que treinamento é trabalho.

Universidade Corporativa Objetivos Globais Conhecer benchmarkings Difundir a idéia de que o capital intelectual será fator de diferenciação no século xxi. Despertar nos talentos humanos a vocação para o aprendizado. Incentivar e estruturar atividades de autodesenvolvimento. Enriquecer os cargos via processos de treinamento e desenvolvimento.

Universidade Corporativa Objetivos Globais Prestar serviços em padrões de custo/qualidade eqüivalentes aos melhores que a média do mercado. Otimizar o momento, duração e o investimento na aprendizagem. Fortalecer a imagem de modernidade da empresa. Favorecer o compartilhamento da visão e valores do grupo. Tornar o grupo orientado para o mercado.

Universidade Corporativa Estratégias - Globais Utilizar como fontes de recursos as receitas provenientes de suas operações (orçamento próprio) Intervir pontualmente para atender às necessidades do cliente. Monitorar através dos indicadores estratégicos de todas as empresa do grupo. Monitorar através dos indicadores de aprendizado e benefícios para a organização.

Universidade Corporativa Estratégias - Globais Utilizar sempre a tecnologia mais avançada, aplicando as melhores técnicas de ensino disponíveis no mundo. Analisar permanentemente as necessidades conjunturais e suas demandas específicas de aprendizado Priorizar as ações de treinamento de acordo com o grau de impacto/necessidade do negócio/empresa.

Universidade Corporativa Estratégias - Globais Estender, dentro de regras definidas, a ação da universidade até seus clientes, fornecedores, comunidade e outros parceiros. Ter nas lideranças parceiros na missão de multiplicar o conhecimento, criando a mentalidade de coaching e mentoring. Maximizar a utilização de parceiros, agregando competências e minimizando a estrutura de custos fixos.

Universidade Corporativa Focos Estratégicos Difundir os valores e a cultura da empresa; Habilitar os líderes a desenvolverem competências críticas; Funcionar como instrumento de reciclagem e atualização; Fazer permear a educação em todos os níveis; Suportar a formação de sucessores da população executiva; Possibilitar a educação e desenvolvimento através da metodologia de estudos de casos; Implementar e reforçar a cultura da Qualidade Total. O foco da Universidade será Gestão e a mesma desenvolverá programas dentro de alguns eixos estratégicos de aprendizagem, procurando principalmente:

Universidade Corporativa Estratégias - Relativas ao Processo Educacional Utilizar exemplos das melhores práticas existentes no grupo, como instrumentos de aprendizagem. Incentivar a realização de atividades coordenadas pelos talentos humanos do grupo. Utilizar métodos andragógicos (educação de adultos). Priorizar atividades focadas na melhoria de resultados estratégicos das empresas.

Universidade Corporativa Estratégias - Relativas ao Processo Educacional Utilizar metodologias de massa crítica (maior número de pessoas em eventos de natureza participativa). Aplicar metodologias vivenciais / experienciais. Aplicar as melhores técnicas de ensino disponíveis no mundo. Equilibrar/balancear tempo investido em educação.

Universidade Corporativa Estratégias - Relativas ao Processo Educacional Fomentar atividades de aprendizado além das fronteiras da universidade. (off university) Utilizar a experiência e os “cases” da empresa nos processos de aprendizagem contínua. Fortalecer a permanente mentalidade de aprendizagem contínua. Utilizar metodologias que otimizem o equilíbrio entre teoria e prática.

Criando um Clima para Aprendizado Ouvir Ser Flexível Estar presente / disponível sempre Ter Humildade Gerar Confiança Ser Empático / Carismático Ter Paciência Trabalhar os fatos Abrir novas Janelas Interessar-se pelo negócio (do outro)

O que se espera do profissional de T&D GERAR RECEITA / BENEFÍCIOS AMPLIAR ESPECTRO DA CLIENTELA MENSURAR O QUE FAZ / VINCULAR AO NEGÓCIO USAR TREINAMENTO COMO FERRAMENTA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PENSAR PRIMEIRO EM RESOLVER PROBLEMAS DEPOIS EM CURSOS / SEMINÁRIOS ETC. SER RESPEITADO PELO CLIENTE (EXTERNO / INTERNO) CONHECER OS NEGÓCIOS (RODÍZIO) SABER DIZER NÃO / ARGUMENTAR EM NUMEROLÊS SER BENCHMARKING NO QUE FAZ

Number of Corporate Universities Critérios para escolher parceiros de uma Universidade Corporativa 10 20 30 40 50 60 70 Prestige Infraestructura Compl.goals Flexibility Responsiveness Track record Proximity Shared vision Number of Corporate Universities

Nove Sintomas de Má Administração do Capital Intelectual Sinais de Advertência Nove Sintomas de Má Administração do Capital Intelectual 1. REPETIÇÃO DE ERROS. 2. RETRABALHO. 3. RELAÇÕES DESGASTADAS COM CLIENTES. 4. BOAS IDÉIAS NÃO SÃO COMPARTILHADAS. 5. SEU DIFERENCIAL É O SÓ PREÇO. 6. DIFICULDADE EM ACOMPANHAR O RITMO DO MERCADO . 7. EXCESSIVA DEPENDÊNCIA DE PESSOAS CHAVES. 8. MOROSIDADE NO LANÇAMENTO DE NOVOS PRODUTOS. 9. DIFICULDADE DE DEFINIR PREÇOS DOS SERVIÇOS. Revista - Fortune